Conheça ‘Eclipse’, eleita a cor do ano de 2022 pela Suvinil

A Suvinil apresenta, em primeira mão, seu estudo anual de tendências em cores. O Suvinil Revela 2022, assinado pelo consultor de cores da marca Michell Lott, convida brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país a fazer uma imersão nos sentimentos que atravessam a todos neste momento singular que vivemos. Expectativa e ansiedade se misturam diante de uma possível reabertura do mundo que se aproxima depois de quase dois anos marcados por uma pandemia.

A partir de uma pesquisa de comportamento e tendências, Suvinil Revela 2022 traz diversos caminhos que interpretam, em estéticas e cores, as diversas formas como as pessoas reagem aos acontecimentos de agora. Depois de olhar para o lar como um santuário de proteção, reclusão e cura, vamos adiante e nos preparamos para encarar a vida como um sonho multicolorido de possibilidades infinitas: o que foi vivenciado durante os quase dois anos de pandemia ampliou o conceito do morar, que continua se ressignificando, mas também ampliou o olhar de todos para o autoconhecimento. Com foco nos sentimentos individuais e coletivos, o estudo da marca de tintas mais presente nos quatros cantos do país elege Eclipse como a cor do ano 2022. Incluindo a cor principal, os três grandes temas Mundo Ideal, Mundo Surreal e Mundo Digital trazem 45 tonalidades que formam a paleta de cores do estudo que representa os sentimentos do próximo ano.

Foto: André Klotz

“Como eu quero me sentir em 2022?” – essa é a pergunta que norteia o estudo batizado de Sensações Cromáticas. Ao olhar para o mundo em que vivemos, percebemos que nos encontramos em um caos tão grande que nossas inspirações não partem mais do mundo real, mas sim de mundos fantasiosos, de projeções emocionais e, também, da imaginação. Em um momento marcado pela esperança e pela expectativa, os sentimentos se tornam protagonistas na hora de desenhar os planos para o futuro próximo. Com infinitas possibilidades de caminhos, a razão abre espaço para emoção e reforça o desejo pela liberdade. Nessa nova era, em que nossas escolhas nos fazem sentir vivos, as cores e suas sensações cromáticas se tornam nossos talismãs, colorindo vidas, histórias e levando a todos a esperança de um futuro melhor.

Desde sempre os humanos olham para o céu em busca de um caminho – seja ele geográfico ou místico. Os astros influenciam nossa existência e os acontecimentos astronômicos e astrológicos nos fazem acreditar que estamos conectados com o movimento estelar. Um dos mais famosos e aguardados eventos que o céu nos oferece é o eclipse: quando ele é anunciado, esperanças são renovadas junto à promessa de uma nova era ou de novas energias.

Foto: reprodução/Vogue

Quando o eclipse lança sobre a Terra sua sombra, esses minutos nos levam a uma conexão silenciosa com o universo em um momento solene. É como se o tempo parasse. Depois que o primeiro raio de luz volta a brilhar, o tempo flui novamente e todos nos sentimos renovados, como se um véu mágico houvesse transpassado nossa existência. Essa é a inspiração da cor para 2022.

Eclipse é um tom de verde fresco como a grama nova, e traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura. Ele é natural e digital ao mesmo tempo: representa a cor das algas, do lodo e das primeiras plantas que habitaram a terra, mas também traz a cor do raio laser. Ele é o verde ácido da nova geração que vai revolucionar a sociedade e repensar os nossos conceitos de bem e mal. Ele é promessa de um novo começo. Ele é um convite. Eclipse é esperança. Esperança de um futuro melhor.

“Nosso estudo de tendências nos guia para um novo momento. Após um período de transformação intensa, estamos prontos para novas possibilidades e queremos nos sentir livres – em nossas casas, em nossas mentes e em nossos dispositivos. É isso que propomos com o estudo Suvinil Revela 2022. A nossa cor do ano, Eclipse, simboliza esse momento em que nos preparamos para viver novas experiências e traz, nesse tom de verde vivo, fresco e ácido, mas ao mesmo tempo aconchegante, a energia que precisamos para entrar numa nova aventura. Esperamos que o próximo ano nos dê uma chance de recomeço, uma chance para todos vivenciarem o Eclipse”, convida Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing, Cor e Conteúdo na Suvinil.

Cores além das paredes

Os temas das paletas Suvinil Revela 2022 trazem tonalidades que inspiram e farão parte da vida dos brasileiros no próximo ano.

“Nossa pesquisa de 2022 apontou diversos comportamentos fora da curva. Viemos de um ano atípico e, com a aproximação da liberação pós-pandemia, o sentimento é de reinauguração do mundo. Há uma euforia no ar e a expectativa é que 2022 seja um grande delírio. Por isso, a maior parte das referências que usamos vem do mundo imaginário”, explica Michell Lott, consultor de cores da Suvinil. “Para o estudo atual, foram levantadas mais de três mil imagens de referência. A ideia é mapear comportamentos, tendências, estéticas e mudanças que representem o espírito do que estamos vivendo. É quase como uma tarefa de detetive para encontrar conexões entre tudo o que foi levantado. E assim como o Millennial Pink representou uma geração inteira de millenials, o verde ácido é a cor da nova geração Z. Ele simboliza desafio, ao mesmo tempo que é natural. Ele nos lembra o lodo, o musgo e as plantas, mas também é digital. Por isso, não podíamos deixar de escolhê-lo como a nossa cor do ano”, completa.

As paletas do ‘Mundo Ideal’

Paleta 4 – foto: André Klotz

Paleta 1: Presença Mineral – Lichia, Rosa Talco, Argila, Cortiça, Tamarindo e Manteiga fresca.
Paleta 2: O Pelo dos Bichos – Juba de Leão, Ovelha, Barbante, Esconderijo Misterioso, Camelo e Berimbau.
Paleta 3: O Ciclo das Plantas – Cheiro verde, Marmelada, Terra Arada, Hena, Ouro do Egito e Caule.
Paleta 4: Romantismo Campestre – Orégano, Caule, Banana com açúcar, Marmelada, Cortiça, Pântano e Borra de café.

Como seria o mundo perfeito para se viver? Suvinil toma como base o nosso desejo de viver uma vida mais equilibrada e de se aproximar da natureza – que além das plantas e dos bichos, também inclui os seres humanos – para dar início aos temas que nomeiam o primeiro dos seus três conjuntos de paletas para 2022, o Mundo Ideal .

Em um universo onírico que não tem nada com a realidade – mas que poderia ter -, é possível encontrar um reino de possibilidades na nossa conexão com animais, plantas e minerais. Em Mundo Ideal, o ser humano se conecta com esse desejo de viver em harmonia com o planeta em uma troca saudável e equilibrada entre todos os seres com os quais compartilha a vida. Nesse mundo, regular o hiperconsumo e o desperdício e nutrir nossa existência se tornam parte fundamental de nossas rotinas.

Mundo Ideal traz uma paleta natural, tranquila e aterradora, sem qualquer sintoma de ansiedade. Na paleta Presença Mineral, tons leves, solares, simples e minerais reforçam nosso instinto sensorial. Em O Pelo do Bichos, nuances dessaturadas, tingidas sutilmente com pitadas de caramelo em variadas intensidades nos trazem o conforto do contato com nossos pets. Já O Ciclo das Plantas percorre cores originadas de pigmentos naturais, uma conexão com a coleção ‘Brasil em Cores’, criada pela Suvinil em parceria com o ateliê Mattricaria em 2021. Por fim, Romantismo Campestre traz matizes inspirados na vida da fazenda e no nosso desejo de abandonar a vida urbana.

As paletas do ‘Mundo Surreal’

Paleta 8 – foto: André Klotz

Paleta 5: Fantasia Retrô – Montanha encantada, Barro vermelho, Orégano, Terra arada, Banana com açúcar, Rosa talco e Azul-etéreo.
Paleta 6: Remix Artístico – Sonho celeste, Suco de uva, Seiva de cajueiro, Brilho da esmeralda, Esconderijo misterioso, Marmelada, Manteiga fresca e Antúrio.
Paleta 7: Sombras Preciosas – Suco de Uva, Eclipse, Sonho Celeste, Marrom-luxo, Volta ao mundo e Esconderijo misterioso.
Paleta 8: Ateliê Psicodélico – Brilho da esmeralda, Segundo sol, Cítrico, Iogurte de morango, Barro vermelho, Pétala laranja, Banana com açúcar e Lavanda.

Um mergulho na imaginação nos leva ao Mundo Surreal, um lugar especial aonde vamos quando a vida parece mais difícil. Um espaço onde tudo pode acontecer. O imaginário humano transforma a criatividade em uma ferramenta do inconsciente que propõe conforto, otimismo e uma grande válvula de escape. Passamos a desejar novas realidades, estéticas fantasiosas e referências vindas de fontes inúmeras, como desfiles de moda, arte, design, beleza e mais, muito mais.

Com as cores no comando das histórias de nossas vidas, inspirando brincadeiras e combinações energéticas, vamos para reinos encantados, artísticos e psicodélicos. Fantasia Retrô traz tons adocicados ou envelhecidos que nos levam para outra época mais confortável, como o azul-claro acinzentado e o rosa mate – versão “empoeirada” do rosa millennial -, enquanto o vermelho-quente injeta paixão neste sonho retrô. Já Remix Artístico mergulha nas correntes artísticas que dosam impacto e conforto, com inspiração na Bauhaus, em Le Corbusier, no modernismo e no surrealismo. Assim surge uma paleta cheia de energia e de contrastes, com tons vibrantes dando energia para a vida A paleta Sombras Preciosas pauta nuances profundas e sombrias para imergirmos em nós mesmos e em nossas emoções mais extremas, do preto esfumaçado ao verde ácido e amarelado.

Por fim, Ateliê Psicodélico se inspira no desejo atual de festejar a vida e se cercar de otimismo e criatividade e traz cores vibrantes e felizes. Aqui, a ordem é experimentar e se divertir com cores cítricas ou adocicadas em composições que funcionam como uma injeção de ânimo.

A paleta do ‘Mundo Digital’

Paleta 9 – foto: André Klotz

Paleta 9: Sonho Etéreo – Rosa talco, Banana com açúcar, Azul-etéreo, Lavanda, Pântano, Entardecer e Meia-luz.
Paleta 10: Utopia Futurista – Seiva de cajueiro, Pétala laranja, Marmelada, Manteiga fresca, Mar mediterrâneo, Espaço sideral e Esconderijo misterioso.
Paleta 11: Delírio Sci-Fi – Entardecer, Centáurea-azul, Cheiro-verde, Oásis, Iogurte de morango, Sombra verde, Eclipse.

Mundo Digital navega na influência que a tecnologia tem na nossa estética e imaginação. A tecnologia se torna a nova magia, na medida que nos aponta para nossas possibilidades de existência. Referências nostálgicas do retrofuturismo se misturam às novas descobertas da ciência e também à nossa nova relação com o digital. Os tons clarinhos substituem o prateado naquilo que chamamos de “versão mais doce e aquecida do futuro”. Em uma junção de conexão e consciência, a inteligência artificial se apresenta menos impessoal, transformando gadgets em vozes e personas. Cores sedutoras passam a moldar a forma como nos relacionamos com o imaterial.

As inúmeras possibilidades do digital nos motivam a tentar o mesmo no mundo real. Sonho Etéreo traz tons pastel suaves, roxo, lavanda e violeta evocando equilíbrio entre tecnologia e misticismo, assim como entre a superconexão digital e o bem-estar mental. Utopia Futurista relembra os laranjas quentes da corrida espacial dos anos 1970, inspirados pela nova corrida espacial que acontece agora, enquanto Delírio Sci-Fi imagina um mundo onde a ciência e a tecnologia se fundem em direção a um futuro permeado por diversos tons de verde, onde a cor do ícone do WhatsApp, por exemplo, que se confunde com a cor do lodo.

“Suvinil Revela 2022 vai além das paredes e reforça como as cores são potentes em nossas vidas. Elas estão presentes nas roupas, na cidade, na decoração da casa, nas redes sociais, nos clipes de música e se comunicam com a gente o tempo todo. Este é um estudo baseado no comportamento atual e nas buscas da nossa sociedade para um 2022 melhor e mais positivo. Traduzir em uma paleta toda essa pesquisa ajuda os consumidores nessa jornada da cor. A paleta com 45 tonalidades entrega, além de uma curadoria de cores, a temática por trás delas. Elas são capazes de inspirar e materializar os desejos das pessoas ao escolherem as cores para suas próximas histórias”, explica Renato Firmiano, diretor de Marketing da Suvinil.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?