Setembro é considerado o mês nacional de prevenção ao suicídio - também conhecido como Setembro Amarelo. A seguir, confira 10 sinais de alerta para auxiliar na prevenção.
Transtornos mentais
Pessoas com depressão, transtorno bipolar, abuso de drogas, esquizofrenia e transtorno de personalidade estão no grupo de risco ao suicídio.
Histórico Pessoal
Tentativa prévia é o principal fator de risco para o suicídio - indivíduos que já tentaram têm de 5 a 6 vezes de serem reincidentes.
Ideação Pessoal
Comentários que demonstram desespero e desamparo podem ser uma manifestação de intenção suicída.
Fatores estressantes crônicos e recentes
Eventos estressantes, como divórcio, migração, perda de emprego ou de ente querido associam-se a pensamentos suicidas.
Organizar detalhes e despedidas
Mensagens de despedida, posts nas redes sociais, doações e ligações incomuns a parentes e amigos levantam bandeira vermelha para o suicídio.
Meios acessíveis
Cuidado com o acesso a armas brancas ou de fogo, locais elevados e medicamentos em grande quantidade, que aumentam as chances de um eventual suicídio.
Impulsividade
O suicídio, por mais que pensado previamente, costuma ser um ato impulsivo, motivado por situações negativas ou abuso de substâncias, o que pede atenção redobrada.
Traumas na infância ou adolescência
Ter sofridos maus tratos, violência ou abuso - físico ou psicológico - na infância e falta de apoio social são um dos maiores riscos de suicídio.
Motivos aparentes ou ocultos
Algumas pessoas enxergam a morte como uma forma "rápida de acabar com a dor" e "encontrar descanso" - comentários desse tipo são um alerta.
Diagnóstico positivo para outras doenças
Doenças crônicas com diagnóstico súbito ou em fase terminal agravam pensamentos suicidas.
A saúde física e mental andam lado a lado para manutenção da qualidade de vida. Por isso, elas precisam ser sempre acompanhadas de perto.
Se você está tendo problemas relacionados à saúde mental ou conhece alguém passando por dificuldades, procure ajuda!
Ligue 188 para o Centro de Valorização à Vida.