Cenário da série Game of Throne e conhecer o cultivo de vinhos imersos no mar são algumas das dicas de passeio
Um país pequeno, porém comprido. Talvez, o grande desafio de ir para a Croácia é que o país possui cidades lindas e ilhas imperdíveis.
Não existem voos diretos do Brasil para o país europeu. Por isso, você vai ter que fazer escala em alguma outra cidade europeia antes.
Bósnia, Montenegro e Eslovênia são países próximos com facilidade de locomoção. Então, dá facilmente para colocar no roteiro.
No inverno (de novembro a março), o clima é frio, portanto, é possível encontrar preços mais baixos e menos multidões, sendo ideal para visitar cidades como Zagreb e os Lagos Plitvice em um cenário invernal. Muitas atrações (muitas mesmo) e hoteis (inclusive 5 estrelas) fecham na época de frio.
O verão na Croácia (junho a setembro) é a alta temporada, com clima quente e ensolarado, temperaturas na costa entre 25°C e 30°C, e o mar Adriático perfeito para atividades aquáticas.
A Croácia tem curiosidades como a raça dálmata ser originária da região da Dalmácia, a invenção da gravata (derivada de kravat), e a cidade de Hum ser considerada a menor cidade do mundo em população. Além disso, o país é famoso por servir de cenário para a série Game of Thrones, abriga um dos museus mais inusitados (o Museu dos Relacionamentos Terminados) e possui uma das praias mais limpas do mundo.

Dicas de passeio
A aventura pela Croácia pode começar em Split, uma cidade que oferece uma combinação de história rica, praias deslumbrantes nas ilhas próximas e uma vida noturna animada. É uma cidade importante na Croácia, com um centro histórico fascinante, e funciona como um ótimo ponto de partida para explorar outras ilhas paradisíacas, embora as praias da própria cidade sejam consideradas menos bonitas.
O Parque Nacional de Plitvice é uma área florestal localizada a 500 metros acima do nível do mar. É delicioso fazer uma caminhada por suas belas trilhas e se deslumbrar com suas paisagens, com seus 16 lagos interligados por 92 cachoeiras que fazem deste um dos lugares mais bonitos do país, além de ser Patrimônio Mundial da UNESCO.
É um parque maravilhoso.
A maioria das atrações históricas de Split – uma das cidades mais famosas da Croácia – fica dentro do Palácio de Diocleciano, um dos monumentos da arquitetura romana mais bem preservados do mundo. Ele foi construído para ser o lar do Imperador Diocleciano quando ele se aposentasse. Atualmente não parece um palácio como a gente imagina. Na realidade, consiste em uma grande área murada com várias ruas, catedral, museu, restaurantes e prédios históricos de pedra.
Boa parte da movimentação de Split passa, necessariamente, pela Riva, a orla mais conhecida como “a alma” da cidade. “Riva” na Croácia refere-se principalmente a dois calçadões famosos nas cidades de Split e Hvar, sendo que a Riva de Split é a orla principal e mais movimentada, apelidada de “a alma da cidade”, enquanto a Riva de Hvar é a orla mais ao sul da ilha, um ponto importante para o turismo.

O Restaurante ZOI também fica em Split, na Croácia, e é um restaurante com recomendação no Guia Michelin. Ele é conhecido por oferecer uma experiência gastronômica que une o visual, o sabor e o clima da Croácia. A quem diga que jamais você verá um pôr do sol como esse.

Ainda em Split, os passeios de barco são uma atividade popular que pode incluir roteiros de um dia pelas ilhas próximas, como Hvar, Vis e Brač, visitando a Caverna Azul e a Lagoa Azul. Outras opções incluem passeios panorâmicos pela costa em barcos temáticos (como navios piratas) ou opções privadas personalizáveis para grupos maiores ou menores. Os passeios costumam incluir paradas para nadar, snorkel e explorar as praias.

Bares, festas e uma atmosfera de muita curtição fizeram com que a ilha croata de Hvar (pronuncia-se “Avár”) chegasse ao mesmo patamar de cidades como Ibiza, na Espanha, e Mikonos, na Grécia – um lugar cheio de atrações e que atrai bastante o público jovem.
Não deixe de conferir os vinhos, o mel e a lavanda (cujo perfume está por todas as partes da ilha). Esses, com certeza, são os produtos locais mais famosos de Hvar.
Você sabia?
O país é reconhecido por suas variedades de azeitona nativas, como a Plominka, e por produtores que recebem prêmios internacionais pela qualidade de seus azeites.
A pequena e romântica cidade de Trogir
Há algumas opções para ir de Split para Trogir. Uma seria através de barco, que talvez fosse o meio mais bonito, mas é o mais caro também. As outras formas seriam via terrestre: de carro e de ônibus.
Trogir é uma pequenina cidade medieval da Croácia e é um dos lugares mais antigos do país. Os primeiros indícios datam de 2.000 a.C e, após essa data, essa ilhota conectada ao continente por uma ponte, já passou por muitos dominadores e por lutas de território até que, em 1997, ela foi declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. É uma histórica rodeada por muralhas, com ruas estreitas de pedra e palácios antigos.

Dubrovnik é conhecida por sua Cidade Antiga, cercada por enormes muros de pedra erguidos no século 16. O turista não pode deixar de percorrer as famosas muralhas medievais da cidade. Mais do que um simples passeio, essa caminhada é uma verdadeira viagem no tempo! Na fortaleza de Lovrijenac, foram gravadas algumas cenas da série “Game of Thrones”. Tem tours guiados para mostrar as cenas.
Vinhos armazenados embaixo d’água
Península de Pelješac: possui Fazenda de Ostras e cultivo de vinhos. A vinícola local Edivo Vina armazena garrafas e ânforas de vinho tinto (especialmente da linha “Navis Mysterium”) no Mar Adriático, a uma profundidade de 18 a 25 metros, por um período que pode chegar a vários meses ou até anos. Este processo não é um cultivo no sentido agrícola, mas sim uma técnica de envelhecimento que aproveita as condições subaquáticas – temperatura constante, escuridão e pressão – que supostamente conferem características únicas ao vinho.

Os turistas podem, inclusive, participar da experiência de mergulhar com a equipe da vinícola para recuperar suas garrafas do fundo do mar.
Este roteiro foi montado pela Agaxtur Shopping Granja Vianna
Rodovia Raposo Tavares, km 23
@agaxtur.granjaviana
(11) 4612-4287
(11) 94568-8170



