Por Najla Mahmoud Kamel
A Psicologia é a ciência do comportamento, analisando nossa maneira de agir, de sentir e de pensar.
O seu desenvolvimento se inicia no século XIX com o aparecimento do capitalismo, estabelecendo uma nova concepção de mundo e de homem. O mundo que agora se vislumbra é o “mundo da máquina” direcionado para a produção em massa. Em contrapartida, espera-se do homem um novo papel: o de consumidor.
Desta forma, a Psicologia reaparece, tendo como objetivo entender o funcionamento e os mecanismos que interferem no consumo, em compreender o psiquismo desse consumidor, fazendo surgir uma nova área de estudo: a Psicologia do Consumidor.
A Psicologia do Consumidor, diante de um mercado tão competitivo, torna-se importante para a tomada de decisões das empresas em relação, por exemplo, ao lançamento de novos produtos ou serviços; à inclusão de extensões de linhas; ao uso de novas tecnologias. Portanto, ela prioriza o conhecimento de estratégias “certas” para as pessoas “certas”.
O comportamento do consumidor abrange diversas situações: como ele seleciona; compra; usa; como obtém produtos, serviços e ideias; experiências; tipos de influências na decisão de compra; o papel que ele desempenha no contexto de consumo; como funciona a sua memória e muitos outros aspectos.
Um instrumento importante, utilizado para que essas informações sejam coletadas e analisadas, é a Pesquisa de Mercado e de Opinião. Se bem aplicada, ela nos permite conhecer o consumidor de um determinado produto ou serviço possibilitando segmentá-lo e transformá-lo em público alvo da empresa.