E agora? Advogados orientam sobre o que fazer diante de questões burocráticas na pandemia

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A COVID-19 impactou quase todas as atividades do Mundo. No início do ano tínhamos uma expectativa de crescimento, para o Brasil, da ordem de 1,5% a 3,0%. Entretanto, veio a pandemia e teremos sorte se nosso PIB for de apenas 4% negativo, Os mais pessimistas já falam em mais de 5% negativo, o que será um completo desastre para o Brasil.

Dentre vários setores, o de turismo é, sem dúvida, um dos mais prejudicados. Segundo o IBGE, o setor representa mais de 3% do PIB e sua dinâmica é composta por diversas atividades que serão diferentemente impactadas nessa crise.

Em nossas análises, deveremos demorar até um ano e meio para recuperar o setor, considerando a hipótese de estabilização da pandemia nos próximos 3 a 4 meses, conforme demonstra o gráfico a seguir.

Nesse período, as perdas em comparação ao PIB do setor em 2019 serão maiores que R$116,0 bilhões ao considerarmos o período de 2020-2021, o que representa perda mais de 21,0% no total do período.

Medidas urgentes precisam ser adotadas especificamente para o setor se recuperar, aliviando a pressão operacional e salvando empregos. Por exemplo:

  • Auxílios públicos serão essenciais para manter o setor, com disponibilização de crédito, principalmente para o setor aéreo.
  • Renegociação dos contratos de concessão (aeroportos, centros de eventos e pacotes com agências) para dar tempo para a recuperação dos negócios.
  • Recursos e esforços para a promoção do turismo doméstico. O crescimento econômico do setor está fortemente focado à promoção de pacotes via agências. A pandemia traz a necessidade de revisão dos planos que estavam em andamento e revisão com os consumidores.
  • Crédito ao consumidor com condições atrativas. No período de retomada, as finanças familiares e das empresas do setor estarão péssimas. Será necessário crédito especial às operadoras e aos consumidores de forma viabilizar a estada de lazer no Brasil.

Isso só pra começar….

Giancarlo Pereira, Prof. Dr.

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