Tecnologia. Um bem necessário

Abuso do uso de celular

Como usar as ferramentas disponíveis sem transformá-las em vilãs da saúde

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hoopsuite, em parceria com a We Are Social, as pessoas no Brasil passam, em média, nove horas e vinte e nove minutos por dia conectadas à internet. Um índice que, ao ser delineado em dias, aponta que o brasileiro passa 145 dias inteiros, por ano, navegando virtualmente.

Se, por um lado, a tecnologia automatizou e deu mais agilidade para as nossas vidas, muitas pessoas se tornaram escravas dela e isso tem gerado um nível de ansiedade maior em decorrência do cérebro, muitas vezes, não ter pausas e não conseguir suportar o número de informações processadas e não processadas, não conseguindo reter a informação, explica o psicólogo do Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar, Michael Zanchet.

Estou viciada (o). O que fazer?

Buscar terapias relacionadas ao Mindfulness (atenção plena), por exemplo, ensina a desenvolver a capacidade de viver com foco no presente, em cada atividade que estamos fazendo: estou comendo, então vou vislumbrar a experiência, ver as cores do alimento, a textura, o olfato, perceber o movimento do alimento indo à boca, mastigar, sentir o gosto e perceber o prazer.

Para humanos

Pontos negativos do uso exagerado da tecnologia

– relações humanas cada vez mais distantes

– dores nas mãos e no pescoço

Quem vive digitando pode ter dores nos punhos, nas mãos e nos dedos. Isso acontece porque fazer sempre os mesmos movimentos pode gerar uma inflamação nas articulações. Lesões por esforço repetitivo são a principal causa de afastamento médico. E diversos desses problemas são ocasionados pelo uso de dispositivos tecnológicos, como o celular.
– aparecimento de falsa miopia, um tipo de contração demasiada da musculatura dos olhos, que acontece quando a vista é forçada por muito tempo com imagens próximas e acaba ficando embaçada para longe.

– um dos obstáculos para uma boa noite de sono é a luz azul emitida pelas telas de dispositivos eletrônicos. Isso porque ela estimula o cérebro, o deixando mais ativo no momento em que deveria estar relaxado. A luz também inibe a produção de melatonina, hormônio regulador do sono. A conclusão é de um estudo realizado pela Universidade de Haifa, em Israel, que acrescenta que a luz azul danifica os ciclos do sono.

Olho da matéria (destaque)

O brasileiro passa 145 dias inteiros, por ano, navegando na internet

Como controlar o uso de tecnologia pelas crianças?

Apesar dos malefícios do excesso de tecnologia para as crianças, tenha em mente que as inovações tecnológicas surgiram para melhorar nossa vida e não devem ser encaradas como vilãs. Entretanto, como todo excesso é prejudicial, é fundamental que os familiares fiquem atentos para controlar o tempo de uso dos eletrônicos, que deve ser de, no máximo, duas horas. Além disso, é importante incentivar outras atividades, como passeios e brincadeiras ao ar livre. Não se esqueça que também é válido esclarecer sobre os perigos da internet e do uso abusivo do mundo digital. Assim, fica mais fácil ter um controle sobre o excesso de tecnologia.

Destaque
2 horas (no máximo)
É o tempo que as crianças devem passar frente às telas

Você sabia?
Ao manter a cabeça flexionada para baixo, na direção do queixo, você sobrecarrega a coluna cervical. Só para ter ideia, quando o pescoço fica inclinado para baixo, o peso da cabeça passa de cerca de 5 kg para 27 kg, de acordo com a revista científica Surgical Technology International.

No trabalho!

É certo que a tecnologia impulsiona novos negócios e se tornou referência em produtividade, operação e gestão de negócios em todo o mundo!

As profissões, direta ou indiretamente, são pura tecnologia.

Ou seja, ela é a responsável pela renovação, pelo progresso e pelas novas oportunidades!

Veja abaixo a lista de profissões em alta até 2022 no setor da tecnologia:

  • Analista de dados
  • Cientista de dados
  • Desenvolvedor de softwares
  • Desenvolvedor de aplicativos
  • Especialista em e-commerce
  • Especialista em redes sociais
  • Especialistas em inteligência artificial
  • Especialistas em machine learning
  • Especialistas em big data
  • Especialistas em automação de processos
  • Analistas de segurança da informação
  • Designers de experiência do usuário e interação homem-máquina
  • Engenheiros robóticos
  • Especialistas em Blockchain

Bem-estar digital
– Tenha aplicativos que ensinam e estimulam a prática de exercícios físicos; com o respaldo de profissionais de saúde, são uma excelente alternativa para quem quer se exercitar como e onde quiser, sem precisar pagar nada por isso.

-Se surgir a dificuldade de dormir, evite navegar por redes sociais ou ver vídeos. No lugar, programe sons relaxantes. Barulhos de chuva, sons da natureza ou da cidade e músicas de meditação.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?