Diz aí …
Qual família que se preze não adora se sentar em uma mesa linda, decorada e
com aquele toque especial?
Das mais simples às mais sofisticadas, essa é uma forma de mostrar para a matriarca da casa o quanto ela é especialmente maravilhosa e é a base de tudo.
Aqui pela Granja, fomos conversar com a Gabriela Arteiro Gargiulo, estudante de 17 anos, que tem verdadeira paixão por mesa posta e, a respeito da tradição da família, transforma por meio da sua criatividade (e das louças herdadas da avó) qualquer almoço em um gostoso e especial evento.

Dicas para a hora de arrumar uma mesa:

1. Em primeiro lugar, deve vir a toalha, o jogo americano ou o sousplat. Caso utilize jogo americano ou sousplat, lembre-se que irá precisar de um para cada convidado e que o item deve ser posicionado de frente a cadeira. Se for usar toalha de mesa, verifique o comprimento para que as pessoas não tropecem na toalha;
2. Em seguida é hora de organizar os pratos de acordo com o menu. Os pratos menores ficam sobre os maiores. Por exemplo, primeiro o prato de salada, depois o prato principal. O prato de sobremesa é colocado após a refeição principal. Se a refeição contar com petiscos antes do jantar, adicione um prato menor no canto superior esquerdo com uma faca de pão apoiada sobre ele;
3. Organize agora os talheres. A regra é dispor na mesa de acordo com o que será servido primeiro no menu. Portanto, os garfos devem ficar ao lado esquerdo e seguir a ordem do menor para o maior e de fora para dentro. Por exemplo, o menor e mais externo deve ser o de salada, partindo para o de peixe – se for o caso – e o garfo principal, que fica na parte mais interior, encostado junto ao prato. Do lado direito vem as facas e a colher de sopa. Dessa forma, você terá de fora para dentro: a colher de sopa – se for o caso, a faca de entrada e a faca principal. A colher de sobremesa fica posicionada acima do prato;
4. O guardanapo fica localizado no canto esquerdo, ao lado dos garfos.
5. Na sequência, organize as taças. Elas devem ficar no canto superior direito, começando da ponta da última faca ou colher. A primeira é a de vinho tinto, depois vem a de vinho branco e por último a de água;
Dicas da Gabriela Arteiro

Na hora de montar uma mesa, sempre penso primeiro na ocasião em que vou montá-la. Isso porque depende do tipo de louça que deve ser usada. Depois disso, às vezes costumo pesquisar algumas ideias que combinem com o evento e procuro o que tenho em casa que pode ficar legal com a proposta de mesa que desejo montar. Na maioria das vezes já tenho algumas boas ideias em mente, inspirada em outras decorações que eu já tenha feito.

Como eu disse, a escolha da louça vai depender da ocasião que você está planejando. Além disso, penso também no horário em que o evento ocorrerá, e se ele será mais descontraído ou mais formal. Depois de pensar em todos esses quesitos consigo optar por qual louça usar, e quais acessórios decorativos devem estar na mesa.

Acredito que a principal dica para começar a criar o hábito de montar mesas bonitas e decoradas é buscar por inspirações. Um site que eu uso e amo é o Pinterest,que tem dicas e ideias de mesas incríveis para motivar. Além disso, no site também podemos encontrar ideias muito diferentes para ajudar na hora de escolher as louças. Depois de pesquisar bastante, acho legal investir em louças e acessórios atemporais, que podem ser usados em diferentes ocasiões. Aos poucos você vai pegando o jeito de como montar mesas bem bonitas e criativas.

Para mim, as principais lojas que gosto de olhar e comprar louças são: Tânia Bulhões, Stock Casa (on-line) e Põe na Mesa (on-line e Instagram). Além disso, esses sites oferecem ideias de mesas maravilhosas para diversas ocasiões. Vale lembrar que no Mercado Livre podem também ser encontradas peças e acessórios para sua mesa.

Olho da matéria
“procuro o que tenho em casa que pode ficar legal com a proposta de mesa que desejo montar” Gabriela Arteiro

Para cafés da manhã e cafés da tarde use pratos e talheres de sobremesa, xícaras de chá, café, copo de suco e guardanapos. A disposição das louças e talheres é a mesma: pratos no centro, garfos à esquerda, facas (sempre com o corte virado para dentro) e colheres à direita, guardanapo no canto esquerdo, xícaras e pires com colheres de chá e café no canto superior direito e o copo de suco ao lado.
No café da manhã ou café da tarde as mesas geralmente são arrumadas com os alimentos sobre ela. Lembre-se então de garantir a apresentação visual das bandejas e travessas que estarão na mesa.
Atenção
Flores complementam a decoração da mesa posta; só não deixe o arranjo muito alto para não atrapalhar a conversa entre os convidados.

 

 

 

  • Tavares Mesa & Requinte
  • Paola Tavares Mesa & Requinte
  • @sousplateguarnapos 
  • Tel: 11 94776-0176 |
  • whatsapp: 94035-1460 maio 2021.

 

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  •  Comercial : 11 99972-9795

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Baixe nosso App

appstore  revista tudo

appstore  revista tudo

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros, de acordo com a LGPD (lei 13.709, de 2018)

 powered1

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Powered by Upwebsites
Como podemos ajudar?