Da noite pro dia, professores e alunos tiveram que se adaptar a uma nova forma de ensinar e aprender. O olho no olho, o toque, o sorriso que valida um feito assertivo, o abraço, a conversa boa sentados no tapete da sala de aula, a correria do parque, o barulho dos corredores, o cheiro da lancheira, da cantina, o barulho do apito na quadra no futebol do intervalo; tudo isso que é tão comum, tão presente no dia a dia na escola, foi substituído por encontros virtuais, vídeo aulas, plataformas digitais, comunicações via e-mail e aplicativos.

E a mudança entrou em casa e invadiu a vida das famílias que também, da noite pro dia, passaram a ter que orientar esses estudos, ajudar os filhos a se organizarem nesses novos formatos, que provavelmente estão descobrindo juntos.

Pois é, a sociedade que tem tentado remar contra a maré digital, incentivando seus filhos a ficarem menos tempo diante das telas dos computadores, tablets e celulares, em redes sociais, jogos on-line, assiste perplexa e ainda sem entender, um movimento contrário que impõe a urgência vital de uma mudança de hábitos.

O novo formato da escola, nesse momento de crise mundial, exige uma compreensão da parte do estudante. Há trabalhos a serem entregues, há o retorno dos professores, há os encontros virtuais. Isso tudo pede também um exercício de autonomia nunca antes visto, em que é necessário ter uma postura de aluno, dentro de sua própria casa. Procure estabelecer uma rotina em casa para que o home office da família seja preservado e o homeschooling das crianças tenha sucesso. Não precisamos ser radicais e fazer duros decretos domésticos, mas não podemos nos esquecer: “Não estamos de férias!”

E quanto à escola?
Como ela faz falta. Apesar das coisas estarem de uma forma ou de outra sendo continuadas, as tarefas, os conteúdos, e de certo modo, até as aprendizagens, nada se compara com o estar dentro daquele “prédio”, sendo parte de um grupo, de um lugar.

Outro valioso tesouro desse tempo, tem sido a convivência em família, todos juntos sem ir a lugar algum, fazendo suas refeições, se ajudando na organização e limpeza da casa, contemplando fins de tarde e amanheceres.

Ouvi alguém dizer assim esses dias: “Não vamos voltar ao normal, pois o normal não era bom, temos que voltar melhores”.

Dias melhores virão, aprendizagens melhores acontecerão; estamos nos redescobrindo, nos reinventando, nos revisitando.

Vai ficar tudo bem! Vamos ficar bem!

Adriana Rodrigues Xavier
Pedagoda e Psicopedagoga
(11) 99893-2003
adriana.xavier@egv.com.br

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  •  Comercial : 11 99972-9795

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Baixe nosso App

appstore  revista tudo

appstore  revista tudo

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0