Em meu mais recente livro “Empreendedores de Sucesso, vencendo desafios através do business coaching”, lançado em agosto deste ano pela Editora Nelpa, levei comigo histórias reais de pequenos empresários que foram destaque, dentre centenas de empresas que treinei nos últimos sete anos, que compartilharam os seus desafios e como os superaram, utilizando simples estratégias e ferramentas de gestão, conjuntamente com a mudança do comportamento e dos seus modelos mentais.

Aprender com as experiências dos outros, na minha opinião, é uma das formas mais ricas de aprendizagem e sensibilização para a transformação, e neste artigo contarei os principais elementos que fizeram a diferença na jornada destes empreendedores.

O primeiro passo para a mudança é conhecer e avançar no estágio da auto avaliação com relação ao conhecimento, passando do estágio nº 1 “Não sei que não sei” para o nº 2 “Sei que não sei”. Em outras palavras, é enxergar que sempre há algo novo a aprender e apagar aquele “Eu já sei” que é o maior inibidor do desenvolvimento. Uma das grandes descobertas obtidas por esses empreendedores foi a de que o maior inimigo do seu negócio é você mesmo.

A segunda descoberta foi identificar quais são as crenças que paralisam ou limitam o empresário na tomada de decisões e consequentes ações nos seus negócios. É necessária uma avaliação cuidadosa, para tratar as crenças para que elas sejam fortalecidas e impulsionadoras de atitudes que contribuam para a alta performance.

Empresas com mais de 20 anos e bem sucedidas reavaliaram sua visão, missão e valores, para acompanharem a evolução e o processo de sucessão, assim como as que não tinham, e puderam construir e reconstruí-los, pois entenderam a importância desses três elementos para o alinhamento do propósito e atitudes com os colaboradores e o mercado.

A gestão do tempo foi um dos principais elementos que desafiava a produtividade dos empresários, que compreenderam que para ter uma vida próspera e qualidade de vida, era preciso desenvolver a habilidade de transformar o conhecimento, inteligência e dedicação em dinheiro, definindo objetivos e metas e focar o tempo na execução das atividades que levarão até eles, definir tarefas prioritárias, planejá-las e delegá-las.

Ter o domínio do dinheiro foi prioritário para obter uma visão ampla da saúde financeira da empresa, onde a organização foi feita primeiramente em uma planilha de demonstrativo de resultados, em que foi possível conhecer o montante de entradas, além dos custos variáveis e fixos que permitiram calcular o ponto de equilíbrio, que é o principal instrumento de navegação de qualquer negócio, pois uma empresa sem lucratividade não tem razão de existir.

A gestão de pessoas é sem dúvida um dos maiores desafios dos empreendedores. Uma boa liderança se faz com a habilidade de influenciar as pessoas para trabalhar com entusiasmo, para o alcance dos objetivos estabelecidos e a promoção do engajamento, motivação, felicidade, produtividade e a retenção dos colaboradores.

A comunicação pode ser uma aliada ou inimiga de uma gestão. Os ruídos surgem geralmente a partir dos próprios líderes, que não tem uma liderança forte, com regras estabelecidas e ao mesmo tempo tendo um olhar mais humano para as pessoas, enxergando primeiramente o indivíduo para entender o profissional. Empresas que realizam feedbacks constantes entre líderes e liderados fazem a diferença no resultado final.

E por fim, a organização da empresa, através dos sistemas, processos, novas tecnologias e indicadores nas áreas operacionais, produção, vendas e marketing são fundamentais para atuar de forma profissional e lucrativa, para se ter uma empresa preparada para crescer, alavancar e prosperar.

Patrícia Atui é Palestrante, Business Coach com formação internacional pela Action Coach, Coach Executivo e Ontológico, Economista pela Univ. Mackenzie/SP, pós graduada em finanças pelo IPEP/SP e coautora do livro Empreendedor Total – Ed.Literare Books International – 2016 e Empreendedores de Sucesso – Edit. Nelpa – 2018

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