A Ecovias Raposo Castello irá construir uma ciclofaixa nas marginais da SP-270 entre os quilômetros 10,94 e 32,41, ligando São Paulo a Cotia. Esta obra está incluída no projeto de concessão “Nova Raposo” e faz parte de um plano maior de infraestrutura cicloviária que prevê um investimento total de R$ 25 milhões para a criação de ciclovias e ciclofaixas na região.
Detalhes da obra
- Localização: Marginais da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre São Paulo e Cotia.
- Extensão: O trecho a ser implantado será de 21,47 km.
- Objetivo: Criar uma via segura para o uso de bicicletas.
- Obrigações da concessionária: As concessionárias responsáveis pelo lote Nova Raposo e Rota Sorocabana deverão realizar estudos de viabilidade para a implantação de mais quilômetros de vias para bicicletas ao longo da concessão.
- Segurança: Especialistas apontam que a segurança na ciclofaixa será garantida por uma estrutura adequada e separação com árvores e outros elementos de segurança.
- Orçamento: O Governo do Estado de São Paulo prevê um investimento de mais de R$ 25 milhões para a construção de ciclovias e ciclofaixas na região, como parte do projeto das concessões.
No Lote Rota Sorocabana também está prevista a ciclofaixa e ciclovia.
Ao todo, o governo de Tarcísio de Freitas prevê a criação de 21,47 km de ciclofaixas e de 14,1 km de ciclovias no projeto das duas concessões, além de melhorias em 10,85 km de ciclovias já existentes, totalizando 46,42 quilômetros.
Perigos:
No último sábado, por volta das 7h da manhã, um médico e um enfermeiro foram atropelados na altura do km 11 da rodovia Raposo Tavares, sentido interior, em São Paulo. De acordo com informações da Ecovias, concessionária responsável pelo trecho, os profissionais estavam sinalizando um acidente quando um carro de passeio perdeu o controle, bateu na mureta de concreto e os atingiu.
Citamos essa ocorrência para que possamos refletir sobre a chegada de ciclovias e ciclofaixas em uma região pobre em mobilidade e que é marcada por imprudências.
É importante dizer que a Raposo aparece no ranking de rodovias mais perigosas do Estado. Infosiga registrou mais de 30 mortes no trânsito em Cotia, a maioria de motociclistas. Um aumento de 20% em relação a 2024.
As ciclovias, que são separadas dos pedestres e veículos, e as ciclofaixas, que ocupam parte das vias usadas pelos carros, são essenciais para garantir a segurança dos ciclistas. De acordo com o Decreto nº 63.881/2018, que regulamenta o Plano Cicloviário do Estado de São Paulo, a implementação dessas estruturas em rodovias estaduais pavimentadas visa reduzir os riscos para os usuários.



