Prevenção contra o câncer de mama: 4 passos para realizar o autoexame em casa

O mês de outubro é conhecido pela campanha associada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Celebrado desde os anos 90, o principal objetivo dessa ação é propagar informações sobre a doença e promover a conscientização e o acesso ao diagnóstico, contribuindo para a diminuição da mortalidade.

A importância da campanha reflete nos números. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 66.280 novos casos de câncer de mama podem ser registrados até 2022. O valor representa 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. A conta traz uma pulga atrás da orelha, uma vez em 2018 mais de 17.500 mulheres foram a óbito por causa da doença.  

Hábitos saudáveis podem ajudar na prevenção da doença, entretanto, o diagnóstico precoce é essencial. “A auto prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce pode ser feita não só durante o banho, mas também durante uma simples hidratação corporal, pois além de deixar a pele macia, hidratada e firme, também possibilita intensificar alterações quando os dedos escorregam melhor na pele e ajuda a identificar pequenos caroços. A detecção precoce auxilia no sucesso do tratamento, evitando problemas mais sérios e salvando vidas”, aponta a esteticista e dermaticista Patrícia Elias.

Confira abaixo 4 passos para realizar o autoexame:

  1. De pé em frente ao espelho faça uma análise detalhada dos bicos dos seios, superfície e o contorno das mamas.
  2. Ainda em frente ao espelho, levante os braços e observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.
  3. Deitada, com a mão direita, apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves e apertando levemente com a ponta dos dedos. Repita o procedimento no outro seio.
  4. Após o banho, com a pele ainda molhada, levante o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila com a ajuda de um hidratante. Faça o mesmo na mama esquerda.

A dermaticista reforça a necessidade de procurar um médico especialista para obter o diagnóstico completo por meio de exames específicos.

Fonte: Estética Patrícia Elias

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?