Ítalo Ferreira (27) domina as ondas da Praia de Tsurigasaki e conquista a primeira medalha de ouro da história do surfe, modalidade estreante dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atual campeão mundial, o potiguar dominou a final contra o japonês Kanoa Igarashi, vencendo por 15.14 a 6.6.
Enfrentando mar revolto, a prancha de Ítalo quebrou ao meio na primeira tentativa de manobra do atleta, mas isso pareceu incentivá-lo: a 29 minutos do fim da bateria, Ítalo encontrou uma onda contínua e alcançou nota 7, virando o jogo contra Igarashi – que nunca mais assumiu a liderança. A vitória veio com 15,14, como se o mar não passasse de uma aula de natação.
“Eu vim com uma frase para o Japão: ‘Diz amém que o ouro vem’. E ele veio! Eu treinei muito nos últimos meses e realizei o meu sonho. Agradeço a Deus em primeiro lugar, de poder fazer o que eu amo, de poder ajudar as pessoas, de poder ajudar a minha família. Eu consegui o que eu quis, graças a Deus”, disse à TV Globo, muito emocionado após conquistar a vitória.
O bronze ficou com o australiano Owen Wright, que venceu Medina por 11.97 a 11.77 na disputa pelo pódio.