A competição de ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Tóquio ainda não começou, mas as atletas alemães já marcaram história. Em acontecimento inédito, elas se apresentaram no treino de pódio de hoje (22) usando calças que cobrem totalmente suas pernas como forma de proposta contra os collants tradicionais, que deixam grande parte de seus corpos expostos.
O uso de trajes de corpo inteiro, conhecidos em inglês como full-body suit, não é proibido na ginástica. Seu uso é previsto no regulamento da Federação Internacional de Ginástica (FIG) – o objetivo era incluir atletas que não podem usar collants cavados na virilha, geralmente por motivos de cunho religioso. Mas a intenção das alemãs hoje não eram quebrar as regras; era fazer um posicionamento político.
“Temos a ideia de que cada ginasta deve estar confortável com as roupas que usa, e por isso criamos essa vestimenta. É muito importante que cada mulher use aquilo que ela quiser”, explicou a ginasta Pauline Schäfer ao UOL Esporte.
Ao sair do treino de pódio hoje, as alemãs afirmaram que não irão repetir o uniforma na competição, que começa neste domingo (25). Segundo Schäfer, elas preparam uma grande surpresa, mas não podem falar nada sobre. Ela diz ainda que suas malas têm tanto uniformes compridos quanto cavados.