Depois de um primeiro set turbulento, a seleção brasileira feminina de vôlei bateu as atletas do Comitê Olímpico Russo (ROC) nas quartas de final dos Jogos de Tóquio-2020. De virada, o Brasil fez 3 sets a 1 e avança para as semifinais. A partir do segundo set, as brasileiras melhoraram na partida, encaixando bloqueio e ataques trabalhados.
A seleção feminina superou as russas por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/21, 25/19 e 25/22. Com a vitória, a equipe se classifica à semifinal das Olímpiadas, e enfrenta a Coreia do Sul.
A partida começou com destaque das russas, que abriram com 4 a 0. O Brasil chegou a reagir, mas continuou atrás no placar. No final do primeiro set, o time ficou com um ponto de desvantagem, mas perdeu com o set point: 25 a 23.
O segundo set foi mais equilibrado desde o início e contou com vantagem inicial das brasileiras, mas as russas logo melhoraram e viraram o jogo. Por fim, o Brasil reagiu e tomou as rédeas do jogo: com mais organização e destaque para Rosamaria e Macris, elas venceram por 25 a 21.
Melhor, o time de José Roberto se destacou no terceiro set, com destaque para o bloqueio. Concentrada, a equipe fechou com 25 a 19 o duelo. No quarto e último set, as brasileiras começaram superiores, mas sofreram virada. No final, o time se recuperou e ganhou por 25 a 22 do Comitê Russo.
Na semifinal, as brasileiras jogam contra a Coreia do Sul na madrugada de sexta-feira, às 1h (horário de Brasília). Na outra chave, Estados Unidos e Sérvia duelam pela vaga na final.