Receitas especiais para a ceia de Natal

Fotos: Arquivo pessoal

Ah, as festas de final de ano… Data de celebração, de união e de preparar pratos que farão parte da memória afetiva de toda a família. Para compor a sua mesa de final de ano, além das tradicionais receitas, a Tudo convidou a chef de cozinha e influencer digital Gabriela Serrano para compartilhar composições deliciosas com massas, frutos do mar e cortes de carne especiais. 

Fettuccine com Camarões Rosa ao Molho Alfredo

Ingredientes (04 porções)

250g de Fettuccine
300g de camarões rosa limpos do Empório Ryu
400ml de creme de leite fresco
60g de parmesão ralado
1 limão tahiti
2 dentes de alho
Raspas de um limão siciliano
40g de manteiga
20ml de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta do reino preta a gosto

Modo de Preparo

Preparar uma marinada rápida para os camarões: em uma cumbuca colocar as raspas e o suco do limão tahiti, os dentes de alho picado, sal e pimenta do reino preta moída a gosto. Deixar marinando por 15 minutos. Aquecer uma panela com a manteiga e o azeite. Adicionar os camarões e deixar dourar por aproximadamente 1 minuto de cada lado. Reservar. Na mesma frigideira, adicionar o creme de leite.

Salmão ao Forno com Batatas

Ingredientes

2 postas de salmão grandes do Empório Ryu
2 cebolas
2 dentes de alho
100 ml de vinho branco
Sumo de meio limão
Mistura de 5 pimentas
Colorau (pimentão doce)
Sal a gosto
Manjericão em folha secas
Azeite a gosto
4 batatas médias

Modo de preparo

Num tabuleiro de ir ao forno, disponha as cebolas cortadas em rodelas, os dentes de alho picados e regue com azeite a gosto. Coloque as postas de salmão e tempere com sal a gosto, a mistura de 5 pimentas, o sumo de meio limão, o vinho, o manjericão, os espargos e o colorau. Acrescente uma noz de margarina em cada posta e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por 25 minutos, até assar. (Vá regando o salmão com o molho para não ficar seco). Lave bem as batatas e leve a cozer com a casca e temperadas com sal a gosto. Depois de cozida, passe por água fria e retire a casca. Num tabuleiro, disponha as batatas já descascadas, polvilhe com colorau, junte os alhos picados, a folha de louro e a salsa picada e regue com o azeite. Envolva bem e leve ao forno por 20 minutos, até as batatas dourarem.

Risoto de Bacalhau com Alho poró

Ingredientes

1 talo de alho-poró grande em rodelas finas
1 cebola grande picada
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 kg de bacalhau dessalgado em lascas do Empório Ryu
Sal e pimenta-do-reino
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (sem lavar)
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco (100 ml)
1,5 a 2 litros de caldo de peixe fervente
3 colheres (sopa) de salsa picadinha

Modo de preparo

Refogue o alho-poró e metade da cebola em 3 colheres (sopa) de azeite em fogo médio até murcharem. Junte o bacalhau e frite por 1 minuto. Fora do fogo, ajuste o sal e tempere com pimenta a gosto. Reserve. Em outra panela, refogue a outra metade da cebola no azeite restante até murchar. Acrescente o arroz e frite por 1 minuto. Regue com o vinho e deixe evaporar. Adicione 1 concha do caldo fervente e cozinhe, mexendo sempre, até o líquido secar. Despeje mais 1 concha de caldo e repita o procedimento. Depois de ter acrescentado metade do caldo, junte o refogado de bacalhau. Continue o cozimento, incorporando o caldo restante e mexendo bem a cada adição, até o arroz ficar cremoso e “al dente” (cozido, porém firme e úmido). Salpique a salsinha e sirva imediatamente.

Steak de Quadril com batatas assadas

Ingredientes

1 steak de quadril de aproximadamente 3 dedos de espessura da Steak Store
Chimichurri
Alho
Batatas pequenas
Bacon em tiras
Azeite e sal a gosto

Modo de preparo

Tempere as batatas com azeite, sal e enrole-as com tiras de bacon. Cubra elas com papel alumínio e leve para a churrasqueira deixando assar indiretamente por 45 minutos a 1 hora. (Espete para ver se já estão macias) Tempere o bife com azeite, chimichurri e alho e deixe marinando por 30 minutos. Pode temperar também com sal de bacon ou apenas sal grosso e pimenta do reino. Grelhe por 2 minutos de cada lado do steak depois deixe assando indiretamente por aproximadamente mais 5 minutos para um bife ao ponto! Para deixar bem passado, assar indiretamente por mais 10 minutos. Sirva com batatas e uma cerveja bem geladinha.

Prime Rib Suíno com cebolas caramelizadas

Ingredientes

100g de manteiga em temperatura ambiente
Tomilho fresco
1 dente de alho amassado
2 Prime ribs da Steak Store
Sal
Pimenta do reino
2 xícaras de cebola baby cortadas ao meio
1 colher de sopa de açúcar mascavo

Modo de preparo

Em uma tigela, dispor a manteiga e adicionar as folhinhas de tomilho fresco e o alho. Misturar bem e reservar. Temperar o Prime Rib com sal e pimenta-do-reino. Passar a manteiga sobre a carne e repetir o processo com o outro corte. Aquecer uma frigideira e selar a carne dos dois lado. Reservar. Na mesma panela adicionar a cebola. Dourar bem e juntar o açúcar para ajudar a caramelizar. Dispor a carne sobre a cebola e levar ao forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos ou até que a carne atinja o ponto da sua preferência.

Sobre a Chef

Gabriela Serrano tem 32 anos, é Influencer ( @gaaserrano) e Chef de Cozinha formada em Gastronomia pela Unip,  desde 2012. Atualmente, está à frente da sua marca, a Chocohype, que é focada em Confeitaria Artesanal.

Créditos: Empório Ryu – The Square Open Mall
Steak Store – The Square Open Mall

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?