Natal além de uma árvore: como decorar sua casa para as festas de fim de ano

Ele chegou. O Natal. Época de presentear, comer, unir e decorar.
O tempo passa e as pessoas vão usando a criatividade para deixar uma decoração natalina cada vez mais acessível e independente da tradicional árvore de natal que, apesar de competir com tantos outros acessórios, não sai de moda.

Velas: simbolismo e decoração

A jornalista Fau Barbosa aposta no charme das velas na decoração de Natal.

Para ela, aromáticas ou não, são objetos versáteis e funcionam bem em áreas internas e externas, já que a intensidade da luz interfere na sensação do ambiente, deixando o seu lar mais convidativo e fazendo seus convidados sentirem esse aconchego.

“Com baixo custo e diversos tamanhos, as velas são verdadeiros coringas na decoração, podendo ser usadas em diferentes tipos de suporte, como castiçais, candelabros, lanternas de vidros, gaiolas, copos de diferentes tamanhos, em pequenos vasos de vidro ou até em aparadores de copos de madeira, vidro, cortiça, etc”, explica.

As velas oferecem pequenos pontos de luz aos ambientes, proporcionando uma atmosfera de paz e tranquilidade, e dando um ar elegante aos ambientes. No Ano Novo, elas são usadas como símbolos de paz, fé, renovação e abertura de novos caminhos.

Fau Barbosa com velas confeccionadas por ela mesma, de forma artesanal

Que tal se inspirar e montar uma linda decoração?

Dicas da Fau

  • Se você quer dar um toque especial na sua Ceia de Natal, as velas podem compor a decoração no centro da mesa ou ficar ao lado de um arranjo de flores ou frutas. Ficam lindas ao lado de objetos rústicos, como um pote de vidro com rolhas.
Uma simples toalha de mesa pode oferecer a atmosfera natalina para aquele cantinho especial. Tem uma infinidade de modelos a disposição
  • Nos banheiros ou lavabos, elas dão um toque leve à decoração, podendo ser colocadas em pequenas gaiolas em cima da pia, no chão, na janela ou em uma bancada ao lado de um arranjo de flores.
  • Nas varandas ou terraços, usadas em lanternas de vidro, as velas dão aquele charme quando colocadas no chão ou sobre as mesas ou aparadores.
  • Nos jardins, elas também são uma excelente opção, pois valorizam o ambiente de plantas e flores, deixando-o mais aconchegante. Isso vale também para as velas flutuantes, utilizadas em piscinas e ofurôs.
Na mesa… vermelho ou dourado? Ou as duas? Fazer uma mesa linda nesta importante época do ano é simplesmente uma delícia.  Há quem opte pelo dourado, há quem goste do tradicional vermelho e dá sim para usar as duas opções, desde que os objetos tenham uma disposição equilibrada. 

Use a imaginação e a criatividade, e crie ambientes mágicos dentro da sua casa, fazendo a diferença nas festas de final de ano.

Falando em dourado, os enfeites dessa cor imprimem elegância e sofisticação.
A cor está associada a emoções e sentimentos elevados, especialmente os de cunho espiritual, como sabedoria, compreensão e iluminação. A cor ainda transmite felicidade, alegria, além, é claro, de remeter à luz, algo que tem tudo a ver com o natal.

Recado mais que importante

Sempre mantenha a vela acesa à vista (nunca queimando sozinha e sem supervisão). Lembre-se que as velas acesas devem ser colocadas em um local seguro, longe de produtos inflamáveis, como tecidos, cortinas, papéis, etc., e longe do alcance de crianças e animais domésticos. E detalhe: jamais esqueça velas acesas quando sair de casa ou for dormir.

A combinação entre uma taça e algumas bolas pode formar um enfeite charmoso

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?