Que a moda é uma forma de expressão que reflete a nossa personalidade, o nosso estilo e gosto pessoal, isso já sabemos. Mas, será que a moda também pode ser influenciada pelo relacionamento entre pai e filho?
A cara do pai, a roupa do filho. Os filhos são os primeiros a descobrir quais são as tendências de moda mais recentes, e isso tem um impacto direto na forma como os seus pais se vestem. Tempos atrás, eram os pais que definiam o estilo de seus filhos, mas agora, é cada vez mais comum ver um pai procurando inspiração no guarda-roupas do seu filho. Essa dinâmica criou um ambiente mais inclusivo e colaborativo na forma como nos vestimos.
Pelos poderes do tiktok!
Mas, uma das principais razões pela qual o estilo dos filhos moldam o guarda-roupas dos pais, sem sombra de dúvidas, é a influência da comunicação digital através das redes sociais. Com o crescimento das plataformas de mídia social, ficou muito fácil acompanhar as últimas tendências e descobrir novas formas de se vestir. Os filhos são os primeiros a adotar essas novas tendências. E os pais, para não ficarem para trás, passaram a acompanhar o ritmo. As redes sociais também permitem que pais e filhos compartilhem seu estilo com o mundo criando uma comunidade online de pessoas que se inspiram mutuamente.
Quem já não viu aqueles vídeos de pai e filho vestidos da mesma forma, fazendo a mesma dancinha?
Seu pai virou seu brother
Além das tendências e das redes sociais, a amizade entre pais e filhos tem papel fundamental na forma como o estilo dos filhos molda o guarda-roupas dos seus pais. A troca de ideias e influências fortalece esse relacionamento, criando uma conexão única que vai muito além da moda. O respeito mútuo é a base para essa conexão, permitindo que pais e filhos se inspirem e expressem sua individualidade através da moda.
Mas quem influencia quem?
A influência não é apenas de mão única. Os filhos também se espelham nos seus pais na hora de se vestir. O estilo, a elegância e a confiança dos seus pais, faz com que eles queiram imitá-los e homenageá-los.
Isto sem falar na busca constante da aprovação, do reconhecimento e da identificação com seus pais, usando as roupas que eles gostam ou que usariam.
A moda pode ser uma forma de fortalecer o vínculo, criando uma identidade comum e uma comunicação não verbal. Esta interação de comportamento permite que você imprima um jeito clássico de se vestir usando o paletó que seu pai usa, calce um par de tênis descolado e navegue na contemporaneidade da moda.
O importante é que o ato de vestir seja uma fonte de prazer, de criatividade e de autoestima, tanto para os pais quanto para os filhos. E que a moda não se torne uma imposição, uma cobrança ou uma competição, pois a moda é uma arte, e a arte é livre.
Celso Finkler