A figurinista Marilyn Fitoussi retorna mais uma vez e revela que foram usadas 25.000 peças ao longo dos dez episódios da quarta temporada de Emily em Paris. É possível constatar um upgrade nos looks, agora mais bem pensados e menos alegóricos. Existe uma maturidade nas composições, especialmente no estilo de Emily, a protagonista. Mas não se preocupe: os looks continuam polarizantes.
Cada look é uma viagem quase que antropológica pelo universo da moda. Um mais deslumbrante que o outro, ora envoltos em uma atmosfera romântica, ora emoldurando performances cômicas e sagazes que a série imprime durante os capítulos que apresenta.
Cena a cena, Emily nos presenteia com o melhor que a moda parisiense tem a oferecer. Combinando o clássico com o moderno, o arrojado com o demodê, o contemporâneo com o inusual, o elenco desfila diante de nossos olhos um mundo onde adoraríamos estar inseridos. Quem não gostaria de sair atrasada para o trabalho vestindo um sobretudo na cor marrom com uma gola deslumbrante? Ou então estar em um baile de máscaras trajando a mais linda fantasia de colombina que os seus sonhos jamais ousaram revelar?
De vestidos extremamente bem cortados a ternos despojados repletos de decotes provocantes, o figurino de cada personagem se sobrepõe à beleza da cidade luz, servindo quase como um escudo ou armadura à interpretação sagaz e engraçada que se desenrola.
A personagem de Lily Collins é conhecida por seu visual exagerado, repleto de colorblocking e mix de estampas. Como na temporada anterior, os anos 60 são uma clara referência, com estampas geométricas, conjuntinhos e silhuetas típicas da década. As cores vibrantes aparecem em versões monocromáticas, com uma paleta primária que destaca o azul bic, o vermelho e o amarelo, este, destaque frequente até nos sapatos, como a bota vibrante no tom que se repete em mais de um episódio.
O estilo mega feminino de Emily ganha contraste com elementos masculinos, surgindo mais de uma vez a bordo de terninhos. Chamam a atenção as camisas brancas que aparecem em vários looks, sempre com algo de diferente, seja em sobreposições, golas trabalhadas ou detalhes de babados.
Muita gente acha a atriz Lily Collins a cara de Audrey Hepburn, e, nessa temporada, a associação fica mais evidente graças a algumas homenagens a momentos clássicos dos filmes de Audrey, como por exemplo, no baile de máscaras, onde o macacão P&B eleito por Emily remete ao figurino de My Fair Lady.
Os acessórios de cabeça são indispensáveis. Laços, boinas, faixas e até uma balaclava no look de esqui, onde Emily faz outro tributo a Hepburn, dessa vez referenciando o filme Charada. Um dos truques de styling que mais aparecem na série e mais fáceis de copiar é usar acessórios especiais como joias, nos cabelos, para complementar os vários momentos em que ela usa os fios presos.
Emily é uma verdadeira fashion girl e seus looks são uma checklist do que está em alta: couro marrom, hot pants e estampas em animal print, todas apresentadas em composições de cair o queixo ao longo da temporada.
Aproveite que a primavera está no ar e se entregue às delícias dessa série. Você não irá se arrepender, isso sem falar que sairá com muitas ideias para explorar e arrebatar o seu próprio universo fashion.
Celso Finkler
[email protected]