Quantas gerações já não brincaram de LEGO®, né?
Essas peças que se encaixam formando diferentes objetos não saem de moda e, talvez, o motivo seja porque oferecem inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil, incluindo o aprimoramento da motricidade fina, raciocínio lógico, criatividade e resolução de problema.
A LEGO começou como uma pequena oficina de marcenaria na Dinamarca, fundada por Ole Kirk Kristiansen em 1932, e evoluiu para uma marca global de brinquedos. O nome”LEGO” é uma abreviação das palavras dinamarquesas “leg godt”, que significam “brincar bem”. A empresa inicialmente fabricava brinquedos de madeira, mas, após um incêndio,passou a produzir peças de plástico que se encaixavam, com o sistema patenteado sendo introduzido em 1958. A LEGO expandiu-se para parques temáticos, jogos, filmes e mais,tornando-se um ícone cultural e um dos maiores fabricantes de brinquedos do mundo.
Brincar de LEGO®
Encaixar e manipular as peças exige movimentos precisos com os dedos e mãos, o que ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e a destreza.
A natureza aberta da brincadeira permite que as crianças construam o que quiserem, estimulando a criatividade e a imaginação na resolução de problemas ena criação de seus próprios mundos e personagens.
A construção de estruturas com as peças envolve planejamento, organização e compreensão de conceitos como formas, padrões e simetria, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades matemáticas.
Ao construir, as crianças aprendem a identificar desafios, planejar soluções e experimentar diferentes abordagens, habilidades essenciais para a resolução de problemas em diversas situações.
A construção com LEGO®requer que as crianças visualizem e manipulem objetos no espaço, o que contribui para o desenvolvimento da consciência espacial e habilidades de localização.
Em ambientes terapêuticos, o brinquedo pode ser usado para promover a interação social, o trabalho em equipe, o compartilhamento e a resolução colaborativa de problemas.
A montagem de LEGO®exige foco e atenção, o que pode ajudar a melhorar a concentração e a memória.
A construção de projetos em grupo com LEGO®pode ser uma atividade divertida e interativa para passar tempo com a família e amigos, fortalecendo os laços afetivos.
ADULTO TAMBÉM BRINCA
Os conjuntos LEGO® são feitos para adultos? Com certeza… Passe tempo de qualidade com conjuntos LEGO® premium feitos especificamente para adultos. De maravilhas do mundo à magia cinematográfica, da exploração espacial intrépida aos ícones da cultura pop, de carros de luxo à obras-primas arquitetônicas, há um conjunto LEGO®esperando por você. Então desligue, desembale e relaxe.
LEGO® SERIOUS PLAY
Hoje existe uma Certificação Internacional na Metodologia LEGO®SERIOUS PLAY, que ensina a usar o LEGO®no desenvolvimento pessoal e de negócios.Foi por isso que, em 1996, dois professores, Johan Roos e Bart Victor, criaram o LEGO®Serious Play (LSP). Os professores, junto com Robert Rasmussen, da LEGO®, e outro professor, David Owens, compreenderam que poderiam usar as peças e elementos LEGO®como uma ferramenta para abordar os problemas organizacionais.
Treinamentos de desenvolvimento pessoal e de negócios por meio das peças

O hobby se tornou uma das atividades principais do granjeiro e empresário André Mairowski De Benedetti, 46, que tem o LEGO® como uma paixão de infância, como forma de estimular sua criatividade e concentração. “Desde pequeno eu era agitado, tinha hiperatividade, então, foi a maneira que encontrei de me auto rregular emocionalmente”,explica ele que sempre dividiu esse universo com mais outros dois: super carros e skate.

Quando casou, usava as peças do LEGO®para fazer as maquetes e projetos do que iria construir.Hoje, ele trabalha com o LEGO®Technic, que usa um sistema de construção diferente dos conjuntos LEGO clássicos. O objetivo deste LEGO®para os aficionados mais experientes é criar modelos mais avançados e com características mais complexas, como braços móveis,máquinas com rodas, motores, transmissões e diferenciais.
Atualmente, usa o LEGO®para eternizar paixões.Com cerca de 4 mil peças, André consegue reunir todas as suas habilidades para construir carros de luxo como LEGO®, personalizando todos os detalhes. Para mais do que isso, André é aquele paizão que, ao invés de deixar os filhos no celular,inseriu o LEGO®no cotidiano da família. Os pequenos Lorenzo, de 5 anos, e Benício, de 3, agradecem.

“Desde pequeno eu era agitado, tinha hiperatividade, então, foi a maneira que encontrei de me autorregular emocionalmente” (André De Benedetti)



