Manoela Bassit: do sonho da viagem de formatura a um negócio de sucesso

Manoela Bassit, então do alto de seus 16 anos de idade, não imaginava que a venda de docinhos nos corredores da escola a levaria a abrir seu próprio negócio. O que começou como desejo de comemorar o último ano do ensino médio em uma viagem com as amigas é hoje seu ‘ganha-pão’: a Manoela Bassit Doces.

No começo, a venda de docinhos contava com mais duas colegas de Manoela, mas ela sentiu necessidade de continuar o projeto sozinha. “A princípio, era só para conseguir arrecadar o dinheiro, mas foi tomando uma proporção tão grande que nem eu esperava”, conta. Logo, seus doces deixaram a exclusividade da sala de aula e passaram a atender toda a região da Granja Viana.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a tão esperada viagem de formatura não aconteceu, mas a experiência das vendas foi suficiente para Manoela sonhar com outra coisa: a própria empresa de doces.

A doceria trabalha com um amplo cardápio de doces sob encomenda, dos clássicos brigadeiros e beijinhos até as complexas barras de chocolate recheadas, brownies e menus especiais de degustação. Os pedidos precisam ser feitos com 2 a 3 dias de antecedência e podem ser retirados no local ou entregues em casa aos que moram na região da Granja, às quintas e sextas.

“Gosto de colocar tudo que tenho na mente em prática, sou uma pessoa muito criativa”, afirma Manoela à Revista Tudo.

A jovem é ‘pau para toda obra’ da doceria: cuida da cozinha, das vendas, das redes sociais e do marketing da empresa, mas conta com a ajuda da mãe para fazer a entrega de suas encomendas. “Mãe é mãe, né?”, brinca com um sorriso no rosto, e também destaca que a família toda a apoia com dicas e conselhos sobre o negócio.

O impacto da doceria foi tão grande em sua vida que a confeiteira deixou a vontade de ser pediatra de lado – por ora – para cursar administração. “Sempre quis ser médica, mas depois de começar a empreender eu vi que era muito legal ter seu próprio negócio e fazer tudo o que você tem em mente”, relata. E continua: “Administração é um curso muito amplo, que te permite várias possibilidades. Eu quis fazer porque pode me ajudar em tudo na vida, é muito importante”.

As dificuldades em empreender

Quase dois anos depois de ter começado seu negócio, Manoela enxerga a desvalorização de seu trabalho como um dos maiores empecilhos que enfrenta até hoje: “Até por eu ser muito nova, as pessoas falam ‘ela está só fazendo uma coisinha, nada muito importante’. As pessoas não dão valor”.

Manoela ainda frisa que alguns doces, como por exemplo os bombons de morango, exigem muita técnica e processos específicos de produção, o que encarece o preço final do produto – outra coisa que os clientes “não entendem” sobre seu trabalho.

“Persistência é a chave para tudo”, declara a doceira.

Na contramão do vírus: pandemia tem impacto positivo sobre a doceria

“É um pouco ruim falar isso, mas a pandemia até ‘ajudou’ o meu negócio. As pessoas estão em casa, sempre conectadas à internet, e pedindo mais delivery”, revela. O pico de vendas foi durante a Páscoa, já que ela entregava os ovos de chocolate e outras guloseimas na casa dos clientes, sem que eles precisassem furar a quarentena.

“É complicado, mas a minha procura foi maior durante a pandemia”, explica.

Planejando o futuro

Com 18 anos recém completos, Manoela se mostra madura para a idade e reconhece que nada nessa vida é para sempre, não descartando seguir outros caminhos no futuro. “Eu sou muito nova, não preciso falar ‘eu quero fazer isso para o resto da minha vida'”.

Enquanto é essa sua vontade, ela se dedica ao máximo e já faz planos para o futuro da Manoela Bassit Doces. A doceira pretende fazer cursos de especialização para se preparar melhor para o futuro e, mais para frente, talvez abrir uma loja. “Tenho vontade de abrir um espaço físico, mas não agora. Ainda tenho muito pela frente e uma loja acaba tendo muitos gastos, muitas despesas… tenho que estudar muito!”, conclui.

Ainda assim, ela já tem planos para um futuro próximo: “Eu tenho projetos para vender [fisicamente] em alguns espaços da região. Já entrei em contato o The Square, talvez eu fique lá alguns finais de semana”. A ideia é abrir uma espécie de quiosque ou food truck na feira livre do shopping. Esperamos ansiosas!

Serviço

Manoela Bassit Doces
Contato: (11) 99925-1625 (WhatsApp)
Instagram: @manoelabassitdoces
Cardápio virtual: aqui.
Pedidos precisam ser feitos com 2 a 3 dias de antecedência.
Entregas: somente para a região da Granja Viana, às quintas e sextas;
Retiradas: de segunda a sábado, mediante horário agendado.

Para mais informações, clique aqui.

Mais notícias

Você viu tudo

Não há posts

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?