A pandemia do coronavírus assombra a população brasileira há mais de um ano e meio e a única solução eficaz para o fim das máscaras e medidas de distanciamento social é a imunização total da população, através da campanha de vacinação nacional.
Atualmente, estão aprovadas e disponíveis no Brasil as vacinas: Astrazeneca, Pfizer, Janssen e CoronaVac. Elas estão distribuídas em diferentes quantidades pelos estados, mas todo mês chegam novos lotes ao país.
As vacinas são aplicadas seguindo dois critérios básicos: idade e grupo prioritário, e cada estado é responsável por definir os seus. No estado de São Paulo estão sendo vacinados todos entre 37 e 39 anos, pessoas com comorbidades, gestantes, lactantes e profissionais da saúde e da educação – todos com mais de 18 anos -, mas o governador João Dória já divulgou o calendário de vacinação para todas as faixas etárias do estado, incluindo adolescentes. Por isso…
FIQUE ATENTO
SE INFORME
É muito importante ficar atento aos portais de informação de cada prefeitura – apesar da campanha ser regida por ordem estadual, cada prefeitura é responsável por organizar a vacinação de sua cidade.
O Estado de São Paulo possui um portal de vacinação onde todos os residentes devem se cadastrar. Além disso, muitas prefeituras e UBSs possuem fichas online de cadastro obrigatório – por isso é importante estar informado.
SE PREPARE
São necessários documentos que comprovem sua legibilidade para a vacina nesse momento – RG, carteira de vacinação e comprovante de residência bastam para os que seguem a fila da idade.
Já para os grupos prioritários, geralmente é necessário documento assinado pelo médico, mas a UBS de cada cidade é melhor qualificada para informar. Consulte-a com antecedência para se preparar!
CUIDE-SE
Nesse momento de ansiedade pela vacina é interessante preparar o seu corpo da melhor maneira possível! Vitaminas C e D são as principais responsáveis pela manutenção da nossa imunidade física. Além disso, tomar bastante água e praticar atividade física são sempre recomendados, especialmente agora.
P.S.: esses são cuidados úteis durante a pandemia e para a vida toda!
SE VACINE!
O importante é frear o avanço da pandemia e diminuir o número de mortes através da proteção individual e coletiva.
Guarde o sonho de ser sommelier para os vinhos e aceite a vacina que estiver sendo ofertada no posto de saúde. Todas as disponíveis são recomendadas e aprovadas pela Anvisa para a proteção o vírus, por isso, não existe motivo para ficar escolhendo fabricante de vacina.
Se a sua vacina for de dose única (caso da Janssen), comemore! Você já está devidamente imunizado contra o coronavírus.
Se forem duas doses (caso da Pfizer), se atente às recomendações do profissional da saúde que te atender e tome a segunda dose na data recomendada – nem antes, nem depois!
PÓS-VACINA
Como qualquer vacina já aplicada na história, cada organismo reage de uma forma diferente.
Efeitos colaterais são comuns e esperados!
Por isso, é importante respeitar o tempo do seu corpo de recuperação, pois é nessa fase que ele desenvolve os anticorpos necessários para se proteger contra o vírus.
Esse é o momento ideal para ficar de repouso, beber bastante água e consumir alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, fazendo com que sua recuperação seja a mais saudável possível.
É muito importante continuar com as medidas de segurança mesmo depois de vacinado.Máscara, álcool em gel e distanciamento social asseguram vidas enquanto a maioria da população ainda não for vacinado.