O mais recente balanço da Vigilância Epidemiológica de Cotia, fechado no dia 31 de outubro, mostra que 29.616 pessoas não completaram o esquema vacinal de proteção contra a COVID-19 pois estão com a segunda dose da vacina atrasada. Em relação à dose adicional, o levantamento mostra que 6.763 pessoas já estão habilitadas para receberem a dose, mas não voltaram à Unidade Básica de Saúde (UBS’s).
Os imunizantes contra a COVID-19 estão disponíveis em todas as UBS’s do município, para ser vacinado, basta comparecer à unidade mais próxima, não é preciso fazer agendamento. “Reforçamos mais uma vez para que as pessoas que já podem receber a segunda dose ou a dose adicional da vacina compareçam à UBS. Só vamos vencer a pandemia de fato quando tivermos a maior parte possível da população vacinada”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia.
A coordenadora explicou que o número de pessoas com a segunda dose atrasada aumentou nos últimos dias por conta da revisão do intervalo entre as doses de alguns imunizantes: o da Pfizer passou a ser de 21 dias para maiores de 18 anos e 56 dias para adolescentes. O intervalo entre as duas doses do imunizante Fiocruz/Astrazenca também caiu para 56 dias.
“Importante que as pessoas que receberam a 1ª dose com estes dois imunizantes antes da redução do intervalo, confira no cartão entregue a data em que foi vacinado e volte depois de 56 dias para a 2ª”, destacou Silvana Silva.