A onda da atualidade é postar, postar e postar. Não importa se existe autorização de uso de imagem, se as imagens contidas no post são fortes ou inapropriadas para uma faixa etária, se a foto é real ou manipulada. Nada importa! 
Recentemente, uma colega cirurgiã plástica invadiu as redes sociais vangloriando-se de conseguir uma sentença liberando o uso de imagens de pacientes operados nos meios digitais. A discussão extrapolou para diversas especialidades e entre pacientes.
O que você acha?

Vamos analisar.

Vantagens:

  1. Algumas pessoas teriam melhor noção do que é uma cirurgia plástica, como é uma cicatriz de uma dermolipectomia ou de uma mamoplastia, por exemplo.
  2. (Na minha opinião, não existe).

 

Desvantagens:

  1. O paciente exposto pode ser identificado e constrangido.
  2. Muitas fotos são inapropriadas para exibição pública (acessíveis às crianças).
  3. Você é único e a sua experiência (dor, complicações e cicatrizes) é totalmente diferente de outras pessoas.
  4. Cria-se uma expectativa de resultado, que é platônico para a maioria dos pacientes;
  5. Transmite-se ao paciente a ideia de beleza instantânea, sem todo o processo de cuidados e cicatrização.
  6. A técnica cirúrgica apresentada pode não ser consagrada ou não ser a melhor indicação para você.
  7. Há a probabilidade da foto estar manipulada para disfarçar as imperfeições;
  8. Mostram-se apenas as fotos favoráveis.
  9. Não há compromisso com o tempo, sabe-se que muitos resultados são efêmeros.
  10. As relações entre médico e paciente não são regidas pelo Código do Consumidor, mas pelo Código de Ética Médica, que restringe o uso de imagens para apresentações de caráter científico.

Não está em discussão a apresentação de fotos ou figuras de casos semelhantes ao do paciente, durante a consulta, para apresentar cicatrizes, limitações e complicações da cirurgia proposta. Você pode discordar de algum ou de todos os itens acima, mas não esqueça que o seu médico deve ser alicerçado nos princípios da Ética, o que o permite enxergar o paciente como alguém a ser assistido de maneira integral e não apenas um cliente com um cartão de crédito na mão.

Dr. Mauro Millman
CRM- SP 101.917
Dúvidas e Sugestões: www.drmaurohenrique.com.br

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1