Sim, ela existe!

Você já deve ter visto alguns vídeos bizarros no YouTube que mostram situações onde, com um simples movimento, uma casa inteira começa a funcionar. São luzes que acendem, cortinas que se abrem, televisão que liga, chaleira que começa a ferver a água do café.

Talvez ainda não estejamos tão avançados assim, mas o Brasil já evoluiu bastante no quesito automação e, atualmente, oferece soluções inteligentes para residências, que possibilitam mais conforto, mais segurança e mais tecnologia ao alcance de toda a família.

O mercado de casas inteligentes estima crescimento de 79 bilhões de dólares até 2022 e fazemos parte desta estatística.

Casas conectadas

Segundo o Emerson Luciano da Silva, da Planen Automação, o ideal é que o sistema de automação seja concebido junto com o projeto arquitetônico ou reforma de uma residência. “Na minha residência, a arquiteta que executou a reforma, Adriana Paschetto, pensou em tudo já que eu usaria essa tecnologia em boa parte da casa: iluminação, persianas, som ambiente no quarto dos filhos, bomba da piscina e entretenimento na área gourmet”, explica o especialista.

Com um simples comando, a varanda de Emerson se transforma numa sala de televisão com telão ou numa grande festa sob a batuta da playlist do Spotify. Basta ele acionar o comando “Assistir a Net” e pronto. O Netflix já aparece no telão.

“O objetivo é tornar o controle e a utilização da casa mais simples e eficiente”, complementa ele que leva a robustez da automação industrial para dentro das residências.

Economia e Segurança

A comodidade é o benefício mais evidente, mas não o único. Se aplicada com os cuidados necessários, a automação residencial se torna um importante aliado na segurança da casa.

Sabe aquele lance de sair para uma viagem  e deixar as luzes acesas 24 horas para passar a impressão de que tem gente na residência?

Coisa do passado quando o assunto é automação. A tecnologia permite que você programe os horários para as luzes de qualquer ambiente se acenderem e apagarem.
De acordo com Emerson é possível fazer uma economia de 15 a 20% na conta de energia elétrica. “A automação permite customizar o uso da energia”.

O que dá para automatizar:

  • cortinas e persianas
  • câmeras
  • interfones
  • aparelhos de ar-condicionado
  • aquecedores
  • sistemas de som e luz
  • banheiras
  • portas e portões de acesso
  • sensores de presença
  • projetores
  • irrigação
  • alimentador para pets

 

Automação por comando de voz

Como o comando de voz é aquele que garante o menor esforço na hora de solicitar alguma tarefa, a ideia mais consagrada até então é a de usar um dispositivo semelhante a uma caixa de som convencional. A diferença é que ela capte o que o usuário fala.

Essas “caixinhas mágicas” têm o objetivo de otimizar o gerenciamento de atividades do dia a dia. Três marcas apostaram neste formato e deram origem ao Google Home, Apple HomeKite e Amazon Echo.

Os assistentes estão ficando cada vez mais contextuais e responsivos aos comandos sobre equipamentos de casa.
Em março de 2019, a Amazon começou a testar com um grupo de brasileiros a versão em português da Alexa, sua inteligência artificial que responde a comandos de voz. Basta dizer “Alexa” para acordar o dispositivo e começar a conversar com a assistente. Ela pode responder perguntas simples com buscas na internet ou executar algumas funções ligadas ao smartphone. Você também pode usar a Alexa para checar a previsão do tempo, usá-la como despertador e pode até fazer uma lista de compras, usando somente comandos de voz.

 

Automação pelo celular

Existe uma lista de aplicativos disponíveis para automação e o profissional que automatizar a sua casa é quem vai indicar um (ou mais) de acordo com a sua necessidade.

Painel de Controle

E onde é que fica o grande painel de comando? Você escolhe o melhor local para que este painel seja instalado e, diante do serviço contratado, a empresa responsável pela automação determina a quantidade de circuitos que vai controlar a casa.
Ele é grande, repleto de fios e o ideal é que fique fora do alcance de crianças. Aliás. a ideia é que nenhum morador da residência mexa no painel.

Pense inicialmente no que você deseja com a automação, não somente como um luxo, mas como algo que, de fato, tornará sua vida mais segura e prática, pois é exatamente isso que ela é.

A automação ajuda a evitar desperdícios e pode reduzir o valor das contas de luz e água. Isso porque, com maior controle sobre o uso de vários equipamentos, você otimiza os gastos.

Também chamada de domótica, a automação pode ser definida como um conjunto de tecnologias que ajudam na gestão e execução de tarefas domésticas cotidianas. A sua utilização tem por objetivo proporcionar um maior nível de conforto, comodidade e segurança além de um menor e mais racional consumo de energia.

Segurança de Redes

A segurança das informações que circulam na rede deve ser tratada com a maior ponderação entre os gerentes; as redes de uma forma geral devem obedecer ao princípio da confiabilidade e oferecer a garantia de atuar perfeitamente como se é esperado.

É importante lembrar que a vida do arquiteto também será facilitada, já que dessa forma é possível instalar ainda mais elementos que vão incrementar muito o projeto.
Para o arquiteto granjeiro Fredy Terzian, “ arquiteto é um mediador fundamental nesse processo. Se o cliente já deseja ter uma casa com automação, com certeza facilitará a criação do projeto do profissional”.

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1