Falamos muito sobre sustentabilidade, mas continuamos contribuindo para que a natureza se desintegre, por meio de ações como o descarte indevido de resíduos, utilização incorreta dos recursos naturais, entre outras práticas que que ocasionam problemas de escassez de água, inundações, extinção de animais e a nossa auto destruição por conta de condutas sem ética e individualistas que ameaçam a nossa biosfera.

Devemos utilizar os recursos naturais com mais parcimônia e inteligência para que eles não cessem e também para que possam atender às necessidades de gerações futuras. Dessa forma, a sustentabilidade passa a ser responsabilidade essencial das empresas, visto que elas são os agentes propulsores para o desenvolvimento de pessoas, sistemas e têm o papel principal de promover o crescimento econômico e social.

Os clientes, ou seja, cada um de nós, estão cada vez mais antenados e cobram das empresas ações sustentáveis e buscam adquirir produtos e serviços de empresas que praticam a sustentabilidade empresarial. É um mito dizer que custa caro adotar práticas sustentáveis e que são destinadas somente para grandes empresas, porque elas agregam vantagens competitivas, reduzem custos e fazem com que quem as adote ganhe destaque perante a concorrência. Isso porque uma instituição que adota a sustentabilidade como premissa passa a ser vista como visionária, que adota em seus planejamentos medidas de longo prazo e que contribuem com o meio ambiente, com a economia e a sociedade como um todo para várias gerações, sendo estas as características comuns em empreendedores de sucesso, independente do tamanho e idade.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu aponta quais são as dez práticas de Responsabilidade Social Empresarial que os consumidores brasileiros mais valorizam nas companhias e alerta que apenas 8% da população diz acreditar nas informações que as empresas divulgam atualmente. Por isso, vale ressaltar que sustentabilidade deve ser consistente, com resultados visíveis e efetivos.

As 10 práticas de Responsabilidade Social Empresarial que os consumidores brasileiros mais valorizam:

  1. Não ao trabalho infantil e escravo – não utilizar e exigir para toda a cadeia;
  2. Igualdade de oportunidade – ter programas de contratação e promoção para todos;
  3. Remuneração justa – que garanta um nível de vida adequado;
  4. Cuidados com o bem-estar – adotar medidas aos seus produtos e serviços que visem minimizar riscos saúde e segurança;
  5. Respeito ao trabalho terceirizado – garantir condições de saúde e segurança do trabalho iguais as dos funcionários;
  6. Economia de água – manter programas para racionalização e otimização do uso;
  7. Investir em especialização – oferecer programas de alfabetização e desenvolvimento de carreira;
  8. Respeito ao trabalho terceirizado – garantir condições de saúde e segurança do trabalho iguais as dos funcionários;
  9. Formar consumidores conscientes – Promover programas informativos e educacionais para a população;
  10. Orientar sobre uso e descarte – Informar o consumidor a respeito dos cuidados que devem ser observados durante o uso e descarte do produto.

 

São inúmeras as práticas que uma empresa pode adotar para tornar-se sustentável, mas nada fará sentido se em sua cultura e valores não promover o bem estar para os seus colaboradores, adotando a ética como linha mestra de conduta, incentivando e envolvendo as equipes em práticas que farão a diferença na vida das pessoas.

Patrícia Atui é Palestrante, Business Coach com formação internacional pela Action Coach, Coach Executivo e Ontológico, Economista pela Univ. Mackenzie/SP, pós graduada em finanças pelo IPEP/SP e coautora do livro Empreendedor Total – Ed.Literare Books International – 2016.

 

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1