Os reality shows e programas de gastronomia goumertizaram nossa vida e não vivemos mais sem eles
O mundo está lotado de programas de culinária.
Preparar um lanchinho e sentar em frente à TV para aprender receitas e dicas imprescindíveis na cozinha se tornou um verdadeiro ritual para muitos brasileiros. Com exibições em canais abertos e a cabo, este tipo de programação não só ganhou espaço no coração dos amantes da arte de cozinhar, como também compartilha diversos ensinamentos que tornam o dia a dia mais fácil. Aliás, sorte para quem não fritava nem um ovo e hoje pode se arriscar mais na cozinha.
Vida mais Bela (GNT)
O novo programa da culinarista Bela Gil aborda assuntos para além da gastronomia, ao contrário do programa anterior “Bela Cozinha”. No “Vida mais Bela” o telespectador é convidado a acompanhar o cotidiano de Bela Gil e sua família, enquanto aprende mais sobre cozinha natural. As trocas de gostosuras por alimentos “naturebas” – marca registrada da chef – continuam a todo o vapor. Às terças, a partir das 22h.
Bela Gil é formada em Culinária Natural pelo Natural Gourmet Institute e em Nutrição e Ciência dos Alimentos pela Hunter College.
Tempero de Família (GNT)
Ele é lindo, gente boa, é casado com a apresentadora Fernanda Lima e, ainda por cima, cozinha bem. Em “Tempero de Família”, o modelo e apresentador Rodrigo Hilbert mostra ao público sua maneira rústica de cozinhar. Nesta temporada, por exemplo, ele anda cozinhando frutos do mar e a cada novo episódio aproveita para visitar restaurantes à beira mar. Às quintas, a partir das 20h. “Aprendi muita coisa olhando o que minha avó, minha mãe e minhas tias faziam”, conta.
Cozinha Prática (GNT)
A renomada chef Rita Lobo mostra toda sua praticidade em “Cozinha Prática”. A cada novo episódio um ingrediente domina todas as receitas e é utilizado ao máximo. Ao final, a chef ainda ensina receitas variadas com a dupla mais brasileira de todos os tempos: arroz e feijão. Formada em gastronomia nos Estados Unidos), Rita começou a escrever sobre alimentação em 1995, no jornal Folha de São Paulo. Nos anos 2000, a chef lançou o Panelinha, primeiro site de receitas para a internet brasileira. Às segundas, a partir das 20h.
Bake Off Brasil (SBT)
Nesta disputa eletrizante entre confeiteiros amadores, os participantes são submetidos a diversas provas onde devem mostrar técnica e criatividade em suas criações. As delícias são avaliadas por uma dupla de jurados de peso, Olivier Anquier e Beca Milano. A cada semana, um candidato é eliminado da competição. Aos sábados, a partir das 22h15. Há também uma versão infantil do programa.
Mais Você (Rede Globo)
“Hmmmm! Solta os cachorros!” Quem nunca repetiu a célebre frase de Ana Maria Braga logo após provar uma receita saborosa? A frente do programa “Mais Você” há cerca de duas décadas, a apresentadora é a única mulher da TV brasileira no ar diariamente há tanto tempo. O programa mescla jornalismo, moda, entretenimento, entre outros assuntos, mas, seu forte é a gastronomia. Ao lado de seu fiel escudeiro Louro José, Ana Maria transforma as manhãs em diversão, todos os dias. A esporádica competição Jogo das Panelas, reality show do Mais Você, ganhou a simpatia do público. De segunda a sexta-feira, a partir das 7h45.
Nome pelo mundo
Jamie Oliver viaja o mundo em busca do que as populações mais saudáveis consomem. A alimentação saudável, inclusive, é sua principal bandeira. Seu trabalho em relação a isso surtiu efeito e, recentemente, ele conseguiu mudar hábitos alimentares em escolas britânicas, antes tomadas por industrializados e fast-food.
Sua última vitória foi em um processo contra o McDonald’s (a rede de fast food teve que mudar a receita de um de seus hambúrguers!). Jamie é extremamente famoso por seus programas na TV, nos quais ensina a fazer pratos práticos e saborosos em pouco tempo. Ele também tem vários livros publicados e uma rede de restaurantes ao redor do mundo – inclusive com unidade em São Paulo.
QUERIDINHA DA INTERNÊ
Dani Noce
A vida é um doce quando se trata de Dani Noce. Ih! Rimou! A confeiteira brasiliense é uma das figuras mais influentes em sua área – dentro e fora da internet. Para se ter uma ideia, Dani possui impressionantes 2,5 milhões de inscritos em seu canal no Youtube, considerado o maior canal de confeitaria da América Latina. Além disso, apresentou programas nos canais VH1, Food Network e Tastemade Brasil. Formada em uma das escolas de confeitaria mais conceituadas do Brasil, Noce também é autora dos livros. “Por uma vida mais doce”, “A Receita da Felicidade” e “A Doce cozinha de Dani Noce”.
Explosão de sabores e seguidores
Tastemade Brasil
Vapt- Vupt! O Tastemade Brasil é considerado um dos maiores canais de receitas rápidas do Brasil. Seus números realmente impressionam: sua página no Facebook contabiliza mais de 16, 5 milhões de curtidas, seu canal no Youtube soma 45.500.877 visualizações totais desde 2013 (número atualizado até o fechamento desta matéria) e tem um total de 713 mil inscritos. E não para por aí. No Instagram eles contam com cerca de 2 milhões de seguidores.
 Tasty Demais
Outro gigante da gastronomia! O Tasty Demais é a linha gastronômica criada pelo Buzzfeed, maior site de conteúdo viral do mundo. Atualmente, a marca conta com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e mais de 200 mil inscritos no Youtube. Cada receita mais deliciosa do que a outra.
Chefs renomados na região? Temos!

Chico Zinneck é um artista. Finalista da 1ª edição brasileira do programa de televisão Batalha dos Confeiteiros, Chico se apaixonou pela confeitaria ainda na infância, por influência do pai, e levou a paixão para a vida adulta.  Estudou, se especializou e há seis anos montou seu próprio negócio na área, a Docices, especializada em produzir doces e bolos decorados e exclusivos. As delícias fizeram tanto sucesso que conquistaram clientes ilustres, entre eles, a apresentadora Eliana.

Em 2015, a chef Jéssica Pires venceu a 1ª edição do reality show gastronômico The Taste Brasil, do canal GNT. Logo após o programa, Jessica alçou novos voos e abriu o restaurante Picles, em Caucaia do Alto, município onde cresceu.  O estilo rústico e a imersão em meio à natureza fazem do estabelecimento um dos mais procurados da região. Quem foi, não demora a voltar.
O programa Masterchef, apresentado pela Band, tem o time de jurados formado por Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. E é apresentado por Ana Paula Padrão. O telespectador não vê nem a cara dos pratos mais saborosos que chegam ao estúdio: os que vêm do restaurante dos próprios chefs. Jurados costumam pedir comida para todos provarem. Os pães do Arturito, de Paola Carosella, fazem o maior sucesso.