Alguns segundos por dia são o suficiente para fazer toda a diferença na sua saúde. Alongue-se!

No inverno, se agasalhar nem sempre é o suficiente para se livrar da sensação de desconforto causada pelo frio. Durante essa época, as pessoas tendem a sentir mais dores pelo corpo e diminuir a frequência nas práticas esportivas, sendo assim, o alongamento torna-se ainda mais importante – tanto nas atividades físicas quanto nas rotineiras.

As baixas temperaturas aumentam os riscos de lesões, pois o corpo reage ao frio contraindo os músculos, na tentativa de produzir calor. Não se alongar, portanto, e nem se aquecer com exercícios mais leves antes de praticar esportes, pode ocasionar até fraturas. “Por ter um papel fundamental para a flexibilidade muscular, o alongamento previne qualquer tipo de lesão.  Durante o exercício, o músculo estica e retorna ao comprimento normal, prevenindo tensões, rigidez e encurtamento dos grupos musculares, entre outros benefícios. Por esta razão, a prática é necessária não só durante os dias de frio, mas sim o ano todo”. afirma a professora de dança Thiene Garrido,da Escola de Dança Patrícia Ballet.

Segundo Thiene o alongamento auxilia, inclusive, no humor. “Quando nos alongamos, automaticamente nos sentimos mais dispostos e isso acaba refletindo de alguma forma em nosso cotidiano. Revigora!”. A professora chama atenção ainda para a importância da respiração durante o alongamento. “A respiração correta, feita de forma comedida, é fundamental, pois solta e relaxa os músculos” diz.

Para quem possui pouca ou nenhuma experiência no assunto, a prática deve ser realizada de maneira estática, movendo cada parte do corpo – pescoço, braços e pernas – lentamente e sustentando a postura por alguns segundos. Uma dica é começar de cima para baixo, passando por todas as articulações e grupos musculares. O tempo em cada postura deve ser entre 10 e 60 segundos, tendo como base sempre o conforto ao realizá-la.

Seja como for, é preciso sempre ter em mente que o corpo humano não foi feito para ficar parado. Estagnado. Estamos sempre em movimento. Precisamos – pelo bem da nossa saúde física e mental.

Anote!

  • Faça alongamentos antes e depois das atividades físicas (treino);
  • Em dias frios, utilize roupas térmicas para praticar exercícios;
  • Realize o exercício com calma, alongar-se não deve ser sinônimo de sentir dor;
  • Cada exercício de alongamento deve ser feito (em média) por 15 a 20 segundos. Ultrapassando este tempo, o corpo não relaxa e passa a contrair os músculos.

 

Coloque em prática!

Cobra

Deitada de barriga para baixo, com as palmas das mãos apoiadas ao lado do corpo, na linha do peito. Estenda os braços, levando o peito e a cabeça para cima. Repita 5 vezes.

Retroflexão

De pé, pernas estendidas, coluna alinhada e braços ao longo do corpo. Eleve os membros superiores e uma as mãos em cima da cabeça. Flexione suavemente as costas para trás, levando juntamente os braços e a cabeça. Inspire enquanto estiver realizando o movimento.

Cachorro olhando para baixo

Com os pés e as mãos apoiados no chão, flexione o quadril, trazendo as mãos para perto dos pés, sem flexionar a coluna nem os joelhos. Respire e mantenha a posição por, pelo menos, 1 minuto.

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1