Todos assistimos surpresos (e até assustados) as imagens nos jornais dos milhares de adolescentes acampados na porta do Allianz Parque para assistir ao show da banda coreana BTS, que aconteceu no dia 25 de maio. Os primeiros da fila chegaram lá em fevereiro, isso mesmo! Três meses antes já tinha gente no local esperando a banda. Revezando com amigos e familiares, passando frio, às vezes fome, dormindo em barracas, mas com a convicção de ser um dos primeiros a entrar para ver seus ídolos.

Mas como explicar essa relação de fã? Ainda mais na adolescência, o que leva e como acontece esse amor que beira a obsessão? E os pais? Devem apoiar ou reprimir?

Vamos lá! O processo de se tornar fã de alguém é similar ao que acontece com uma criança nos primeiros anos de vida. Trata-se de um mecanismo de imitação de uma figura de referência. E assim como a menina quer usar os sapatos de salto da mãe ou o menino quer fazer a barba com o pai, ao chegar na adolescência, os modelos de referência são super importantes e tornam-se peça fundamental em um momento bastante delicado e conturbado do amadurecimento.

A diferença é que os ídolos dos adolescentes nem sempre são imitáveis, mas lançam moda e tendências, lançam gírias, estilo de vida, comportamentos…  Ou seja, acabam influenciando, e muito, na vida dos adolescentes.

A grande questão nos dias de hoje é que com a necessidade de se mostrar o tempo todo nas redes sociais, nem sempre os ídolos são reais. Ou seja, muitos deles são reféns de um processo de criação de gravadoras, produtoras, marcas.  E de repente o seu filho é fã de um cara, uma menina ou uma banda que só existe na frente das câmeras, ou seja, todas as tendências e comportamentos são baseados em uma construção com objetivos claros de negócio. Obviamente que não vamos generalizar. Existe sim muita gente boa por aí e é normal os adolescentes gostarem e terem como modelo. Mas que é preciso ter cuidado, ah, isso é!

 

Papel dos pais

Os pais não devem impedir ou proibir. Eles também já tiveram sua vez de serem fãs. E de repente são até hoje. Seja Elis, Chico, Roberto Carlos, Beatles ou Menudos, todo mundo já experimentou essa sensação. O caminho é aquele de sempre, acompanhar, monitorar, aconselhar…. Os pais, assim como a escola e todos os círculos sociais nos quais o adolescente está inserido, vão ajudar na formação do caráter desse jovem, fazê-lo ter senso crítico, opinião própria, ser generoso, do bem, pensar no próximo, no mundo. Ou seja, educar.

Claro que observar também é fundamental. Até que ponto aquela admiração e amor não estão influenciando ou atrapalhando a vida do adolescente? É importante deixar claro que o ídolo entra no momento de lazer da agenda. As obrigações com a escola e os demais compromissos devem ainda ser prioridade. Além disso, o diálogo é peça essencial para que o fã enxergue não só as qualidades mas também os defeitos do ídolo. Em outras palavras, se o seu filho só defender o ídolo, com unhas e dentes e a qualquer custo, fique alerta!

No mais, é claro que os pais também devem acompanhar quem são esses ídolos. Não precisa gostar, ninguém está falando isso! Mas conhecer, saber quem são, qual o estilo e entender o porquê dos filhos gostarem e se identificarem tanto com aquelas pessoas, só vai ser positivo para o convívio e a relação. Validar aquele sentimento faz com que o jovem se sinta acolhido e respeitado, aspectos super importantes na turbulenta adolescência.

E se os pais forem abertos, dispostos e parceiros, por que não acompanhar o filho? Levar no show, ajudar a comprar o ingresso, tentar um autógrafo, vibrar e cantar junto só vai estreitar ainda mais os laços entre pais e filhos. E quem sabe até não tem um ou outro pai que acabe curtindo esse programa? Experimente!

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1