Você nunca se questionou sobre a origem das roupas que você compra, quem as fez e do que foram feitas?

Foi a partir da pesquisa sobre a indústria de vestuário, cadeias de suprimentos e tendências de sustentabilidade, que nasceu o conceito do Upcycling, que nada mais é do que processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos. Em contraste com a reutilização ou a reciclagem, o Upcycling usa materiais existentes para melhorar os originais, reutilizando materiais que se tornariam lixo sem a necessidade de intervenções químicas e por um custo muito mais baixo. É a nova roupa sem consumir energia, poluir o ar, a água e sem emitir gases de efeito estufa tão presentes nos processos industriais.

Até pouco tempo atrás nas casas de nossas avós, reutilizar ou reciclar roupas usadas ​​era, quase sempre, usá-las como panos de limpeza, não é mesmo? No Upcycling é diferente. A ideia é recriar camisas em uma calça, uma saia ou em novos modelos de camisas.

É cada vez mais evidente que ainda podemos pensar diferente e agir de forma mais consciente quando o assunto é moda.

O Upcycling tem produzido milhares de simpatizantes mundo afora, revelando um potencial para alavancar uma nova economia, pois todos sabemos que existe muito o que reaproveitar por aí. Só para se ter uma ideia, nas confecções da região central de São Paulo, diariamente, são geradas 20 toneladas de retalhos de tecidos que são colocados nas calçadas e recolhidos por caminhões como lixo comum.

Por outro lado, felizmente, sabemos que grande parte dos consumidores preferem marcas que impactem positivamente a sociedade ou o meio ambiente. Este consumo consciente está virando tendência em países emergentes como o nosso, onde pesquisas apontam que 85% dos consumidores afirmam se sentir melhor quando adquirem produtos fabricados de maneira sustentável. E assim, a economia circular, conceito que reflete novas formas de produção e consumo que só beneficiam os consumidores e o planeta, ganha força.

Como uma das maneiras mais inovadoras de transformar a indústria da moda, o Upcycling reduz o processo de confecção de roupas bem como os resíduos têxteis reutilizando o tecido para criar roupas e produtos novos.  Deste novo processo nasce um produto único, feito à mão e sustentável. Fazer uma única camiseta de algodão exige uma quantidade imensa de água, enquanto usar uma camiseta pré-existente para fazer algo novo exige quase nenhuma água, evitando assim que novos resíduos têxteis se acumulem em aterros sanitários.

Além de rentável, pois os materiais usados ou pré-existentes custam uma fração do custo dos materiais já fabricados, o Upcycling é criativo, pois depende da inventividade para transformar o potencial dos materiais existentes em algo novo, coerente e fashion.

Quem pensa que o upcycling serve apenas para produtores independentes, está bem enganado! Grandes marcas nacionais e internacionais já se utilizam da técnica em suas coleções.

Assim como o veganismo, ele traz uma série de questionamentos que faz as pessoas pensarem sobre si mesmas e os impactos das suas ações no mundo em que vivem. Mais do que uma tendência na moda sustentável por conta dos impactos social, ambiental e econômico que gera, o upcycling por si só é agente e objeto de transformação, impulsionando o aumento de consciência individual de quem o produz e utiliza.

 

O resultado disso tudo é uma forma diferente de se relacionar com as roupas. Uma jaqueta deixa de ser apenas uma jaqueta, e passa a ser uma nova forma de pensar, onde elementos artísticos e de costura são combinados para criar uma peça nova, agregando valor a uma roupa que até então estava esquecida no fundo de seu armário. Com valor criativo agregado, o ciclo de vida de uma roupa pode dobrar ou triplicar.

Se você tem um tempinho de sobra, aproveite para dar vida nova as suas roupas. Combine-as entre si. Transforme-as em uma só! Una elementos novos, criativos e que possam dar vida nova a uma velha peça de roupa. Você irá se surpreender, isso eu garanto!

Celso Finkler

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1