Uma sacada. Uma gelada. 

Sorbet, Gelato ou Sorvete? 

Sorvetes são sobremesas tão perfeitas que só poderiam ter sido obra dos chineses; acredita-se que esta delícia tenha sido criada há mais de 3 mil anos, com uma base feita de neve, mel, frutas e gema de ovo. Passada aos árabes, a mistura foi chamada de Sberbeth e, mais tarde, se transformou nos famosos sorbets, a versão com água. Foi na Itália que a calda gelada foi acrescida de leite e passou a ser produzida em uma máquina chamada de mantecadora (do italiano mantecare, que significa bater ou misturar), dando origem ao gelato que conhecemos hoje.

Um sonho? Por lá, o gelato é considerado não só uma sobremesa, mas um produto completo para a alimentação, já que contém proteínas, açúcares e leite, podendo ser tomado normalmente no café da manhã. 

Pare um minuto para uma informação refrescante

O sorbet é preparado com a mistura de água, polpa da fruta e açúcar, mesmo não tendo leite em sua receita, ele pode ser tão cremoso quanto um sorvete de massa, já que a liga é adquirida pelo equilíbrio do açúcar e da acidez da fruta, ou de outro ingrediente que dará o sabor como, por exemplo, o chocolate. A textura fica um pouco mais granulada, mas a grande vantagem é que não possui nenhum tipo de gordura, seja a vegetal ou a animal.

Uma curiosidade muito peculiar é que o sorbet também é muito usado na alta gastronomia para limpar o paladar durante um prato e outro.

O sorbet é indicado para pessoas que estão fazendo algum tipo de dieta e para quem tem intolerância à lactose. Já o sorvete de massa é para quem não tem restrições e quer aproveitar toda a cremosidade e sabor.

Gelato Artesanal 

Especialidade da italianada, é preparado sempre com ingredientes frescos. A mistura líquida, composta por água e açúcar, tem o leite e o sabor acrescentados. O equilíbrio entre o teor de água e de açúcar, aliás, é essencial para garantir a textura de um verdadeiro gelato, ou seja, existe uma proporção certa de açúcares para cada sabor, pois cada tipo, como a sacarose ou o mel, tem um ponto de congelamento que interfere na cremosidade. O ar é outro fator importante para chegar à consistência desejada, por isso o produto é colocado na mantecadora aos poucos, mantendo-se certa distância do equipamento. Outra característica específica é a temperatura na qual o gelato é servido: entre -12 °C e – 14°C, para não chocar as papilas gustativas. Isso porque quanto mais gelada é uma comida, menos gosto você pode sentir.

 

Semifreddo é uma classe de sobremesas semicongeladas. Os principais ingredientes são, geralmente, ovos, açúcar e creme. Tem a textura da musse congelada. O equivalente espanhol de tal sobremesa é chamado semifrio.

Sorbet de Frutas do Chef Ravioli
Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos congelado
  • 1 xícara (chá) de mamão em cubos congelado
  • 1 xícara (chá) de morango em cubos congelado
  • 1 xícara (chá) de banana em rodela congelada

 

Modo de Preparo

  1. Coloque todas as frutas em um processador e processe até obter um creme. Retire do processador e sirva com raspas de chocolate.

É gelato que vocês querem? 

Uma unidade do Cuor di Crema chega na região e nossa equipe entrevistou a proprietária Isabele Balbinot, 37, empresária formada em administração de empresas, pra conhecer um pouquinho do que será essa delícia. 

“Minha família é de origem italiana e eu queria trazer algo para a região que tivesse a minha essência. Como uma boa amante das coisas boas e saudáveis da vida, atuava no segmento de alimentação fabricando bolos gourmet, pois, a área de alimentação é uma das minhas paixões. Conhecer a Cuor di Crema foi uma ótima oportunidade para unir o gelato ao café. Além de que o mercado de “gelatos” no Brasil encontra-se em expansão.

Nosso gelato é produzido de um modo mais antigo, sem nenhum tipo de gordura, em um processo artesanal que preserva sua textura cremosa. Os produtos são 100% naturais, sem adição de aromatizantes, corantes e conservantes e você ainda conta com diversas opções de gelatos sem açúcar, sem gordura ou lactose. 

Mas, e aí… qual a diferença

O sorvete é qualquer substância doce e gelada, feita a partir de uma massa cujos componentes são água, gordura, açúcar e saborizante. Normalmente, trata-se de um produto industrializado – o que garante validade maior e textura.

 No gelato, a proporção de gordura é menor que a de seu irmão industrializado e a quantidade de açúcar depende da base utilizada. Outro fator importante: a mistura deve ser menos aerada e servida em uma temperatura mais alta (entre -14ºC e -12ºC). Assim, a textura fica mais sedosa e cremosa. 

Sorbet é um preparo congelado que não é composto por derivados de leite: normalmente à base de frutas ou castanha, açúcar e água. Possui uma textura menos cremosa em relação às outras receitas geladas por ter um teor de gordura menor. De validade mais curta, costuma também estar fresco

Sorbet na Salada

A chef de cozinha Janaina Cardoso, que também é sócia-executiva de um restaurante de comida saudável em Santos, no litoral de São Paulo, fez uma reinvenção de uma salada caprese sem folhas e com sorbet.

Ingredientes
  • – 500 g de tomate italiano ou 4 tomates
  • – 500 ml de água
  • – 3 tomates cereja
  • – 6 rodelas de palmito pupunha (150 gramas)
  • – 150 gramas de queijo minas fresco em cubos
  • – 100 ml de azeite extra-virgem
  • – 50 gramas de castanha de caju torrada a gosto
  • – 1 limão taiti
  • – 1 maço de manjericão
  • – brotos para decorar
  • – pão italiano ou torradas
  • – vinagre balsâmico a gosto
  • – sal a gosto
  • – azeite verde a gosto (mistura de azeite e manjericão)
  •  
Modo de preparo
Faça um corte em X na ponta de dois tomates e coloque em água fervente por dois minutos. Retire da água, tire a pele dos tomates e corte-os ao meio. Coloque os tomates em uma forma com as rodelas de palmito pupunha. Regue com azeite verde e uma pitada de sal. Leve ao forno por cerca de 5 minutos no forno a 250 graus. Retire do forno, reserve o palmito pupunha.
Bata no liquidificador os tomates assados junto com azeite verde, o sal e o suco de meio limão. Retire do liquidificador, coloque em um recipiente, regue com um pouco de azeite verde e deixe no congelador por cerca de 2 horas para virar um sorbet.
Para montar a salada, faça uma fileira com as rodelas de pupunha no centro do prato. Corte o queijo minas em formato de triângulo e coloque perto do pupunha. Em seguida, em outro recipiente, faça a mistura dos tomates picadinhos, queijo minas em cubos, azeite e sal. Adicione essa mistura no prato da salada. Coloque também os tomates cerejas cortados ao meio. Depois, adicione uma fatia de pão italiano ou torrada. Retire o sorbet do congelador e também acrescente no prato, em formato de uma bola de sorvete. Por fim, adicione uma folha de manjericão, os brotos e uma pitada de sal. Regue a salada com azeite e vinagre balsâmico e, finalize com as castanhas torradas.
 

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1