O super alimento conquistou a mesa, o paladar e o coração (literalmente) do mundo todo!

Mexido, frito, no pão, acompanhando um bife, no suspiro ou no quindim. O ovo é um dos alimentos mais versáteis que existem e, acreditem, especialistas garantem que é um dos alimentos mais completos do mundo!

Isso mesmo, o primeiro alimento considerado o mais completo é o leite materno e o segundo é o ovo.

Ele é composto por:

  • Ácidos Graxos Saturados
  • Ácidos Graxos Insaturados
  • 20 Aminoácidos
  • 14 Minerais
  • 12 Vitaminas
  • Carotenóides

 

Estas substâncias, segundo o médico Dr. Victor Sorrentino, autor do livro Segredos para uma Vida Longa, palestrante internacional e ativista da ciência dos alimentos, diminuem a incidência de doença cardiovascular, diminuem a degeneração macular nos olhos (relacionada com a idade), faz prevenção de catarata e de retinose pigmentar. Ou seja, melhora a visão e previne doenças oftálmicas degenerativas.

E para comprovar ainda mais, e incluir de vez o ovo na sua dieta diária, saibam que a Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de medicina ingeriram 25 ovos por dia durante 3 meses. O resultado? O colesterol baixou… Ou sejam o estilo de vida e o consumo de gorduras trans é que são prejudiciais à saúde. Ovo? Ovo só faz bem!

O ovo é composto por clara e gema, certo? Por isso, nada de comer separado. A união dos dois elementos é que faz a força do alimento.

Na clara do ovo encontra-se uma proteína chamada albumina e esta proteína é formada por todos os aminoácidos essenciais. Ela ajuda na recuperação do tecido muscular, além de transporte de ácidos graxos e produção de hormônios. Por ser a albumina um tipo de proteína de absorção lenta, que prolonga a sensação de saciedade, a clara do ovo é também bastante utilizada em dietas de emagrecimento, no intuito de retardar a sensação de fome e ainda com alimento pouco calórico.

A gema é a parte mais gordurosa do ovo. São gorduras de boa qualidade, acompanhadas de  vitaminas lipossolúveis A, D, E e K; além da colina, que é uma das vitaminas do complexo B, fundamental para a formação de neurotransmissores e função cognitiva, importantes para o aprendizado e memória.

IMPORTANTE!

Ovos devem ser armazenados nas partes internas da geladeira e não na porta, para não quebrar por conta do abre e fecha. E  devem ser lavados logo antes do uso. Não se deve lavar antes,  pois a casca é porosa e pode causar penetração de bactérias. NUNCA devem ser consumidos crus para evitar o risco de contaminação por Salmonela.

Postada em 4 de janeiro deste ano, a imagem de um ovo se tornou a foto mais curtida do Instagram, de todos os tempos. A publicação reuniu mais de 53 milhões de likes – batendo todos os recordes, incluindo o da modelo Kylie Jenner, que tinha uma foto com 18 milhões de curtidas.

Tudo começou como uma brincadeira. A imagem foi colocada pela conta Egg Gang (com nome de usuário @world_record_egg), criada apenas com o objetivo de ultrapassar o recorde da blogueira. ” Vamos quebrar juntos o recorde mundial e ter a postagem mais curtida no Instagram, batendo o atual recorde de Kylie Jenner (18 milhões)! A gente consegue”, escreveu o dono do perfil na rede social.

Dito e feito! A internet pirou e elegeu a imagem do ovo como seu mais novo hit!

O ovo na gastronomia

Dizem que chef bom é aquele que sabe os muitos preparos de um ovo:  omeletes, mexidos, frito, cozido, pochê, mollet, curado e muitos outros. Há ainda o uso como “coadjuvante” , mas sabemos que um ovo em uma receita faz toda a diferença!

A gema do ovo é um dos emulsificantes mais comuns da gastronomia, basicamente o elemento que permite misturar um meio líquido e gorduroso criando uma substância cremosa. O exemplo mais clássico é a maionese. Molhos como o hollandaise e o bernáise também utilizam-se desse princípio. A gema também é um espessante de molhos, deixando eles com o aspecto mais liso e aveludado.

As claras, batem-se em neve (aprisionando o ar e aumentando consideravelmente seu tamanho), conferindo leveza e estrutura para diversos preparos, permitindo a existência de maravilhas como suflês, suspiros e até o marshmallow.

Os ovos inteiros dão suporte aos preparos de confeitaria, após expostos ao calor, coagulam e permitem, em conjunto com a farinha, estruturas aeradas e macias, além de adicionar sabor e gordura aos preparos. Em resumo, não é à toa que se dedica tanto tempo na escola de gastronomia para falar sobre esse ingrediente e seus preparos.

O chef carioca Felipe Bronze pensa parecido. “Até uns cinco anos atrás, chiques eram a trufa e o caviar”, diz ele, que comanda as caçarolas do restaurante Oro, no Rio de Janeiro. “Luxo agora é usar ingredientes locais.” Uma de suas receitas que mais despertam interesse é a do ovo estrelado. Incluída nos cincos menus-degustação,  é feita com uma gema cozida a 77 graus, só com flor de sal. Chega à mesa sobre uma espuma de batata, imitando um ovo frito, com couve refogada no alho. De dar água na boca!

 Anote a receita!

Das muitas versões de ovos, os chamados ovos pochês, tradicionalmente feitos na água fervente, não são os mais simples de fazer, mas com certeza estão entre os mais apreciados – principalmente para os fãs de gemas moles.

Ovos Beneditinos

Pelo Chef Thiago Maeda

 Ingredientes

1 egg sponge ou egg muffin

100g de fatias de lombo canadense

2 gemas

20ml de vinagre xerez

1 limão siciliano

120g de manteiga clarificada

2 ovos

100g de espinafre

Modo de Preparo

Abra o egg sponge, passe manteiga e toste.

Grelhe o lombo canadense.

Faça o molho hollandaise.

Faça o ovo pochet.

Sirva guarnecido de espinafre salteado e tomates assados.

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1