Muito mais do que um local pra cozinhar e comer, a cozinha é o centro do lar!

Coração do lar, a cozinha é o centro familiar da casa, onde todos se encontram e se alimentam não só de comida, mas também de histórias e amor. Por isso mesmo, ao longo dos anos, esse ambiente deixou de ficar escondido atrás das paredes para estar integrado às áreas sociais.

Mais do que bonita, a cozinha deve ser funcional, segura e higiênica! Ao projetá-la, a primeira preocupação deve ser com o trabalho: onde serão realizadas as atividades principais de preparar, cozinhar e armazenar?  Após muitos estudos, concluiu-se que a maneira mais eficiente de posicionar geladeira, pia e fogão é de modo a formarem um triângulo! Essa disposição facilita o dia a dia, encurtando as distâncias percorridas durante as movimentações mais repetidamente feitas: 1) retirar o alimento da geladeira; 2) Colocá-lo sob a pia e 3) Levá-lo ao fogão. Nesse layout, é preferível que o fogão seja posicionado ao lado da pia e a geladeira na parte de trás (deixando o frio mais longe do quente). Caso a triangulação não seja possível, o ideal é que a pia fique entre o fogão e a geladeira permitindo, assim, que a geladeira possa ser acessada sem ter que passar pelo fogão.

Uma boa iluminação é vital em qualquer cozinha, principalmente na área de preparo dos alimentos, para que se evite acidentes! Sempre que possível, opte pela iluminação natural, pois além de ser mais agradável, o sol é uma espécie de higienizador natural (fora a economia na sua conta de luz!). A iluminação artificial deve ser bem pensada para que o preparo de alimentos seja eficiente inclusive à noite, com fontes luminosas posicionadas de tal maneira que bancada, fogão e pia fiquem bem claros, sem projeção da sombra daquele que estiver cozinhando.

Tão importante quanto um bom projeto é a organização da sua cozinha. Ela é fundamental não só na estética do ambiente, mas também na garantia do bom funcionamento diário. Não negligencie armários e prateleiras, procure por modelos espaçosos, que permitam armazenar o maior número de itens. A opção por fazê-los sem porta ou deixar os utensílios 100% a mostra, apesar de linda (se você for extremamente organizado), pode não ser a ideal para quem cozinha todos os dias no ambiente, pois as peças engorduram muito rápido.

Caso sua cozinha seja compacta, opte por cores claras, tanto nas paredes quanto na marcenaria, pois isso dará a impressão de que o espaço é maior. Invista em armários planejados que permitam aproveitar todo o espaço, além de modelos de eletrodomésticos embutidos, pois liberam a bancada. Evite colocar muitas banquetas ou uma mesa muito grande, por exemplo. Uma boa coifa pode ajudar bastante na higienização, já que o ambiente não é tão grande para dispersar o vapor e cheiros de comida.

Na busca por equilíbrio entre beleza e utilidade, não tenha preguiça ao escolher os acabamentos e revestimentos desse ambiente. O piso de uma cozinha deve ser fácil de lavar e não acumular sujeira. Hoje existem muitas opções bonitas no mercado, feitas em material que exige pouca manutenção. Os mais usados continuam sendo a cerâmica, o granito e porcelanato. Os tampos das bancadas podem ser de granito, aço inox ou pedras sintéticas, como QuartzoStone, que resiste ao calor e não mancha, esses últimos, porém, com custo um pouco mais elevado. Nas paredes, aquela ideia de que era necessário aplicar revestimento cerâmico em tudo ficou para trás. Graças à potência das coifas, hoje é possível aplicar apenas massa corrida e tinta lavável, deixando só na bancada da pia e do fogão, um frontão de aproximadamente 25cm de altura, feito no mesmo material da bancada, para que a gordura e a água não estraguem a parede.

A cozinha é um ambiente potencialmente perigoso, onde facas e fogo se encontram. Sendo assim, procure posicionar gavetas com utensílios cortantes e raladores, fora do alcance de crianças. Evite tapetes: uma pessoa carregando uma panela com óleo quente ou água fervente pode escorregar e causar um acidente gravíssimo.

Na hora de projetar sua cozinha, você deve se perguntar qual é o seu estilo de vida e o que você deseja. O projeto de um ambiente para quem adora cozinhar e faz isso diariamente é muito diferente do feito para alguém que mal para em casa para comer. Conheça seus hábitos e seu estilo.

DICAS:

Ponto hidráulico: Mexer na parte hidráulica aumenta significativamente o valor da obra. Junto com ela, vem a reposição dos azulejos ou a troca de todos. Se tiver que alterar somente um pouco as posições da cuba e torneiras de bancada, use os sifões e pontos de entrada de água flexíveis.

Gás: Para não mexer no gás, atente-se ao fogão. Ao comprar um novo, veja as normas de segurança. O ponto de gás nunca pode ficar atrás do fogão e o registro tem que ter fácil acesso.

Elétrica: Verifique a segurança da fiação. Caso não queira mexer na elétrica, terá que adequar o mobiliário novo aos pontos existentes. Normalmente cozinhas planejadas pedem para que os pontos sejam modificados, fique atento. No caso de fogões e fornos, veja normas de segurança, assim como as do gás.

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  •  Comercial : 11 99972-9795

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Baixe nosso App

appstore  revista tudo

appstore  revista tudo

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros, de acordo com a LGPD (lei 13.709, de 2018)

 powered1

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar?