Entenda os motivos pelos quais, cada vez mais, os alunos aprendem fora dos muros da escola

Todo mundo sabe que o conhecimento aplicado na prática faz toda a diferença no aprendizado, né? E se falarmos em aprender, fora da escola, com os amigos, tudo fica ainda mais divertido.

Esse é o objetivo do Estudo do Meio, uma atividade interdisciplinar, que tem o objetivo de ensinar a teoria na prática, em campo, construindo novos conceitos, habilidades e atitudes. E engana-se quem pensa  que estamos falando apenas de viagens, com pernoite, para os maiores. Desde a Educação Infantil, cada vez mais, as escolas colocam em seu conteúdo programático saídas com os alunos para fora dos muros das escolas. Quem ai não se lembra da primeira ida ao zoológico com a turma da escola? Ou ao planetário, à Pinacoteca?

Fato é que os Estudos do Meio, além de complementarem e darem nova roupagem ao conteúdo já aprendido em sala de aula, dão aos alunos uma visão própria do mundo, por meio da observação e do contato com diferentes perspectivas da realidade, além dos livros. É a maneira de cada um de absorver, com o seu repertório e as suas conexões.

Mas é muito mais do que um passeio, uma excursão. Um estudo do meio exige planejamento, contexto, uma equipe preparada e, claro, a parceria com as famílias. É importante que os alunos saibam segurar a euforia e aproveitar cada momento, elaborando e absorvendo os conteúdos.  Além disso, crianças que têm estudos do meio desde o início da sua vida acadêmica, conseguem entender o processo de aprendizagem fora da sala de aula. Ou seja, o pátio, a casa, o parque, tudo acaba virando meio para aprender.

Já na adolescência, os estudos do meio dão vida a conceitos de história, geografia, biologia, química e física. Observa-se o meio, a sociedade, os comportamentos  e as diferentes realidades. Tudo isso somado ao ganho de competências sociais, trabalhar em grupo, conviver com as diferenças e o famoso “se virar”, longe dos pais e de tudo o que lhe é familiar.

Por outro lado, na escola, o planejamento começa muito antes, ao visitar cada local e entender se atende a necessidade daquela turma e daquele segmento. A partir disso, planejar cada passo, desde a saída da escola até o retorno, contemplando os aprendizados, alimentação, transporte, prever contratempos e todos os cuidados que os professores normalmente tomam.

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1