Mais do que temperar os pratos, essas ervas perfumam a casa e a comida,

deixando tudo mais gostoso

Alho, cebola e sal são temperos cotidianos em qualquer cozinha, certo? Mas é possível ir além, transformar pratos comuns em verdadeiras obras da alta gastronomia, usando apenas cores, sabores e, claro, arriscando!

Claro que além de deliciosos, eles têm benefícios para a saúde. Um prato bem temperado acaba levando menos sal, o que sempre é muito bom para a saúde. Ter temperos que combinem com diferentes tipos de alimentos também permite que você crie e ouse mais na cozinha. E só para finalizar, potinhos de tempero cada vez mais charmosos dão um toque super especial na decoração da cozinha, não é?

 

 Para temperar melhor!

  • Antes de usar um tempero, cheire: se o cheiro estiver fraco e a cor apagada, pode estar velho e aí é melhor descartar.
  • Temperos guardados em potes bem fechados duram meses.
  • Tostar os temperos na frigideira libera mais aroma e sabor, possibilitando fazer molhos e azeites perfumados.

Do lado de lá do oceano o pessoal entende bastante sobre isso. As especiarias e temperos orientais são imbatíveis, cheias de personalidade e com muitos ingredientes. Confira esta seleção que preparamos para você, papel e caneta na mão e bora deixar sua comida ainda mais saborosa.

 

  • Curry

O termo curry não significa uma erva somente, mas sim uma mistura de temperos. Isso mesmo. Na Índia é muito comum misturar um montão de ingredientes, que vira um tempero delicioso e inusitado. Com a cor amarela super marcante, o curry leva cúrcuma, claro, e também canela, pimenta, cominho, cravo, gengibre e noz-moscada. Outras especiarias como erva-doce e coentro também podem fazer parte desse tempero poderoso. Tudo torrado e moído! Chefs renomados fazem o seu próprio curry e há relatos de que alguns chegam a ter 70 ingredientes!

Use com: carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados e cozidos em geral.

 

  • Garam Masala

Outra combinação utilizada pelos indianos,  este leva no nome – masala – o seu mais forte significado: mistura de especiarias. Tem sabor forte e é composto por cravo da índia, cominho, louro, pimenta preta, coentro e noz-moscada. E, assim como o curry, ele também é possível adicionar a ele outros temperos como canela, anis estrelado e erva-doce.

Use com: frango ou carne bovina, esfregando e massageando a carne, antes de assar ou grelhar. Por ser um tempero muito saboroso e aromático, é utilizado também em: frutos do mar, carnes de porco, peixes, batatas, ovos, massas, legumes e pizzas.

 

  • Cardamomo

Superversátil, o cardamomo é um tempero que pode ser utilizado em receitas salgadas, doces e até em bebidas! Bastante aromático, possui sabor levemente picante. Você já deve ter provado algo com esta sementinha e nem sabia de onde vinha o sabor tão exótico. Além disso, auxilia no tratamento de problemas digestivos e há quem diga que é afrodisíaco!!

Use com: marinadas de carnes, sobremesas e para aromatizar bebidas.

 

  • Pimenta Síria

Não é lá muito pimenta e nem é muito picante. Na verdade, trata-se de mais uma combinação usada nas cozinhas síria e libanesa e seu gosto único é que dá aquele sabor inigualável aos quibes, esfias e tabules. Leva pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, canela, cravo e noz-moscada, todos moídos e usados em partes iguais (considere uma colher de sopa para cada, caso queria preparar em casa).

                Use com: receitas típicas da cozinha árabe, como quibes, kaftas e preparos com cordeiro, além de pães e alguns doces.

 

  • Zahtar

Este também é super característico da cozinha do Oriente Médio, Turquia, especialmente. Leva duas colheres de sopa de gergelim, e partes iguais de tomilho, orégano e manjerona moídos.

Use com: É super coum se salpicado em pães e esfihas. Colocado em azeite fica delicioso naquele pãozinho sírio. Também pode ser utilizado em carnes e peixes.

 

E agora coloque tudo em prática!!

 

Camarão ao tamarindo e Leite de Coco

Prato de Raghavan Iyer, cozinheiro indiano que mora nos EUA

 

Ingredientes

2 colheres (chá) de sambhar masala ou garam masala

1 colher (chá) de sal grosso ou kosher

1 colher (chá) de pasta ou concentrado de tamarindo

1/2 kg de camarões grandes (de 21 a 25), sem casca, limpos, mas com o rabo

2 colheres (sopa) de óleo de coco ou vegetal

1/2 xícara de leite de coco natural

12 folhas médias e frescas de curry

2 colheres (sopa) de folhas e talos finos de coentro fresco bem picado

 

 

Preparo

  1. Misture a masala (pode ser o sambhar ou o garam masala), o sal e a pasta de tamarindo em uma tigela média. Acrescente o camarão e misture bem. Cubra e leve à geladeira por 30 min (no máximo 2 horas). Não exceda esse tempo porque, do contrário, a acidez do tamarindo deixará a carne borrachuda.
  2. Em uma frigideira média, aqueça o óleo. Disponha os camarões em uma única camada. Retire qualquer excesso de marinada. Frite de 30 segundos a um minuto de cada lado.
  3. Acrescente o leite de coco e o líquido restante da marinada, acrescente as folhas de curry e mexa uma ou duas vezes. Cozinhe sem tampar, mexendo de vez em quando, até o camarão adquirir uma cor alaranjada e ficar enrolado, mas continuar macio e o molho engrossar ligeiramente (3 min). Polvilhe com o coentro picado e sirva imediatamente.

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1