“Comida lixo”. Embora a tradução de “junk food”termo em inglês para se referir a alimentos sem valor nutritivo –  seja pejorativa, muitos de nós não abrem mão dessas porcariazinhas cheias de sabor. Compreensível.

No entanto, se dá para melhorar a procedência de tais alimentos, porque não? Principalmente em se tratando de dois dos principais:  hambúrguer e hot dog. Quem nunca saiu da balada e parou numa barraquinha para comer um “dogão” ou um x-burguer que atire a primeira batata palha.

O sucesso dessas iguarias vindas diretamente das ruas é tanto que não demorou muito para que ambas passassem pelo “raio gourmetizador”. Resultado? Versões mais sofisticadas, saborosas e, arriscamos dizer, menos prejudiciais à saúde – graças aos ingredientes de primeira utilizados no preparo e, claro, às versões fitness.

Gourmet? Gourmetizado?

Pense rápido: atualmente, você conhece algum prato que não tenha uma versão gourmet? Provavelmente a resposta foi negativa. Até nosso querido brigadeiro tem a sua versão mais sofisticada – igualmente deliciosa, diga-se de passagem. Mas afinal, de onde surgiu esse termo?

O termo surgiu pela primeira vez no livro do gastrônomo francês Brillat Savarin, “A fisiologia do gosto”, de 1825, e significa “aquele que tem bom gosto”No sentido original, significa que a comida pertence à alta gastronomia, que ela é mais nobre, com alguma origem específica ou preparada com algum ingrediente mais raro e, consequentemente, mais caro. Mas engana-se quem acha que necessariamente seja melhor que um ingrediente do dia-a-dia que encontramos por aí, depende muito do seu uso.

Na chapa, ingrediente “du bom”

Geralmente, o hambúrguer tradicional é feito de carne processada e demais ingredientes com procedência duvidosa. Já o hambúrguer gourmet se diferencia pela qualidade da origem de cada ingrediente, mais refinados.

Eles são produzidos de uma forma mais artesanal. As carnes são feitas com técnicas profissionais e, em geral, no próprio estabelecimento. Nelas, utilizam-se somente um blend de carne – mistura de diferentes tipos de carne – com uma determinada porcentagem de gordura, que assegura a suculência e o sabor do produto.

Além disso, os pães utilizados são mais macios, muitas vezes feitos artesanalmente. Os acompanhamentos também se destacam pela qualidade. Vale ressaltar ainda que um hambúrguer gourmet pode variar, indo do mais tradicional, composto somente com carne, pão, queijo e uma saladinha fresca, até o mais incrementado, com elementos mais nobres. O importante é a forma como ele foi manuseado e, principalmente, a procedência de cada ingrediente usado na preparação.

Hey, Salsicha!

É com a célebre frase do cão Scooby-Doo que clamamos: “desce um hot dog completo!”. O clássico e delicioso pão com salsinha, mostarda, catchup, purê e batata palha ganhou novas versões, em outras palavras, disse “sim” ao gourmet. Atualmente, existem diversos espaços que vendem hot dogs cada vez mais incrementados e com ingredientes de luxo que fazem a cabeça e o paladar de uma clientela cada vez mais exigente. Para se ter uma ideia, dependendo do nível de elaboração, algumas versões podem ser caríssimas. Um exemplo é o hot-dog mais caro do mundo, que até entrou para o livro dos recordes, vendido por um food truck de Seattle, nos Estados Unidos. A delícia custa, 169 dolares, cerca de 640 reais, e conta com anéis de cebola empanada, cogumelos, kobe bife, foie gras, trufas negras da Itália, caviar, maionese japonesa e, é claro, a tradicional salsicha. De acordo com o inventor, o Juuni Ban, nome dado à iguaria, não espanta a freguesia por conta do seu preço. Pelo contrário, a curiosidade faz com que para experimentar, o cliente precisa encomendar com até duas semanas de antecedência.

Papel e caneta – É hora das receitas!

Danger Dog

Para o Molho Picante de Frutas e Mostarda Country

  • 1/2 abacaxi descascado e cortado em palitos de 1,5cm
  • 1 manga descascada e cortada em pedaços de 1,5cm
  • 1 pimenta jalapeño sem sementes e cortada em cubos pequenos
  • 1 pimenta calabresa (Fresno ou jalapeño) sem sementes e cortada em cubos pequenos
  • 1/2 cebola roxa média cortada em cubos pequenos
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • Suco de 1/2 limão-siciliano
  • 1/2 xícara de pepino em conserva
  • Sal koshere pimenta-do-reino moída na hora

Para os Cachorros-Quentes

  • 8 fatias de bacon defumado na macieira
  • 8 salsichas bovinas de boa qualidade
  • 16 fatias de pimenta jalapeñoem conserva
  • 8 pães de cachorro-quente
  • Ketchup para servir
  • Mostarda country para servir

Modo de fazer

Para o Molho Picante de Frutas e Mostarda Country
Pré-aqueça uma panela própria para grelhar com um pouco de óleo em fogo médio-alto. Grelhe os palitos de abacaxi e os pedaços de manga por 1 a 2 minutos de cada lado, até que fiquem com marquinhas de grelha. Deixe esfriar e, em seguida, corte em cubos de 0,5cm. Em uma tigela grande, misture as frutas com a pimenta jalapeño, a pimenta calabresa, a cebola, o azeite de oliva, o suco de limão e os picles. Tempere levemente com sal e pimenta, coloque na geladeira e reserve.

Para os Cachorros-Quentes
Coloque uma panela própria para grelhar no fogo médio-alto. Cozinhe o bacon por 1 a 2 minutos de cada lado, só para derreter um pouco de gordura, mas não o cozinhe completamente. Transfira para um prato forrado com papel toalha para escorrer. Com uma faca afiada, faça um corte pequeno no comprimento na salsicha (corte somente até o centro; não corte até o final para não separar em dois pedaços).

Faça um corte em cada uma das fatias da pimenta jalapeño, desenrole-as em longas tiras. Coloque 2 ou 3 tiras de na fenda da salsicha que você cortou.

Enrole cada salsicha com uma tira de bacon e prenda com palitos de dente, para o bacon não desenrolar. Na mesma panela utilizada para grelhar o bacon, cozinhe as salsichas, por 5 a 6 minutos, até que o bacon esteja cozido e crocante. Vire com frequência, para não queimar. Para servir, toste os pães por 1 a 2 minutos de cada lado. Retire os palitos de dentes das salsichas e coloque uma dentro de cada pão. Cubra com o molho de frutas. Sirva com ketchup e mostarda.

 

Hambúrguer de costela e cerveja Dubbel

 

Ingredientes

 – 160 gramas de costela

– Sal grosso

– Pimenta do reino

– 2 fatias de queijo muçarela ou cheddar inglês

– 100 gramas de bacon em fatias

– Pepino em conserva

– Ketchup Weizen (feito com cerveja de trigo)

– 1 unidade de cebola cortada à Julienne

– 1 colher de açúcar mascavo

– 50 ml de cerveja estilo Dubbel

 

Modo de preparo

 

Com o auxílio de um aro, molde o hambúrguer de 160g. Coloque para grelhar ou fritar. Cubra o lado que não está no fogo com pimenta do reino e sal grosso. Deixe por 4 minutos e vire o hambúrguer. Após 2 minutos, acrescente o queijo muçarela para derreter e deixe por mais 2 minutos. Com o auxílio de uma pinça ou espátula, bata delicadamente o hambúrguer para sair o excesso de sal grosso. Toste o pão.
Cebola caramelizada: Em uma panela em fogo baixo, frite a cebola até murchar. Acrescente o açúcar mascavo e a cerveja e deixe caramelizar e reduzir até o ponto desejado.

Montagem: Coloque o hambúrguer com queijo no pão tostado, depois adicione a cebola, o pepino, o bacon e o ketchup.

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

Website desenvolvido por :  powered1

Share This
Nosso conteúdo tem direitos autorais! Não Copie