Conheça mais sobre o legume que ganhou o prato e os corações do mundo todo!

A estrela da nossa seção de Gastronomia deste mês é um tanto controversa. Há quem ama e há aqueles que nem chegam perto. E a estranheza começa já na grafia do nome. Berinjela é com G ou com J? Garantimos que é com J e mais do que isso, garantimos que é deliciosa e muito versátil!

Fruto da Solanum Melongena, originária da Índia é de fácil cultivo nos trópicos e pertence à família Solanaceae, assim como o tomate, pimenta, pimentão, batata e jiló. Foi introduzida à dieta brasileira por imigrantes árabes, sendo consumida principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. É composta por 96% de água, rica em fibras, antioxidantes, vitaminas (A, C e as do complexo B) e sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro e baixíssimo valor calórico (aproximadamente 25 calorias a cada 100 gramas).

Embora tenhamos mais familiaridade com a alongada e de cor roxa bem escura, existem outras variações, menores, mais claras, que podem ser usadas para conservas e até um tipo branco, mais comum na china, de gosto adocicado.

Suas possibilidades são inúmeras, basta pensarmos que ela é o ingrediente principal de pratos de diferentes partes do mundo, como o árabe babaganush (pasta com tahini, limão e alho), o francês ratatouille (um ragu de legumes) ou o  grego moussaka (que conhecemos como a lasanha de berinjela, mas que na receita original leva carne de cordeiro). Na França e Itália também serve para fazer conserva e uma sobremesa que ainda leva pistache e suco de laranja – a “marmelada” de berinjela dos italianos.

A berinjela deve ser consumida sempre cozida e as possibilidades são infinitas. Na panela, na frigideira, assada, sozinha, como outros legumes, cortada em dados, em fatias, em rodelas, cozidas ou ainda a vapor. Quente ou fria, com ou sem pele.

Curiosidade

Como outros produtos forasteiros, a berinjela não foi acolhida entusiasticamente na Europa. Durante muito tempo, a população se recusou a comê-la, por suspeita de causar demência e epilepsia. Na verdade, confundia o risco de uma banal dor de barriga com doenças graves. Isso porque a berinjela crua oculta certa porcentagem de solanina, substância que provoca distúrbios intestinais. Mas o perigo desaparece com o cozimento.

Como escolher?
Verifique se a casca esta lisa, sua cor contínua e bem brilhante. O cabo da extremidade deve estar verde e com pontas coladas na casca, isso vai assegurar o frescor. Se a casca estiver enrugada ou com furinhos, não compre, pois estará mais amarga, farinhosa e com muitas sementes.

Como conservar?
Sempre na geladeira. As berinjelas não duram muito e não gostam de temperatura ambiente onde elas desidratam e secam. O consumo recomendado é dentro de uma semana, no máximo!

Sua versatilidade desperta a criatividade de chefs, que utilizam o ingrediente como parte das receitas e muitas vezes como protagonista!

Então que tal não torcer o nariz e ousar? Papel e caneta na mão e anote a receita!

E emagrece mesmo?

Houve um tempo que em que nas rodas de conversa sempre se ouvia falar de alguém que havia emagrecido tomando água de berinjela, ou suco de laranja com berinjela, ou até que os níveis de colesterol diminuíram após o consumo diário do legume. Mas será mesmo?

A resposta é sim! Mas muita calma, ela pode ajudar, não é um milagre!

Devido à grande quantidade de fibras e por ser um alimento com poucas calorias e muita água em sua composição, as berinjelas podem ajudar na perda de peso. As fibras se movem lentamente pelo trato digestivo, aumentam o tempo de esvaziamento gástrico, melhoram a digestão e promovem a saciedade, reduzindo a ingestão de calorias. Uma destas fibras solúveis é a pectina, que realmente ajuda a manter as funções do intestino e diminui a velocidade de “entrada” de gorduras e glicose (açúcar) no sangue. O alimento ainda contém saponina, que se liga à gordura e evita que ela seja absorvida. No entanto, a quantidade de saponina e também de fibras solúveis transferidas para o suco de berinjela –principalmente se você coar a bebida — é muito pequena para garantir, sozinho, esses benefícios todos que vemos em dietas malucas por aí.

Por isso, se quer ajuda para emagrecer, procure um nutricionista!

Bababaganoush Tradicional

Receita do Restaurante Repita

Tahine (pasta de gergelim) – 140 g

Limão – 50 g

Alho  – 9 g

Azeite – 20 g

Berinjela  – 10 unidades

Sal a gosto

Coloque as berinjelas com casca sobre a chama, em fogo médio.

Grelhe as berinjelas, virando de vez em quando, até que fiquem bem macias e soltem a casca com facilidade (a casca fica bem queimada), esse é o processo de defumação.

Deixe esfriar. Corte ao meio e com uma colher retire a polpa da berinjela e mexa até soltar seu líquido. Acrescente o azeite, tahine, o limão, o sal e o alho (amassado) e misture bem.

Pode ser servido com pão sírio, salada, legumes, carnes ou como você quiser!

Dica: O Tahine pode ser encontrado em supermercados com maior variedade de itens importados. Mas se quiser viver uma experiência, vá até o bairro do Brás, aproveite o passeio e compre o seu tahine em uma típica loja libanesa.

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1