Conheça os micro-organismos super benéficos para o nosso corpo e que podem ser fabricados em casa!

Você sabia que se somarmos as bactérias, vírus e protozoários de nosso corpo, podem chegar a até um quilo do peso da pessoa? Nossa, mas em uma matéria de gastronomia falando de bactéria?

Isso mesmo!

Esse pedaço da gente é chamado de microbiota, mas fique tranquilo, são micro-organismos do bem, que vivem, em sua maioria, no intestino. Mais ou menos 10 bilhões de micro-organismos vivendo ali, para que nosso intestino funcione corretamente. E para reforçar esse time, surgiram os probióticos, palavra de origem grega que significa “pró-vida”, contrário de antibiótico. Os probióticos são do time dos lactobacilos vivos, lembra deles?  Uma vez no intestino, esses seres se reproduzem com grande rapidez e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali.

A vantagem dos probióticos é que eles usam organismos geneticamente selecionados, que comprovadamente chegam vivos ao intestino em quase 100%, enquanto os lactobacilos do iogurte sobrevivem em escala bem menor.

Pois bem, feitas as explicações, vamos aos alimentos!

Kombucha

A teoria mais antiga diz que ele era considerado um elixir da longa vida na China há pelo menos quatro mil anos. O kombucha nada mais é do que um chá fermentado com um disco gelatinoso, conhecido como scoby, onde vivem diversos fungos do tipo levedura e bactérias. É a combinação de todos esses minúsculos seres vivos que traria um efeito proveitoso ao nosso corpo.

Para cultivar em casa, é preciso ganhar um “filhote” do scoby e mantê-lo vivo com uma mistura de açúcar e chá-preto, verde ou mate. Mas em supermercados e casas de produtos naturais é possível comprar o Kombucha pronto pra beber!

São muitos os benefícios propagados: de perda de peso a tratamento do câncer. Mas nem todas têm comprovação. O benefício à flora intestinal, esse sim, tem muitos relatos positivos.

Kefir

Mais popular, é comum vermos em grupos do Facebook e Whatsapp pessoas doando “mudas” de kefir. O gosto levemente azedo ainda não agrada a todos os paladares, mas seus benefícios são unanimidade em quem consome regularmente.

Formada por grãozinhos de polissacarídeos (um tipo de carboidrato), a colônia se reproduz tanto no leite quanto na água com açúcar mascavo — o leite, porém, é mais usado. E já existem efeitos comprovados no aumento da imunidade, controle de inflamações e melhora do sistema digestivo.

O kefir produzido a partir da água fica com sabor muito ácido. Por isso, a recomendação é usar o produto em preparações como sucos e vitaminas.

Já o cultivado em leite, vira um iogurte Se você bater com frutas congeladas, a consistência fica muito parecida com um smoothie e é delicioso para dias quentes. Outra opção ainda é utilizar este leite para fazer molhos para a salada. Substituir o leite na hora de fazer bolos e molhos em geral.

#ficaadica

Dificilmente encontrados à venda, a cultura tanto do kefir quanto do kombucha costuma ser doada pela internet ou entre amigos. Eles duram dias na geladeira. Mas é preciso sempre estar atento a qualquer sinal de contaminação.

Levain

De origem francesa, ele é um fermento natural produzido artesanalmente e que dura décadas. A base é feita com um líquido rico em nutrientes e farinha de trigo branca. Assim como na versão comprada no supermercado, as bolhas de ar da mistura caseira são fruto do Saccharomyces cerevisiae, o mesmo fungo que é usado na cerveja.

Como resultado, o pão fica mais leve e com textura agradável mesmo que seja integral. No fundo dá pra sentir aquele azedinho da fermentação. Possui um índice glicêmico mais baixo do que outros pães e sua digestão é mais fácil, até mesmo para aqueles que são sensíveis ao glúten, devido à sua fermentação mais lenta.

Como fazer o levain, ou fermento natural

Misture 200 gramas de farinha de trigo, 200 gramas de farinha de centeio e 400 mililitros de água morna. Deixe a massa repousar por 20 horas em um recipiente tampado. No dia seguinte, retire 200 gramas da mistura e descarte o resto. Adicione 200 gramas de farinha de trigo e 200 mililitros de água. Deixe repousar por 12 horas e repita o processo por 25 dias.

Depois desse período, você já terá o levain. Ele deve ser alimentado todos os dias. Para isso, sempre separe 100 gramas dele e junte com 200 gramas de farinha de trigo (seu açúcar ajuda no desenvolvimento dos micro-organismos) e 100 mililitros de água. Nesse processo, é possível acrescentar mel, vinho ou frutas.

  • Receita de suflê de espinafre com kefir (fonte: Mundo Boa Forma)

 

Ingredientes:

4 colheres de sopa de margarina light;

4 colheres de sopa de farinha de trigo;

1 xícara de chá de leite de kefir;

pimenta-do-reino;

noz-moscada a gosto;

2 colheres de sopa de cream cheese de kefir;

3 xícaras de chá de espinafre cozido escorrido e picado;

2 gemas;

2 claras.

Modo de preparo:

Derreta a margarina em uma panela e adicione a farinha e logo em seguida o leite de kefir. Misture tudo muito bem até formar uma massinha. Tempere com pimenta e pitada de noz-moscada. Então acrescente o cream cheese de kefir e em seguida o espinafre previamente cozido e picado. Misture bem e deixe derreter. Em seguida bata as gemas com um garfo e acrescente à mistura. Quando esgrossar desligue. Bata as claras em neve e adicione à mistura incorporando com suavidade com uma espátula. Despeje em um pirex untado e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos ou até dourar. Sirva!

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1