A chegada de uma criança em casa muda tudo, inclusive a decoração! Se quando as colocamos em segurança para brincar em algum cantinho da casa, basta piscar os olhos para que elas já estejam aprontando em outro lugar, manter a decoração sempre impecável parece ser impossível com eles por perto. Mas nós vamos te provar que não é.

A primeira coisa que nos vem à mente quando falamos sobre crianças em casa é a segurança. Por serem muito frágeis e, por algum tempo, não terem muita noção de espaço nem de perigo, efetuar algumas mudanças na casa por questão de segurança do bebê é essencial, a fim de garantir ambientes propícios para os pequenos aproveitarem sem preocupações.

Busque optar por formas arredondadas e móveis macios. Mais do que uma questão visual, eles são perfeitos para garantir uma brincadeira calma, sem quinas pelo caminho. Caso você seja um total apaixonado pelas linhas retas e não quer abrir mão da elegância que proporcionam, então as pontas das peças devem estar protegidas com cantoneiras especiais, disponíveis inclusive em modelos transparentes, que somem nas mobílias.

Já a maciez se justifica pelo óbvio: o eventual impacto é menor conforme a rigidez é menor! Ainda sobre segurança, caso haja lareira, atente-se para que as precauções sejam tomadas: tela de proteção em tempo integral, para evitar que as faíscas se espalhem ou pior, que os pequenos ponham suas mãos lá dentro! Mas calma, não é porque você tem crianças em casa que não pode manter o ambiente enfeitado, florido… Apenas tenha o cuidado de não deixar peças frágeis e pontiagudas, nem espécies tóxicas ou espinhentas ao alcance dos pequenos.

Com as questões de segurança atendidas (o que inclui a colocação de grades em janelas e terraços!), é importante que as crianças possam brincar! O ideal é que ela seja livre para usufruir da casa como um todo, mas ter um lugar só seu, onde ela tenha mais autonomia e liberdade para espalhar seus brinquedos sem tanta restrição é essencial! Nesse “cantinho”, coloque tapete, cadeiras pequenas, mesinha e seus brinquedos! Esse pode, inclusive, ser um cômodo mais lúdico, carregado em cores e formas, que estimule bastante! Os mais ousados gostam da ideia de proporcionar até locais para que a criançada possa escalar, balançar… Ótima alternativa é revestir o piso em material vinílico, super lavável, divertido e não escorrega! E que tal pintar uma parede com tinta de lousa, permitindo que expressem todo seu dom artístico? Com esse ambiente, fica mais fácil para os pais controlarem a bagunça e uma boa alternativa para entreter os filhos quando vão receber visitas.

Sabemos que na vida real, nem sempre é viável e prático manter todos os brinquedos dos pequenos em um cômodo só, principalmente quando a criança começa a crescer e se movimentar, deixando brinquedos jogados por todo lugar…

Uma boa alternativa para ajudar na organização e limpeza é ter, na própria sala de estar, por exemplo, um compartimento, baú ou gavetão onde se armazene tudo que ficou espalhado desde a última brincadeira. Procure manter esse compartimento ou móvel sempre em altura compatível com a criança, para que ela possa ajudar nesse armazenamento e ir aprendendo sobre organização também.

Na hora da escolha dos móveis, veja os mais fáceis de limpar e quase “inquebráveis”. Para mesas, procure as com superfícies antiaderentes, como vidro temperado ou fórmica, pois cola e massinha saem mais facilmente. Para cadeiras, fuja dos estofados se quiser sossego.  Se usar madeira, por exemplo, escolha a rústica, pois não evidencia tanto as marcas do tempo e uso (arranhões, marcas de copo e canetinha…). Materiais devem ser laváveis! Comida no tapete, mãos sujas no sofá ou tênis sujo no carpete são coisas que acontecem muito frequentemente e se você não estiver preparado, passará o dia estressado. Para estofados e tapetes, aposte em tecidos resistentes (couro, sarja e lona) em cores neutras e mais escurecidas. Capas pré-encolhidas facilitam bastante o processo de limpeza de sofás, vale a pena o investimento. Nos tapetes, o sisal é uma boa alternativa natural ao lavável polipropileno.

É possível ter um lar funcional e adequado para sua criança sem que se perca o aconchego e estilo. Inclua tecidos agradáveis ao toque, mantas no sofá, gavetões de armazenamento e ensine seus pequenos, desde cedo, que a casa é lugar de convivência com todos, local de diversão e carinho, mas há regras e limites.

Beatriz Dutra

Quem Somos :

A Revista TUDO chegou e revolucionou! Com uma proposta diferenciada traz inovação, ousadia, serviço e mais Informação para você, leitor! Muito além de mais uma revista regional, a TUDO mostra o que a Região tem de bom, o que precisa ser melhorado e as necessidades de seus moradores. Somada a esta prestação de serviço, apresenta uma síntese dos fatos mais importantes que acontecem no Brasil e no mundo, sem contar os assuntos de interesse geral que estão em evidência na atualidade. Leia Mais

Contatos: 

  • E-mail: contato@revistatudo.com.br
  • Tel: 11 4617-4873

Distribuição Gratuita:

  • Condomínios e pontos comerciais instalados na Granja Viana, Ao longo  da Rodovia Raposo Tavares, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Jandira, São Roque, Vila S. Francisco, Alphaville e Aldeia da Serra

 


logo

Horário de Atendimento:  

  • SEGUNDA-FEIRA    09:00 ÀS 17:00
  • TERÇA-FEIRA          09:00 ÀS 17:00
  • QUARTA-FEIRA        09:00 ÀS 17:00
  • QUINTA-FEIRA         09:00 ÀS 17:00
  • SEXTA-FEIRA           09:00 ÀS 17:00

A Revista Tudo é uma publicação da Editora Tudo: Av. São Camilo, 980 Shopping Granjardim Granja Viana - Cotia

Privacidade:

  • O website da  "Revista Tudo" zela pela privacidade e proteção dos dados pessoais de seus clientes e visitantes, mantendo assim a relação de confiança, respeito e transparência. Apenas pessoal qualificado e autorizado tem permissão para acessar os dados coletados.
  • Em nenhuma circunstância, tais informações são vendidas ou compartilhadas com terceiros.

 powered1