Gastronomia
Tâmara, muito além do natal

Elas costumam aparecer por aqui mais perto da época do natal, mas ela tem muito mais a oferecer do que receitas de final de ano. A Tâmara é um alimento pra lá de saudável, indispensável na alimentação funcional. A fruta nasce da tamareira, uma palmeira originária do Oriente Médio, de regiões áridas e semiáridas, mas tem sido cultivada com sucesso na região Nordeste. Vinda de fora ou do nosso país, a fruta vem conquistando cada vez mais espaço na mesa do consumidor. De acordo com a nutricionista Daniele Pagliarini, de Florianópolis, a tâmara é rica em fibras, potássio e cobre, vitaminas, tais como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina A, K, e ainda possui propriedade altamente energética.

“A tâmara é um fruto riquíssimo em antioxidantes, por isso nos fornece proteção extra contra os radicais livres, podendo reduzir os efeitos do stress no organismo e ainda melhorar a imunidade. Além disto, seus índices de vitamina C (ácido ascórbico) estão entre 50 e 100 vezes a mais do que a banana, 8 a 17 vezes mais do que a laranja, de 75 a 150 vezes que as peras e 50 vezes mais do que a maçã”, destaca.

 
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O dia das crianças está chegando e a ideia é unir culinária com diversão através da leitura. Pesquisando nas livrarias e internet, descobrimos que a literatura deste segmento é grande e quase tão variada quanto a dos adultos!

Têm os tradicionais como “Dona Benta para crianças”, com receitas que elas gostam, livros com receitas da fazenda, outros que ensinam passo a passo, de saladas, doces, vegetarianos, sanduíches e de personagens conhecidos, como o menino maluquinho e  do Júlio do Cocoricó.

Conversamos com a nutricionista e chef, Maria Luiza Petty, autora do livro “Lugar de criança é na cozinha”, que oferece receitas adaptadas para que as crianças realmente possam colocar a mão na massa.

“O objetivo é mostrar que ao cozinhar, a criança pode se familiarizar com os alimentos e passar a aceitá-los.”, explica a nutricionista.

O livro também propõe que cozinhar pode ser uma grande oportunidade para adultos e crianças irem juntos para a cozinha e se deliciarem com novos ou conhecidos aromas, texturas e sabores.

 
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Aprenda a escolher o seu leite

 O leite de vaca é apenas mais um produto que ganhou fama de vilão de tempos pra cá. Um dos grandes problemas apontados é a lactose, pois muitas pessoas têm alergias ou mesmo intolerância a ela. Em alguns casos, para substituir o leite de vaca, médicos e nutricionistas sugerem algumas opções de leites vegetais ou o leite de cabra.

Para entendermos sobre cada um deles, conversamos com Patrícia Ceolin Grassi, mestre em Metabolismo e professora dos cursos de Nutrição e Medicina da Unic (Universidade de Cuiabá).

Ela explica que apenas 20% da população sofre de intolerância à lactose e que é importante avaliar a qualidade do leite que chega a nossas casas.

“No Brasil, consumimos o  leite longa vida  UHT. O trajeto deste leite, do produtor até a nossa mesa, é longo e pode ser corrompido no caminho.”  Para ela, outro ponto negativo é que o UHT (sigla de temperatura alta em inglês) alcança temperaturas superiores a 100ºC, o que acaba eliminando não só as bactérias ruins como as boas, os probióticos.

 
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