Gastronomia
Vinagre, saúde e sabor

Conheça os vários tipos e seus usos

O vinagre é um produto obtido a partir de duas fermentações: a primeira, alcóolica, e a segunda, acética. Durante a fermentação alcóolica, o açúcar é transformado em álcool por leveduras. Em seguida, pela ação de bactérias (acetobacteres) esse álcool é transformado em ácido acético, formando o que se convencionou chamar de vinagre (do francês “vinaigre”, vinho azedo).

Qualquer alimento in natura ou substância que possua açúcar pode ser usado para a fabricação do vinagre: arroz, beterraba, cana-de-açúcar, batata, maçã, álcool, cevada etc. Todos eles têm vários usos, tanto na gastronomia como para outros fins, como dietas ou cuidados com o corpo. Existe uma infinidade de vinagres. Vamos conhecer alguns deles, seus usos e características.

Balsâmico:

O vinsgre balsâmico tem aspecto denso e escuro, com sabor agridoce. É feito a partir de uvas e contém antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas e cardiovasculares. Serve para temperar carnes, legumes cozidos, peixes, massas, saladas e molhos.

Vinagre de frutas:

Os mais conhecidos são os de maçã e o de uva, mas é possível elaborar vinagre com outras frutas, como framboesa, maracujá, cana de açúcar, kiwi, laranja e tangerina, entre outras.

Maçã: é transparente e possui muitas substâncias benéficas, como enzimas, catequinas e quercetinas, que são antioxidantes. É rico em minerais (potássio, fósforo, cálcio, magnésio e cobre), vitamina A, B, C e E. O Vinagre de maçã pode ser usado em molhos e saladas e em dieta de emagrecimento.

Maracujá: É agridoce. Pode ser utilizado em molhos para mousses, sorvetes, saladas e assados. Também pode usado em panquecas e waffles.

Tomate: Tem sabor adocicado e suave. Pode ser utilizado em saladas e pratos quentes em geral.

Framboesa: ideal em saladas de tomate, chutneys, marinadas para carnes e reduções de caldos.

Vinho Branco: Tem sabor ácido. É bom para saladas e molhos.

Vinho Tinto: É encorpado e é o mais ácido dos vinagres. Pode ser utilizado nas saladas, molhos e sanduíches.

Champanhe: É encorpado e ácido. Serve para temperar molho, sanduíches e saladas.

Vinagre de álcool: É transparente e pode ser usado no tempero de diversas preparações. É o mais utilizado como produto de limpeza quando não se quer usar substâncias industrializadas.

Vinagre de Jérez: É um produto espanhol,  extraído a partir do vinho produzido na região de Jérez no sul da Espanha. O vinagre deve ser maturado em barris de madeira por pelo menos 6 meses e ter pelo menos 7 % de acidez. Confere aos alimentos um sabor muito apreciado.

Vinagre de arroz:

Obtido pela fermentação do arroz, possui aminoácidos importantes para a saúde. É muito utilizado na culinária oriental, como no preparo de sushis, por exemplo.

Aromatizado com Ervas: Este tipo de vinagre dá sabor e aroma de estragão, hortelã, alecrim, manjericão ou louro para as saladas.

 

O uso mais comum do vinagre é como tempero, seja de saladas ou de outras preparações como carnes, molhos, conservas e picles. Mas ele também pode ser usado na limpeza da casa, para tirar mofo, tirar odor de recipientes e tapetes, amaciar roupas e remover gordura e dar brilho aos cabelos. Entre os benefícios para a saúde, estão a maior absorção dos nutrientes, ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, acaba com o refluxo, melhora as funções cognitivas do ser humano.

Aqui você vai aprender a preparar um pão sem glúten e muito saboroso, que utiliza vinagre em sua composição, receita da artista plástica Maria Sylvia Machado.

 

Pão de Aveia (sem glúten)

Ingredientes:

½ xícara de água morna

2 colheres (sopa) de mel

1 colher (chá) de fermento seco instantâneo

2 ovos

4 colheres (sopa) de azeite ou óleo de coco

1 colher de sopa de vinagre de maçã

1 xícara de farinha de aveia

1 xícara de farinha de amêndoa

1 xícara de polvilho doce

1 colher (chá) de CMC

2 colheres (chá) de pectina ou gelatina sem sabor

1 ¼ colher (chá) de sal

 

Modo de preparo:

Colocar o fermento e o mel na água morna. Bater os ovos até espumar, juntar o óleo de coco e um pouco do vinagre. Juntar o fermento já levedado e o vinagre restante e, aos poucos, as farinhas misturadas.

Untar uma pedra e as mãos com óleo de coco. Amasse um pouco para misturar. Fazer os bolinhos ou pãezinhos e deixar crescer por meia hora. Coloque no forno apagado com uma forma de água fervendo em baixo (na grelha de baixo do forno). Ligar o forno a 180 graus e assar por 20 minutos.

 

 

Fonte:

mundoboaforma.com.br

natue.com.br

 

 

 

 

 
Aprenda a fazer drinks de verão

O verão está de volta e o ideal é tomar muito líquido. Mas para quem curte um bom aperitivo, pesquisamos alguns drinks de verão, aqueles que são refrescantes, levam bastante gelo e combinações de bebidas alcoólicas. Segundo o site gourmmelier, “A pedida do verão são esses drinks com líquido de nome bonito, gelo e muitas cores.”

O barman Jean Ponce explica que: “Além de levarem muito gelo, essas bebidas têm notas acentuadas de frutas frescas, florais e cítricas. Para o verão, sempre recomendo coquetéis com base em frutas, menta em folhas e espumante”. Grande parte desses drinks fazem sucesso na Europa antes de chegar aqui, como o Aperol Spritz e o Negroni. Para Caio Collavini, da coquetelaria, fazem sucesso as caipirinhas, gim tônica e o Aperol Spritz, a base de espumante, aperol, laranja e gás.

 
Surpreenda na sua ceia de natal

Dois menus completos sugeridos por chefs dois restaurantes

 

De novo você vai receber no natal e está quebrando a cabeça para fazer algo novo que surpreenda os seus convidados. Pensando na sua preocupação, convidamos dois chefs a prepararem menus especiais para você fazer na sua ceia de natal ou ano novo. A Chef Eliana Lenz do restaurante Lenz Gourmet de Campos do Jordão e o restauranteur do Félix Bistrô, Vinícius Rioli.

Eliana Lenz, do restaurante Lenz Gourmet de Campos do Jordão.

 

Menu de Natal (por Eliana Lenz)

Entrada: Torta de legumes e flores comestíveis

Prato Principal: Tender no Capim Limão com frutas em compota e purê de batata doce.

Sobremesa: Cheesecake de três chocolates.

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Próximo > Fim >>

Página 2 de 4

Indique !