Educação
Por uma educação infantil que não tire a infância das nossas crianças!


Quando falamos em educação infantil, muitos ainda perguntam “você está falando da pré-escola?”. Não! Falamos de um lugar que não é o preparatório para a escola, mas que é um espaço que valoriza e que potencializa esta fase tão importante da vida – a infância! Pois ser criança, não significa ter infância! Mas por quê? Porque ter direito a infância pressupõe ter experiências e vivências que aguçam a curiosidade, que dão espaço para a criação, a autoria, o jogo simbólico, o imaginário, a vivência com a natureza, enfim que permitam que a criança brinque! Porque é pelo brincar que ela se apropria do mundo que a cerca. É pelo brincar que ela ocupa diferentes papéis. E é pelo brincar que ela explora diferentes hipóteses.



Então por que as escolas “escolarizam” a infância? Por que as salas de aula não encantam as crianças, não as convidam a explorar?

Estas foram algumas das muitas reflexões da nossa equipe para que decidíssemos por um modelo disruptivo de ambiente em nossa educação infantil. Primeiramente porque somos pesquisadores de 1ª infância, e nossos estudos estão alinhados as tendências internacionais de educação para este segmento. Segundo porque todo nosso projeto de alteração do ambiente foi pautado em dados de pesquisas que demonstram o quanto o nível de aprendizagem é potencializado em ambientes exploratórios.

As publicações do  Center on the Developing Child – Harvard University, da Fundação Reggio Children – Centro Loris Malaguzzi,  do Território do Brincar, da Society for Neuroscience e Bernand Van Leer Foundation e da Fundação Maria  Cecilia Souto Vidigal, foram as principais referências para dar sustentação a desta decisão.

Desta forma, os alunos ganharam diferentes ateliês de exploração. Organizados de forma que as crianças tenham múltiplas vivências. Que testem suas hipóteses, que explorem um mundo tridimensional e que se sintam apoiadas e acolhidas para ultrapassar seus limites.

Dentro desta perceptiva, o brincar é um grande aliado, um recurso. E os ateliês? Ambientes potencializadores da curiosidade que movimenta o brincar. Criança aprende pela experiência, então criamos ambientes que não sufocam, não limitam, mas que aguçam e convidam! Ambientes que possibilitam.

Os ateliês foram divididos em 4 focos de exploração: construção, luz e sombra, artes, jogo simbólico. A cada nova exploração, uma nova proposta de olhar para estes espaços de uma maneira diferente, amplificando as experiências possíveis. Além disso, de tempos em tempos os ambientes serão modificados, renovando possibilidades, a partir do olhar atento dos professores para os caminhos apontados pelos alunos.

Com esta escolha reforçamos nosso compromisso em proporcionar para os nossos alunos as melhores memórias deste lugar que denominamos ESCOLA.

 
Por Uma Infância Com Mais Tempo Para Os Tatus-Bolinha! Leia +

Por Adriana Rodrigues Xavier

Numa tarde calma lá na Escola, todos estavam no parque e, de repente, sobe a rampa, acompanhado pela Carol, nossa diretora, um menino grande, usando jaqueta de couro. Todas as professoras foram se aproximando tentando reconhecer quem era aquele mocinho que adentrava o nosso imenso gramado, cheio de lembranças, quando a Carol disse: “Eu o encontrei na rua, andando de moto!”

Então, num misto de surpresa e alegria, uma professora exclamou: “Nossa! É o Luigi!!!”

Era um ex-aluno, tão querido como tantos outros que já passaram pela nossa Escola! Ele, um pouco sem jeito, rodeado por tantas professoras que o estavam admirando, medindo-o da cabeça aos pés, como para averiguar se estava bem, forte, tal qual uma mãe quando revê um filho, algo assim...

Então, no meio desse verdadeiro mapeamento do nosso querido e inesperado visitante, uma das professoras, minha amiga Tânia, muito espontânea, abriu os braços e, em bom tom, falou: “Vem aqui, me dá um abraço porque eu cuidava de todos os seus tatus-bolinha!!”

Ele disse com firmeza: “Eu me lembro, eu me lembro bem disso!”

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Próximo > Fim >>

Página 4 de 9

Indique !