Educação
Formação para Equidade

 

São cada vez mais preocupantes os baixos resultados de aprendizado de matemática no mundo. No Brasil não é diferente, segundo o PISA (Programme for International Student Assessment) 67,1% dos jovens brasileiros têm o desempenho matemático abaixo do necessário para exercerem plena cidadania. Os recentes resultados baixos do ENEM impulsionaram o governo federal a lançar polêmica medida provisória que tenta mudar esse quadro, dando maior ênfase às exatas e tirando a obrigatoriedade de outras disciplinas. Mas existem experiências completamente diferentes que apontam resultados positivos em matemática. Elas têm se mostrado satisfatórias quando são impostos desafios, fazendo com que os alunos participem ativamente.

A pesquisadora da área de educação e sociologia da Universidade de Standford, EUA, Rachel Lotan vem apresentando os resultados de um trabalho de mais de 20 anos a educadores do mundo todo a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos. Ela realizou este trabalho com alunos de classe média da Escola tradicional dos Estados Unidos e outros das escolas dos subúrbios, com grande diversidade de pessoas, entre imigrantes e camadas menos favorecidas da população. Em um primeiro momento os alunos do ensino médio das duas escolas são colocados juntos. Os do subúrbio apresentam uma formação inferior ao dos de classe média da escola tradicional.

 
Outubro chegou! Leia +


Por Adriana Rodrigues Xavier

 Apelos consumistas à parte, eu sei que nessa época eles são esmagadores, mas temos que concordar que o mês de outubro carrega com ele aquele ar maroto de criança sim! Pra começo de conversa, ele chega cerca de dez dias depois da primavera, que é a estação da cor, das peraltices, das borboletas em volta das flores, do néctar, da polinização, e isso significa vida, crescimento...enfim...tudo o que a criança é!

Engraçada uma outra relação desse mês com a criança é o início do horário de verão (apesar de ainda ser primavera). Por que pensei nessa relação? Porque os fins de tarde ficam mais longos, a brincadeira se estende, novas ideias aparecem, novas parcerias acontecem...o dia fica mais longo, o sol fica mais um pouquinho dando o ar da graça!

Não posso deixar de registrar que nesse mês também comemora-se o dia dos professores e é claro que uma grande parte de nós está imersa no universo infantil nas tantas escolas espalhadas por esse mundo, em meio aos barulhos, vozes, risadas, choros de crianças, é evidente!

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo > Fim >>

Página 2 de 8

Indique !