Saúde
Lente de contato dental: mais uma técnica na busca do sorriso belo Leia +

Por Dr. Ricardo Raitz

Um assunto que está muito na “moda” nos consultórios odontológicos, e frequentemente nas revistas, são as lentes de contato dentais. Essas “lentes” são restaurações ultrafinas de porcelana aplicadas na superfície externa dos dentes anteriores. Muitos artistas e famosos têm recorrido a este artifício com o objetivo de um sorriso belo.

Na verdade, restaurações de porcelana existem há muito tempo. A diferença é que antigamente as porcelanas não suportavam uma espessura tão fina. Hoje é possível confeccionar facetas de até 0,2mm (daí o nome “lente”), o que em tese, evita desgaste de uma estrutura tão preciosa como o dente. Para tanto é fundamental trabalhar com um laboratório de prótese excelente, que juntamente com o dentista, estuda o caso, e desenha o novo dente a ser provado e analisado pelo paciente antes de sua confecção e finalização. No consultório, o dentista vai moldar os dentes com material de altíssima precisão. Depois disso, este modelo será escaneado e uma peça será construída com ajuda de um computador e com o toque final das habilidosas mãos de um ceramista especializado. Dessa maneira, a habilidade e o conhecimento dos profissionais envolvidos são fundamentais para uma peça bem adaptada, bem acabada e bela.

 
Lancheiras: Como preparar um lanche saudável para seus filhos


A alimentação das crianças normalmente preocupa as famílias. Na idade pré escolar (2 a 6 anos), os pequenos dão continuidade ao processo de autonomia em diversas atividades na vida e em especial na alimentação, assim, iniciam o processo de participação na escolha dos alimentos – quero isso, não quero aquilo - , às vezes “eca” pros verdinhos e um largo sorriso para produtos industrializados com personagens estampados. Em meio a esta delicada, trabalhosa e deliciosa fase do desenvolvimento infantil, nos deparamos com o dilema da lancheira, afinal, como devo preparar uma lancheira adequada, nutritiva, saborosa e atrativa para que a hora do lanche seja uma delícia e um sucesso na escola?

Aproveite para colocar na lancheira das crianças frutas da estação. Em outubro a época é de acerola, banana prata, laranja, mamão e manga! Outra deliciosa sugestão é preparar com as crianças receitas simples e fáceis como bolos sem recheios, substituindo assim os bolinhos industrializados que são ricos em gordura e açúcar.

Atenção aos sucos e produtos industrializados:

Sucos de frutas é uma opção viável para fazer os pequenos consumirem fibras e vitaminas, no entanto, devemos nos atentar aos seguintes itens:

- Quantidade: Já reparou que para fazermos 200 ml de suco de laranja é necessário espremer 2 laranjas? Será que a criança conseguiria consumir 2 frutas de uma vez só? Ainda que seja natural, as frutas possuem frutose e glicose (açúcares) e a forma mais adequada de hidratação é a água e não o suco, sendo este adequado em momentos específicos como nos lanches.

- Qualidade: Algumas vezes consumimos bebidas acreditando que são realmente feitas somente de frutas, o que não é verdade. Por exemplo: “Sucos” de saquinho possuem apenas 1% de frutas e todo o restante é composto de açúcar.

Já os “sucos” de caixinha, em sua maioria são néctares, ou seja, possuem aproximadamente 30% - 40% de suco, sendo o restante, água e açúcar. Atenção ao rótulo, sucos de frutas “verdadeiros” contém descrito a palavra Suco Integral de Frutas.

Produtos industrializados:

Produtos prontos facilitam a vida, no entanto, alguns deles possuem alto teor de açúcar e gordura, estes devem ser exceção nas lancheiras e não a regra.

Por fim, lembre-se: Os lanches devem ser enviados para a escola em lancheiras térmicas ou similar para evitar a deterioração dos alimentos e toxinfecções alimentares.

Lanches saudáveis garantem energia, vitaminas e minerais para seu filho aproveitar ao máximo a escola!


 Nutrientes que não podem faltar na lancheira

O que não pode faltar...

Como?

Por quê?

Frutas

Preferencialmente In natura ou suco natural (ou polpa congelada)

São fontes de fibras e vitaminas

Leite e derivados

Leite, queijos magros ou iogurte

Contém cálcio que é fundamental para saúde de ossos e dentes

Cereais

Pães, biscoitos simples ou cereais (preferencialmente sem açúcar de adição)

São a principal fonte de energia, indispensável para o bom desempenho escolar

Líquidos

Água, Água de coco, chá ou suco

Manter a boa hidratação dos pequenos é muito importante!


Exemplo de lancheira saudável para duas semanas:


2ª FEIRA

3ª FEIRA

4ª FEIRA

5ª FEIRA

6ª FEIRA

Pera

Bisnaguinha com queijo

Água de coco

Suco

Pão de forma com pasta de frango, requeijão e cenoura ralada

Uva

Leite fermentado

Biscoito rosquinha

Iogurte

Flocos de milho

Banana

Leite com achocolatado

Bolo integral de laranja

Melancia

2ª FEIRA

3ª FEIRA

4ª FEIRA

5ª FEIRA

6ª FEIRA

Banana

Leite com achocolatado

Pão francês com margarina

Suco

Pão de forma com queijo

Mexerica

Iogurte

Bolo simples

Maçã

Leite

Flocos de milho

Morango

Leite fermentado

Salada de frutas com aveia

Rosquinha de coco

Fonte:

Carla Massuia – Nutricionista Materno Infantil | 11 96516-0503 | Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Pós-Graduação em Gastronomia e Nutrição Materno Infantil
Assessoria em Segurança Alimentar em Escolas

CR.NUTRI | Nutrição Comportamental – Rua José Felix de Oliveira, 875 – sala 8


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 Próximo > Fim >>

Página 4 de 5

Indique !