Saúde
O livre arbítrio e o equilíbrio Leia +

 

Para você que abusou da alimentação nas festas de Final de Ano e agora está com o pensamento “Ano Novo... vida nova” bora... mas vamos a algumas considerações.

Tornar-se saudável, manter-se saudável é um processo árduo que requer disciplina, esforço e determinação prolongados. Mudar hábitos de vida não é como virar uma chave, exige conhecimento e empenho de si mesmo e de todos que estão ao seu redor.

O livre arbítrio é o poder que temos de optar pelo melhor caminho a seguir. E somos livres uma vez que temos conhecimento de todas as opções que existem e não apenas as que nos são ofertadas, e suas consequências. Falando sobre saúde, devemos sempre nos preocupar em buscar conhecimento acerca do que nos adoece e do que nos mantém saudáveis e assim podermos usar o fantástico poder do livre arbítrio que nos foi concedido.

Por outro lado é praticamente impossível, mesmo para um especialista na área, se manter atualizado 24 horas por dia. O mundo não para, a ciência e a tecnologia avançam, novos estudos são revelados a cada dia e uma enxurrada de informações nos são lançadas de forma que passamos por momentos de verdadeiras ditaduras do pode/não pode. Dietas milagrosas e exercícios físicos fantásticos são “inventados” para alimentar o comércio da saúde e da beleza.

 
Atividade Física e Nutrição – Grandes Aliados para a Qualidade de Vida

A prática regular de atividade física é um grande aliado para uma vida saudável e equilibrada. Ela nos traz benefícios na prevenção de doenças, melhora a coordenação motora, auxilia no equilíbrio emocional, diminui o stress, além de benefícios estéticos, como perda ou manutenção de peso, ganho de massa muscular, dentre outros.

Entretanto, para atingir os objetivos desejados e ter uma vida saudável, é preciso aliar a atividade física a uma alimentação equilibrada e planejada, ofertando os nutrientes e a hidratação necessários, levando em consideração o tipo e intensidade da atividade, duração, objetivos e horários.

O planejamento alimentar do praticante de atividade física ou de um atleta deve garantir a boa performance nas atividades e na recuperação, para tanto é necessário atingir o valor calórico necessário e o fracionamento adequado entre as refeições, além do consumo dos alimentos adequados no pós-treino e no pré-treino.

A hidratação adequada é de extrema importância na rotina do praticante de atividade física, pois a má hidratação pode trazer consequências desagradáveis, como câimbras, dificuldade em manter a temperatura corporal, queda na força muscular e no rendimento. Deve-se manter a hidratação durante todo o dia a até mesmo durante a prática da atividade.

Em alguns casos, o uso de suplementos pode ser necessário. A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não consegue atingir a necessidade diária ou quando precisamos garantir o aumento de um nutriente específico.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 Próximo > Fim >>

Página 2 de 5

Indique !