Viajar é preciso
ENTRE VIKINGS E AURORAS BOREAIS – A NORUEGA TE ESPERA!

Aperte os cintos porque a equipe da Revista Tudo vai levar você para se aventurar pelo país mais feliz do mundo, a Noruega. Segundo o Relatório Mundial da Felicidade 2017, a nação escandinava lidera o ranking entre 155 países. O levantamento levou em consideração: expectativa de vida, Produto Interno Bruto (PIB), percepção de apoio recebido no ambiente social, confiança no governo, liberdade de tomar decisões próprias, generosidade em relação a doações, entre outras coisas.

Também pudera. A morada dos lendários vikingsexploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos que viviam na região que hoje abriga a Noruega, Suécia e Dinamarca – é cenário de fenômenos naturais indescritíveis como auroras boreais e o chamado sol da meia-noite, e oferece inúmeras atrações turísticas e uma gastronomia nórdica que vai muito além do famoso bacalhau.

Localizado entre a Suécia, a Finlândia e a Rússia, o gelado país europeu possui 5 milhões de habitantes, sendo que, aproximadamente, um milhão vive na capital, Oslo, famosa por suas construções coloridas (característica comum em países nórdicos). A cidade é a maior do país e está entre as mais caras do mundo, lado a lado com grandes metrópoles como Paris e Tóquio.

A capital é imperdível, mas existem cidades igualmente incríveis que merecem ser visitadas. Uma delas é Bergen, a segunda maior do país, que serviu de inspiração para o filme Frozen, da Disney. Tromso, a “capital das auroras boreais” é parada obrigatória. Flam, para quem curte esportes radicais, também. O passeio de bike por suas montanhas é recomendadíssimo. E Geiranger, então? Lá você vai ver um dos fiordes - vales rochosos inundados pelo mar que são gigantescos – cercado por montanhas de 1.700 metros (alto para dedéu!).

Nossa dica é que você viaje entre maio a agosto – primavera e verão, respectivamente. Durante o inverno o frio é terrível e fazer trilhas ou passeios de barco e caiaque pelos fiordes, por exemplo, será impossível. O pacote para uma viagem de 20 dias sai a partir de 6.823,27 reais por pessoa pela CVC Viagens, sem as taxas.
Pronto para embarcar?



Mudando de ares
Em junho fará um ano que a fotógrafa Tamara Lopes trocou o clima tropical do Brasil pelo frio norueguês. A decisão veio a partir de um relacionamento que começou no Facebook e resultou em casamento. “Eu vim para a lNoruega para conhecer o meu marido; deu tudo certo e resolvi me mudar por causa dele. Antes disso, nunca tinha morado em outro país. O custo de vida aqui é muito alto, mas a qualidade de vida também. Apesar dos noruegueses serem um pouco fechados, fui recebida muito bem” conta.

Tamara criou um canal no Youtube chamado “Morando na Noruega”, onde compartilha o seu dia-a-dia e dá dicas para outros brasileiros que queiram visitar ou se mudar para o país. “O canal tem sido uma ferramenta muito boa para a troca de experiências. Aqui é maravilhoso. Me sinto segura” finaliza.

Passo a passo
A Tudo preparou um roteiro completo para que você e a sua família possam curtir a Noruega da melhor forma possível. Prepare os passaportes e vamos nessa!

Hospedagem
Para acompanhar todas as atrações das cidades norueguesas, é preciso ter um bom local para repousar, certo? Por isso, um hotel de qualidade é item indispensável para uma experiência inesquecível em qualquer viagem. Veja as opções (a partir de 305 reais) baixando, gratuitamente, o App da Tudo pela Apple Store ou Google Play.

Comilança
Prepara-se para conhecer uma culinária que vai muito além do famoso bacalhau. Separamos quatro opções imperdíveis de restaurantes que vão fazer com que você queira voltar o mais rápido possível para a Noruega. Se você tem a fome de um viking, embarque nas melhores sugestões. Veja as opções (a partir de 47 reais) baixando, gratuitamente, o App da Tudo pela Apple Store ou Google Play.

 

Batendo Perna
Chegamos na melhor parte da matéria! O território norueguês é cenário de incontáveis atrativos turísticos e nós, é claro, separamos os melhores para você.
Spoiler: natureza por todos os lados.

- Aurora Boreal
Só de começarmos a falar sobre esse fenômeno extraordinário da natureza, já bate aquela vontade de voar hoje mesmo até Tromso, a cidade norueguesa conhecida como a “capital da aurora boreal”. Ô se dá! Para apreciar o momento único, basta pegar um voo da capital, Oslo, que custa em média 250 reais. Ah! É importante ressaltar que a época mais propícia para observá-la é entre os meses de setembro e março.

- Sol da meia-noite

O verão na Noruega é bastante peculiar. Por dois meses, o sol praticamente não se põe e, apesar de a luz perder intensidade a medida em que a noite vai chegando, após a meia-noite ela volta a brilhar como se fosse de manhãzinha denovo. Separamos os locais e as datas em que o fenômeno acontece, então, programe-se:

 

Círculo Ártico: 4 de junho - 8 de julho / Bodo: 4 de junho - 8 de julho / Ilhas Lofoten - 28 de maio - 14 de julho / Tromso - 14 de maio - 29 de julho / Cabo Norte - 14 de maio - 29 de julho / Svalbard - 20 de abril - 22 de agosto

- Fiordes
Antes de mais nada, caso você não seja muito fã de trilhas, repense. Na Noruega, elas te levarão para lugares com vista direta para os fiordes. É essencial se preparar fisicamente, já que, para uma recompensa como essa, os caminhos costumam ser longos. Roupas adequadas para o frio, chuvas e ventos fortes são indispensáveis, ok? A trilha mais famosa e a “mais fácil” de chegar é a Trolltunga. Para chegar até lá saia de Bergen e vá até a cidadezinha industrial de Odda, que fica próxima a trilha. De ônibus o trajeto é de quatro horas e custa em média 100 reais.





Veja mais opções de passeio baixando, gratuitamente, o App da Tudo pela Apple Store ou Google Play.

 

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A NORUEGA
- O preço do combustível na Noruega está entre os mais caros do mundo para estimular as pessoas a utilizarem o transporte público (que, aliás, é ótimo e de muita qualidade), além de poluir menos;
– O túnel de Laerdal é o maior túnel do mundo, com 24 quilômetros de extensão;
– A Noruega é um dos países mais ricos do mundo, além de ser considerado o mais pacífico;
– Você só pode comprar álcool no país em lojas específicas chamadas “Vinmonopolet”. As cidades só possuem uma ou duas dessas lojas, sendo que em vilarejos é quase impossível encontrar álcool para comprar;
– Se você é preso dirigindo alcoolizado na Noruega, as penas são extremamente severas. Você ficará 30 dias na prisão sem poder pagar fiança, além de perder a licença automaticamente por um ano inteiro e pagar impostos que passam dos 10% de sua renda mensal;
– Lojas de comida não abrem aos domingos;
– Existem mais de 450 mil lagos na Noruega;
– O musical da Disney, Frozen, é inspirado em um conto dinamarquês, porém todo o visual do filme é baseado nas paisagens e na cultura da Noruega;
– É proibido por lei morrer na cidade de Longyearbyen. O governo proibiu de enterrar os corpos por lá porque foi detectado que o frio extremo não permite que os corpos entrem em decomposição, congelando-os por completo. Aterrorizante, né?


Para assistir

Vikings
Você é fã de séries e quer conhecer mais sobre a história dos vikings? A Tudo indica então a série Vikings, produzida pelo History Channel e que, até o momento, está na sua 5ª temporada. A história gira em torno Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), um agricultor e guerreiro que acredita ser descendente direto do deus Odin - principal deus do clã dos deuses Asses, o mais poderoso clã de deuses da mitologia nórdica - que decide partir e lutar para conquistar novas terras.




Legendas
Foto 1 – Oslo, a colorida capital da Noruega

Foto 2 - Sol da meia noite / Créditos divulgação Visit Norway

Foto 3 – Tamara trocou o Brasil pela Noruega

Foto 4 - Casas nos Fiordes

Foto 5 - Aurora Boreal / Crédito: Joshua Strang

Foto 6 – Noruega

Foto 7 - Fiordes / Foto - Havard Myklebust

 
Pequena, mas rica. Andorra: nuestro amor

Apesar de lindo e efervescente, o país europeu ainda passa batido pelos brasileiros e, geralmente, é encontrado por acaso
Opções a partir de 206 reais.
Baixe o App da Tudo pelo Google Play ou Apple Store e confira as opções de hospedagem garimpadas pela nossa equipe.
O percurso deste senhor tobogã é de 5 km.

Localizado nas cordilheiras dos Pirineus, entre a Espanha e a França, o principado - estado independente cujo governante tem o título de príncipe ou princesa - é o sexto menor do Velho Continente, com 79 mil habitantes e 468 km², divididos em sete “estados” ou as chamadas “freguesias” Canillo, Encamp, Ordino, La Massana, Andorra La Vella, Sant Julià De Loria e Escaldes-Engordany.

 Além de contar com particularidades como o título de lugar com maior expectativa de vida do mundo - seus habitantes vivem, em média, 83 anos - Andorra é ideal para os apaixonados por compras, graças ao valor reduzido dos impostos. Um comparativo são os produtos da Apple. Alguns turistas encontram descontos de até 200 euros - aproximadamente 600 reais - nos mesmos itens vendidos à preços exorbitantes no Brasil.

 Vale ressaltar também que a região é a única em que o idioma oficial é o catalão - língua derivada do latim. As outras línguas são o castelhano, o francês e o português, devido ao grande número de imigrantes portugueses.

 É altamente recomendado visitar Andorra no inverno. Isso porque sua altitude elevada de cerca de 2 mil metros acima do nível do mar, faz com que o volume de neve seja maior se comparado aos países vizinhos.

 Se a viagem for em família, uma das dicas é, sem dúvidas, experimentar o “Snow Snake”, que significa juntar vários trenós individuais e formar uma espécie de “serpente” para fazer uma descida em grupo. Com os amigos, a pedida é andar de “Gicafer”, veículo militar de origem sueca que permite seus passageiros explorarem paisagens cinematográficas. Agora se for uma Lua de Mel, por exemplo, uma noite no “Hotel Iglú de Grandvalira”, a surpreendentes 2.350 mil metros de altitude, pode ser inesquecível.

#partiu Andorra.

 Pontapé inicial

Andorra não possui aeroporto, então, a única forma de chegar até lá é entrando por seus países vizinhos, seja alugando um carro ou utilizando outro meio de transporte. A passagem de ida e volta até Barcelona, na Espanha, por exemplo, sai a partir de 2.325,56 reais pela CVC Viagens. Agora, se você prefere a comodidade dos pacotes de viagem, o site “Andorra para Brasileiros” é uma boa pedida.

De carro

Ao chegar em “Barça”, muitos turistas optam por alugar um carro. Até porque, estar motorizado(a) em Andorra será uma mão na roda. A distância entre Barcelona e o nosso destino final é de apenas duas horas e meia, com estradas impecáveis, bem sinalizadas e, ainda por cima, com um visual que merece muitos cliques. Mas, vale ressaltar que se você escolher viajar para lá no inverno, não é indicado alugar um carro. Não se arrisque.

Rota disponível no App da Revista Tudo. Baixe agora no Google Play ou Apple Store.

 De ônibus

As linhas de ônibus com destino a Andorra saem de diversas cidades espanholas, incluindo Barcelona. Acesse: andorradirectbus.es

 Numa relax, numa boa

Por ser um destino cada vez mais procurado por turistas do mundo inteiro, a oferta hoteleira em Andorra é grande. Existem opções em vilarejos e nas principais cidades. Caso você não tenha optado em ir de carro, procure os que ficam em regiões centrais, como na capital Andorra de La Vella e a cidade de Escaldes-Engordany, onde estão concentrados as principais lojas, bares e restaurantes. Confira as opções que a Revista Tudo separou para você, com valores em reais.

 HOSPEDAGEM

 EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS

Mediterrânea, espanhola, francesa… a gastronomia do principado tem as melhores opções para você passar muito bem neste quesito. Opções com rica carta de vinhos, chegada de teleférico ou com livros por toda a parte.

Baixe o App da Tudo pelo Google Play ou Apple Store e anote os endereços.

DIVERSÃO GARANTIDA

Embora seja pequena, Andorra oferece diversas opções de lazer. Não somente as estações de ski, mas também uma vida noturna agitada e outras particularidades que só o principado tem. As principais atrações você conhece a seguir:

 Caldea

Andorra também é conhecida por abrir um dos maiores complexos de águas termais da Europa, Caldea. Neste complexo você encontra inúmeras piscinas e banheiras de hidromassagem com águas termais que, para muitos, tem poder curativo. Além disso, o local conta com massagistas e outros tipos de serviço para os visitantes relaxarem. A entrada individual, por três horas, custa 35,50 euros. As informações completas podem ser vistas em www.caldea.com/ca.

 Vida noturna de monte

Pequena, mas agitada! Andorra conta com uma grande variedade de pubs, bares e baladas. Para todos os gostos. Um dos lugares mais badalados é a capital, Andorra la Vella, onde as coisas acontecem ao redor da charmosa praça Guillermo.

 Explorando a neve

O país faz jus ao título de um dos melhores lugares da Europa para esquiar. A melhor época para se divertir em meio à neve é de dezembro a abril. As três pistas de esqui disponíveis são: Grandvalira, Vallnord e Naturlandia. Esta última é ideal para ir com os pequenos. Ela abre o ano inteiro e tem diversas atividades e passeios como moto de neve, veículos elétricos e ainda dá para sentir um friozinho a mais, dessa vez na barriga, graças aos “tobotronc”, o maior tobogã do mundo.

 Práticas esportivas

Senhores atletas, Andorra também é para vocês! Sua localização é perfeita para a prática de esportes como trekking, escalada, mountain bike, entre outros. Independentemente de qual você escolher, a natureza será a sua melhor companhia.

Andorra e suas curiosidades

  •  Andorra pode ser percorrida a pé, de ponta a ponta.
  •  O seu parlamento é o menor da Europa, com um chefe de estado e oito ministros.
  •  Apenas 10% da população são andorranos.


A equipe da Revista Tudo já está apaixonada por Andorra e você?

Mude de rota e vá para lá!


 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 4 de 24

Indique !