Mercado de Trabalho
“Os 6 papeis dos grandes líderes” Lia +

por Patrícia Atui

Segundo uma pesquisa realizada pela universidade de Harvard, um profissional pode passar a vida com um rendimento de 25% da sua capacidade de trabalho e ainda assim consegue manter o seu emprego. O mesmo indivíduo motivado corretamente, chega a aumentar o seu desempenho em 80% da sua capacidade.

Atitudes, comportamentos e estilos de lideranças são os principais responsáveis por manter uma equipe de alta performance e é sem dúvida um dos maiores desafios dos líderes nas empresas.

O objetivo desta matéria é incitar os líderes a refletirem e avaliarem se as suas competências e atitudes realmente impactam efetivamente em suas equipes, de forma a torná-las motivadas e consequentemente produtivas e competitivas.

1º o líder espiritual

É o estilo que constrói a base sólida para um relacionamento claro e transparente com a sua equipe, tomando como ponto de partida o rumo a ser seguido, através de um propósito forte, primando pelo compartilhamento de princípios de cultura de vencedores e assim conquistando um clima organizacional positivo de forma a contribuir para grandes conquistas.

2º o líder estratégico

Este líder respira o futuro, empreende com grandes ideias, é consciente que o seu papel na corporação é de alcançar os objetivos através de excelentes resultados gerados por suas equipes, alinhados com o planejamento estratégico da empresa, de acordo com os padrões de excelência exigidos pelo mercado para que seja altamente competitivo.

 
Pessoas assertivas comunicam-se de forma positiva

Comunicação, uma aliada ou inimiga para o seu sucesso

Por Patrícia Atui

 Peter Drucker,  escritor e consultor, considerado o pai da administração moderna, disse há mais de 10 anos que 60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação.  Arriscaria dizer que após todos estes anos, este percentual deve ter aumentando em 15% a 20%.

Diferentemente do que muitas pessoas  pensam, o termo assertividade não é ser determinado ou focado no alcance dos objetivos, mas sim,  está relacionado à forma como o indivíduo influencia o meio em que convive.

Pessoas assertivas comunicam-se de forma positiva, exercendo a escuta ativa, respeitando a opinião do próximo e emitindo a sua opinião de forma respeitosa e não impositiva, criando um clima amistoso e aberto ao diálogo.  Este perfil transmite uma imagem de confiança, sabedoria, humildade, respeito elegância e favorece o sucesso.  Frases que utilizam: “Entendo o seu ponto de vista, porém tenho outro que gostaria de compartilhar com você”,  “Interessante a sua forma de pensar, e se me permite, gostaria de complementá-la”.

Pessoas não assertivas, colocam-se de maneira impositiva, como se fossem donas da verdade, não relevam o ponto de vista dos outros e agem como absolutas, violando o direito de expressão dos outros. Estas pessoas tornam a comunicação unilateral e frequentemente julgam os outros. São geralmente vistas como agressoras, arrogantes  e não adquirem o respeito e admiração das pessoas que se relacionam. Falas que caracterizam este perfil: “Este é meu ponto de vista e pronto” ou “Eu não concordo com você”.

Analisando estes dois perfis, entendo que o elemento principal que diferencia um do outro é o autocontrole das emoções. A ausência da diplomacia em lidar com situações de conflito está relacionada com a forma da pessoa perceber o mundo e a si própria.

 
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