Casa e Jardins
Como Decorar Gastando Pouco

Por Beatriz Dutra

Estamos vivendo momentos difíceis, nos quais a palavra de ordem é economizar, sem abrir mão do que é prioritário como: segurança, saúde e bem-estar em sua casa e no trabalho.

Falando em bem estar, é possível deixar a sua casa e escritório mais bonitos e aconchegantes gastando pouco. O que poucos sabem é que mesmo nesta fase é possível colocar alguns sonhos em prática e desembolsando menos. Por estarem com as vendas estagnadas, as lojas de decoração estão apostando em promoções e descontos maiores que o habitual.  Em ruas e shoppings voltados ao comércio de móveis e produtos de decoração estão com descontos de até 70% nos meses de janeiro e fevereiro!

Mas para se obter o que é realmente necessário e não errar na hora da compra, uma boa saída é a contratação de um profissional da área como arquiteto e designer que trabalhe tanto com assessoria quanto em projetos.

A assessoria neste momento costuma ser interessante por ser uma maneira prática e econômica de tirar dúvidas sobre cores, tecidos, proporção, layout, materiais e fornecedores. Os arquitetos e decoradores  podem ajudar nas compras cobrando um valor fixo por hora. Mesmo os mais renomados, costumam  além de fazer projetos e administração, trabalhar desta forma.

Na realidade, contratar um profissional é uma boa saída para economizar. Com este auxílio, a margem de erro é menor.

O importante é o custo X benefício. Nesta matéria abriremos um leque de alternativas econômicas que darão um efeito bonito e funcional. Vamos às dicas!!!

 

Começando pelo mobiliário, podemos pintá-los e reformá-los, dando uma cara nova à peça.

Na foto acima foi conservado o piso e  mobiliário da cozinha.  As prateleiras também foram aproveitadas; apenas uma prateleira foi recortada para “encaixar” a cristaleira antiga. Para deixar o ambiente mais aconchegante e funcional, foi colocado um papel de parede imitando tijolos (bem mais prático e barato que o tijolo), mesa e banquetas para refeições rápidas. E para que o espaço fique mais iluminado, lâmpadas com fios coloridos foram colocadas nas prateleiras, além de um pendente sobre a mesa. Garimpando o que se tem em casa é possível reciclar os objetos, deixando a copa/cozinha muito mais charmosa!

A sala (ao fundo) também não foi modificada. Somente a cor do móvel e os objetos e quadros.

Neste quarto tudo que era mais caro foi aproveitado: piso, cama e armários. Uma boa opção para renovar sem gastar é colocar nas paredes, além de uma pintura nova, papel de parede, espelhos, telas, mudando totalmente o ambiente.

A cortina, lustre e roupas de cama, mudam completamente o clima.

O quarto ficou mais aconchegante, atual e iluminado!

 Na sala de espera do escritório ou consultório, basta colocar uma capa no estofado e modificar umas almofadas. Tire quadros e objetos mais antigos e troque por um painel de madeira ou papel de parede (hoje as impressões em alta resolução nos papeis de parede o tornam muito similares aos produtos naturais). Use pequenas prateleiras com alguns objetos novos. Troque também a mesa de centro antiga por um pufe (é mais econômico e atualiza o ambiente). Veja nesta foto a diferença que essas mudanças fazem num ambiente

Portanto nas paredes trocando cores ou colocando tecidos e papéis, no piso, instalando piso sobre piso, tapetes e até mesmo pintura, nos móveis e estofados, pintando ou trocando os tecidos e na iluminação colocando fita de LED, pendentes ou arandelas, mudamos todo o ambiente, conseguindo um efeito surpreendente ao ambiente gastando muito pouco. Basta usar a criatividade.

 Fonte:

"beatriz.dutra" < Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >

 

 
O poder das Plantas

Decore sua casa e escritório com energia boa

Virada de ano é o momento de arrumar a casa. Em dezembro doamos as coisas que não usamos mais e depois, em janeiro, começamos a nos preparar para o ano que acaba de chegar. E nada melhor do que começar pelo jardim, pois as plantas, além das faculdades curativas, possuem outros poderes. Elas são indicadas para energizar o ambiente, relaxar, acalmar o coração, espantar o mau-olhado, estimular a libido e até  chamar dinheiro. Claro que antes de mais nada, um ambiente com plantas é sempre agradável aos olhos, deixando as pessoas que nele vimem mais serenas, tranquilas e felizes.

A revista Tudo conversou com o paisagista William Guimarães, que dá dicas de plantas e seus poderes, além de ficarem lindas na sua casa, jardim ou escritório. Muitas delas têm aroma agradável, podendo ser plantadas em locais estratégicos. A lavanda, por exemplo, fica ótima na floreira da janela, ajudando a aromatizar o ambiente. Outras, como a espada de São Jorge, devem ficar na entrada da casa, protegendo as pessoas do mau olhado.

Vamos a alguns exemplos:

Alecrim – é um excelente tempero, mas também tem a função de proteger contra inveja e trazer felicidade ao casal. Dizem que só cresce bonita em casa de pessoa honesta.

Antúrio – traz vigor e favorece a sensualidade. Pode ser plantado em vaso ou jardim na entrada da casa.

Arruda – é conhecida como protetora do mau olhado. Dizem que quando ela seca é porque pegou a energia que seria para você. Pode ser plantada no lado externo da casa, pois seu cheiro é forte e não muito agradável.

Babosa – É um ótimo cicatrizante, mas também serve para atrair prosperidade e combater a inveja. Se ela murchar, significa que absorveu as energias negativas do local.

Bambu – atrai sorte e afasta inveja. Na cultura japonesa é utilizado para ornamentar locais sagrados. Pode ser plantado no vaso ou no jardim (bambuzal).

Begônia – A flor decorativa traz alegria e serenidade para dentro de casa.

Bromélia – Abuse delas no jardim ou em troncos de árvores. Existem várias espécies. Dizem que estimulam o progresso e sucesso profissional.

Camélia – servem para prosperidade e riqueza material.

Cipreste – Proporciona a paz e atraem bons fluidos. Como é uma árvore grande, pode utilizar um galho no ambiente para proteger.

Cactus – absorve energias eletromagnéticas de equipamentos e afasta intrusos, inveja e pessoas mal intencionadas. É uma planta fácil de cuidar, pois armazena água e não necessita tanto de rega.

Copo de leite – além de ser uma flor muito bela e decorativa, proporciona tranquilidade, paz de espírito e prosperidade. Pode ser usada em vasos e arranjos florais ou plantada no jardim.

Cravo – inspira boas ideias. Recomendado para deixar no escritório.

O branco – purifica e acalma; o vermelho, tem efeito afrodisíaco.

Dracena – Atrai sorte e fica linda no jardim.

Eucalipto - Combate inveja e atrai prosperidade e energias positivas.

Espada de São Jorge – Colocada perto da porta de entrada para proteção contra inveja.

Hortelã – Elimina energias negativas e atrai prosperidade. Pode ser utilizada para um chá digestivo ou temperar pratos, principalmente os da culinária árabe.

Hortênsia – muito frequente em regiões mais frias, como Campos do Jordão, a hortênsia atrai prosperidade.

Jasmim manga – Fortalece e aprimora relacionamentos. Coloque as flores em local favorável à união do casal.

Orquídea – a flor é o órgão reprodutor e  orquídea é, talvez, a mais evidente delas. Por isso dizem que todas as espécies favorecem o amor, pois têm o formato do órgão sexual.

Pimenta – Dá um toque especial à decoração e absorve toda a energia negativa do ambiente. Ideal para proteger. Pode ser plantada em vaso ou no jardim, pois possui vários formatos e cores e favorece também a decoração do ambiente.

Rosas - branca, paz e equilíbrio de emoções; amarela, prosperidade.

Vermelha, paixão e aumenta a sensualidade.

Samambaia – absorve a energia negativa do ambiente e das pessoas. É ideal para locais úmidos e com sombra.

Violeta – tranquilidade e paz. Protege contra inveja.

 

 

Fonte:

William Guimarães – paisagista

991592335

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 9 de 24

Indique !