Casa e Jardins
Santiago Calatrava – Arquiteto do Museu do Amanhã Leia +

Por Beatriz Dutra

Santiago Calatrava recentemente ganhou destaque  no Brasil por ser o arquiteto do museu do amanhã, inaugurado no Rio de Janeiro, em 2015.

Nascido em Valência, Espanha,  em 1951, Calatrava formou-se em arquitetura   em 1974, depois mudou- se para a Alemanha, onde cursou engenharia.

Com suas obras, verdadeiras esculturas, conquistou admiradores ao redor do mundo. O artista mescla racionalidade e arte, conferindo movimento e plasticidade aos projetos.

Seu declarado interesse pela arte, aflorado já na infância, é evidenciado por seus métodos de projeto, pois é comum que suas obras tomem forma através de coloridas aquarelas. Segundo o arquiteto, a arte deve ser a fonte para a arquitetura, portanto a encara como tal. A existência concomitante da arquitetura e engenharia, somadas a forte influência da arte, torna Santiago um exponente. A agilidade e inovação de suas ideias eram tamanhas que faltavam as técnicas necessárias para torná-las físicas. Por essa razão, inclusive, é que Calatrava ingressa no mundo da engenharia, afim de possibilitar a construção de seus projetos mirabolantes.

É instintivo ligarmos uma boa estrutura à noção de rigidez. Porém, bem como na natureza, para Calatrava, o movimento é condição básica e imprescindível da estrutura. Com formas limpas e aparentemente simples, os “esqueletos” dinâmicos são protagonistas na totalidade de suas obras, como na ponte da mulher, em Porto Madero, Buenos Aires e no planetário de Valência.


 
Garagem mil e uma utilidades

O mundo mudou muito e continua mudando. A população cresce e as cidades vão tentando conviver com o aumento de pessoas em um espaço que parece cada vez menor. E um dos conceitos mais atuais é a mobilidade urbana, dando formas alternativas ao carro. A ideia é usar as ciclovias, caminhar, pegar transporte público, tudo isso para não precisar mais do carro. E dentro de casa, a garagem deixou de apenas abrigar os carros e passou a ser um ambiente mais explorado, principalmente quando o assunto é lazer.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 8 de 24

Indique !