Casa e Jardins
O poder das Plantas

Decore sua casa e escritório com energia boa

Virada de ano é o momento de arrumar a casa. Em dezembro doamos as coisas que não usamos mais e depois, em janeiro, começamos a nos preparar para o ano que acaba de chegar. E nada melhor do que começar pelo jardim, pois as plantas, além das faculdades curativas, possuem outros poderes. Elas são indicadas para energizar o ambiente, relaxar, acalmar o coração, espantar o mau-olhado, estimular a libido e até  chamar dinheiro. Claro que antes de mais nada, um ambiente com plantas é sempre agradável aos olhos, deixando as pessoas que nele vimem mais serenas, tranquilas e felizes.

A revista Tudo conversou com o paisagista William Guimarães, que dá dicas de plantas e seus poderes, além de ficarem lindas na sua casa, jardim ou escritório. Muitas delas têm aroma agradável, podendo ser plantadas em locais estratégicos. A lavanda, por exemplo, fica ótima na floreira da janela, ajudando a aromatizar o ambiente. Outras, como a espada de São Jorge, devem ficar na entrada da casa, protegendo as pessoas do mau olhado.

Vamos a alguns exemplos:

Alecrim – é um excelente tempero, mas também tem a função de proteger contra inveja e trazer felicidade ao casal. Dizem que só cresce bonita em casa de pessoa honesta.

Antúrio – traz vigor e favorece a sensualidade. Pode ser plantado em vaso ou jardim na entrada da casa.

Arruda – é conhecida como protetora do mau olhado. Dizem que quando ela seca é porque pegou a energia que seria para você. Pode ser plantada no lado externo da casa, pois seu cheiro é forte e não muito agradável.

Babosa – É um ótimo cicatrizante, mas também serve para atrair prosperidade e combater a inveja. Se ela murchar, significa que absorveu as energias negativas do local.

Bambu – atrai sorte e afasta inveja. Na cultura japonesa é utilizado para ornamentar locais sagrados. Pode ser plantado no vaso ou no jardim (bambuzal).

Begônia – A flor decorativa traz alegria e serenidade para dentro de casa.

Bromélia – Abuse delas no jardim ou em troncos de árvores. Existem várias espécies. Dizem que estimulam o progresso e sucesso profissional.

Camélia – servem para prosperidade e riqueza material.

Cipreste – Proporciona a paz e atraem bons fluidos. Como é uma árvore grande, pode utilizar um galho no ambiente para proteger.

Cactus – absorve energias eletromagnéticas de equipamentos e afasta intrusos, inveja e pessoas mal intencionadas. É uma planta fácil de cuidar, pois armazena água e não necessita tanto de rega.

Copo de leite – além de ser uma flor muito bela e decorativa, proporciona tranquilidade, paz de espírito e prosperidade. Pode ser usada em vasos e arranjos florais ou plantada no jardim.

Cravo – inspira boas ideias. Recomendado para deixar no escritório.

O branco – purifica e acalma; o vermelho, tem efeito afrodisíaco.

Dracena – Atrai sorte e fica linda no jardim.

Eucalipto - Combate inveja e atrai prosperidade e energias positivas.

Espada de São Jorge – Colocada perto da porta de entrada para proteção contra inveja.

Hortelã – Elimina energias negativas e atrai prosperidade. Pode ser utilizada para um chá digestivo ou temperar pratos, principalmente os da culinária árabe.

Hortênsia – muito frequente em regiões mais frias, como Campos do Jordão, a hortênsia atrai prosperidade.

Jasmim manga – Fortalece e aprimora relacionamentos. Coloque as flores em local favorável à união do casal.

Orquídea – a flor é o órgão reprodutor e  orquídea é, talvez, a mais evidente delas. Por isso dizem que todas as espécies favorecem o amor, pois têm o formato do órgão sexual.

Pimenta – Dá um toque especial à decoração e absorve toda a energia negativa do ambiente. Ideal para proteger. Pode ser plantada em vaso ou no jardim, pois possui vários formatos e cores e favorece também a decoração do ambiente.

Rosas - branca, paz e equilíbrio de emoções; amarela, prosperidade.

Vermelha, paixão e aumenta a sensualidade.

Samambaia – absorve a energia negativa do ambiente e das pessoas. É ideal para locais úmidos e com sombra.

Violeta – tranquilidade e paz. Protege contra inveja.

 

 

Fonte:

William Guimarães – paisagista

991592335

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 
Espaços aconchegantes

Soluções simples podem transformar a sua casa

Por Beatriz Dutra


Nada como chegar em casa após um dia exaustivo e ter um espaço aconchegante para relaxar!!!  Um lugar gostoso, que reponha todas as energias perdidas durante o dia. Esse espaço pode ser em qualquer lugar da casa: sua sala, seu quarto ou até um  cantinho: uma banheira com uma cromoterapia, uma sauninha dentro do box, uma poltrona confortável num canto do quarto ou do escritório,  um  sofá aconchegante numa saleta, um canto perdido embaixo da escada, uma pequena copa para refeições com a família.

Algumas soluções simples e sem grandes investimentos podem transformar algum espaço num lugar especial e muito aconchegante!

Iluminação: tanto a natural quanto artificial são bem vindas.  Procure usar lâmpadas com temperatura de luz quente.

Cores: as cores menos vibrantes são mais aconchegantes, porém tons escuros desde que neutros são bem-vindos. Cores quentes como tons terrosos são mais aconchegantes que cores frias como os tons azulados e esverdeados. Mas se adora verde ou azul, vale usar, daí compense com cortinas densas e coloque uma cor mais quente em acessórios para contrastar.

Revestimentos de parede: este item é importantíssimo para tornar o ambiente mais confortável. Tecidos ou papéis de parede ajudam basante. Para quem gosta de um ambiente mais clean, pode usar um linho na parede, além de continuar limpo, fica chique e bem agradável . As demais padronagens e cores dependem do gosto e estilo que de cada um.

Madeira: painéis, pisos e toques em madeira ou em móveis ou em objetos, também ajudam a deixar o ambiente acolhedor.

Cortinas: estas são fundamentais. Sem cortinas fica difícil de deixar os ambientes gostosos. Em casas muito modernas, com um paisagismo exuberante, as cortinas são deixadas de lado, daí temos que compensá-las com todos os outros elementos decorativos. Cortinas dão alma à casa. Elas emolduram as janelas, ajudam a absorção do som, embelezam a decoração. Hoje com a alta tecnologia encontramos tecidos que são facílimos de limpar não acumulando muito pó e podendo ser lavados  em casa.

Tapetes: outro ponto importante para tornar o ambiente aconchegante.  Os tapetes “vestem” a casa!! Uma casa sem tapetes, parece um mostruário de móveis. Claro que nem todos os ambientes precisam ter tapetes, às vezes até ambientes pedem para não ter tapete, mas para ter aconchego é fundamental!!  Assim como as cortinas, hoje temos tapetes que são fáceis de limpar ou laváveis.

Flores e plantas: estes elementos trazem vida ao ambiente. Eles são fundamentais no caso da ausência da cortina. Eles até podem estar do lado externo do ambiente, mas influenciarão diretamente na decoração.

Para finalizar: não se esqueça dos acessórios. Os objetos dão um toque especial. Os abajures são bem importantes para dar uma luz aconchegante.

Portanto, não precisa mudar a decoração, basta complementá-la. Mãos à obra!!


Fonte:

Beatriz Dutra (arquiteta)

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 8 de 22

Indique !