Cuide-se
Mergulhe nesta benéfica “onda”


 A Talassoterapia, tratamento feito com a água do mar, seus corais e algas, conhecido há centenas de anos no mundo, começa a ganhar mais adeptos no Brasil.

 A água é mesmo um remédio infalível para vários males. Seja doce ou salgada, seus efeitos benéficos para o organismo estão mais do que provados cientificamente. A hidroterapia, por exemplo, é uma grande aliada no combate a doenças reumáticas, distúrbios neurológicos, osteomusculares, entre outras. A Talassoterapia (thalassa é mar em grego e terapia significa cura) segue o mesmo princípio, só que com a água do mar e alguns elementos de sua paisagem submarina. Na Grécia antiga já se conhecia e se fazia uso terapêutico dos muitos benefícios da água salgada. Daí a origem da palavra.

Os elementos marítimos sempre fizeram parte das nossas vidas. Os chineses, egípcios e romanos já conheciam algumas de suas propriedades e produziam desde remédios a partir de algas, até venenos utilizados em suas armas.


 
Benefícios da Quiropraxia


Mais do que uma massagem, esta terapia manual atua nas articulações e músculos, visando o bem- estar postural e esquelético.

 

Não é massagem nem fisioterapia, avisa a Associação Brasileira de Quiropraxia, ABQ. É um tratamento feito por especialistas que há mais de 100 anos vêm eliminando as dores do corpo. “A terapia é indolor. Em algumas manobras, chamadas de ajustes, pode existir barulho de estalos, mas em nenhum momento os ajustes geram dor.” Ainda de acordo com a Associação, o quiropraxista avalia e descobre onde está localizado o problema do paciente e realiza o ajuste na área específica de forma indolor. “A Quiropraxia é uma profissão de formação superior, com mais de 4.600 horas para capacitação. Todos os quiropraxistas habilitados no Brasil estão cadastrados no site da ABQ”, ressalta Juliana Piva, Presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia.

J. Melo, profissional especializado em quiropraxia do Projeto Viva Melhor, instalado há 13 anos na Granja Viana, diz que qualquer pessoa com dores na coluna vertebral, de cabeça, tensão muscular, dores articulares e restrições a movimentação (Torcicolo e inflamações em geral), pode se beneficiar desta terapia. Ele explica que para obter os resultados esperados são utilizadas manobras manuais específicas nas articulações e músculos e garante: “O alívio da dor é imediato na maioria dos casos”. Entre os benefícios extras estão: o realinhamento postural e a oxigenação local.

A Presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia, Juliana Piva, recomenda aos interessados em consultar um profissional desta especialidade, em qualquer localidade do Brasil, checar sua formação e idoneidade no cadastro de profissionais capacitados  no site: www.quiropraxia.org.br. Segundo a entidade, o tratamento com Quiropraxia é feito com o objetivo de diagnosticar, tratar e prevenir a subluxação articular, diagnosticar qual articulação está com perda de movimento, desalinhada. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. A Associação esclarece que o diagnóstico quiroprático é feito após uma entrevista e exame minucioso, que inclui análise postural, a realização de testes ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raios X, Tomografia e Ressonância Magnética serão solicitados. Estes dados são fundamentais para o tratamento apropriado.

________________________________________________________________

Fontes:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /www.quiropraxia.org.br/

________________________________________________________

 

Origem


O fundador da moderna Quiropraxia foi Daniel David Palmer, que nasceu em Port Perry, Ontário, Canadá, em 7 de março de 1845. Em 1865, Palmer foi para os EUA. Começou a praticar em Burlington, Iowa, em 1887, e mais tarde seguiu para Davenport, onde montou seu gabinete num edifício que se assemelhava a um pequeno hospital. Foi nesse local que ele fez a descoberta que mudou a história da arte da cura. O primeiro ajuste quiropráxico registrado foi realizado em 18 de setembro de 1895.
Harvey Lillard, o servente do edifício onde Palmer tinha seu gabinete, contava que há 17 anos, ao fazer um esforço, ouviu um estalido em suas costas e, a partir de então, passou a apresentar uma deficiência auditiva. Palmer ao examiná-lo descobriu uma saliência em sua coluna e suspeitou que uma vértebra poderia estar “fora de alinhamento.” Com uma admitida não-refinada técnica, Palmer ajustou a vértebra com um empurrão firme produzindo um forte estalido. Lillard ficou excitado ao perceber que conseguia ouvir alguns sons que vinham da rua. Depois de algumas sessões, muito da audição de Lillard estava restaurada. Nascia assim a Quiropraxia ( Chiropractic ).

________________________________________________________________ Fonte: www.quiropraxia.com.br

 

Chamadas:

“Qualquer pessoa com dores na coluna vertebral, de cabeça, tensão muscular, dores articulares e restrições a movimentação (Torcicolo e inflamações em geral), pode se beneficiar desta terapia.”

 

“O alívio da dor é imediato na maioria dos casos.”

 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 Próximo > Fim >>

Página 22 de 24

Indique !