Cuide-se
Pilates integrando familiares

 

O pilates é indicado a quem tem problemas posturais e dores em decorrência disso. Através de aparelhos, o pilates ajuda a tonificar a musculatura, emagrece, melhora o condicionamento cardiovascular e muscular, reduz ansiedade, stress e aumenta a autoestima. Mas poucas pessoas têm tempo para cuidar de si próprias. É muito comum pais deixarem suas vidas em segundo plano para cuidar dos filhos. E essa falta de tempo já começa quando o bebê nasce, quando a mãe só tem olhos para ele. Quando os filhos são mais crescidinhos, é hora de levá-los para as suas atividades e lá vão os pais pra cima e pra baixo fazendo tudo o que podem pelos filhos. Cuidar de si próprios não é mais prioridade.

Observado essas dificuldades, algumas profissionais criaram formas de não anular a vida dos pais para cuidar dos filhos. Sabe como? Colocando os dois juntos para praticar os exercícios do pilates.

A professora Marione Pires, do Studio Pilates Granja Viana percebeu essa necessidade quando seu filho Davi nasceu 5 anos atrás:

“Procurei alternativas para retornar as atividades físicas e comecei a adaptar os exercícios de pilates nos aparelhos junto com o Davi e vi que era possível voltar aos treinos de forma segura e ao lado do meu bebê.”

A história com a fisioterapeuta Fernanda Giuranno, do espaço Vida Ativa, em São Paulo, foi um pouco diferente. Fernanda começou a observar pais sentados na sala de espera enquanto os filhos faziam pilates. Ela pensou que os pais, que fazem tudo pelos filhos, poderiam participar da aula junto com eles, otimizando o tempo. Ela fez a proposta e alguns pais aceitaram. A ideia deu certo, unindo o útil ao agradável.

As duas propostas de pilates são distintas, mas ambas têm a mesma função de incluir atividade física e integrar pai e filho/mãe e filho, aumentando o vínculo entre ambos. No Baby Pilates a mãe faz os exercícios com o nenê sobre ela, de forma segura e auxiliando no fortalecimento da musculatura. Conforme ele vai crescendo, maior é o peso. Já na modalidade proposta por Fernanda, como são crianças entre 10 e 12 anos, é uma aula de pilates em dupla, cada um faz os exercícios no seu próprio aparelho.

“Hoje em dia é muito comum crianças terem dores nas costas por causa do uso excessivo de tablets, celulares e videogames. Tenho também pacientes com cirurgia, escoliose , etc.”, explica a terapeuta.

Atualmente Fernanda tem 3 duplas, dois pais e filhos e uma mãe e filho.

Segundo ela: “O interessante é que ao fazer um exercício, o pai estimula o filho a fazer igual.” É uma forma de cuidar da postura, aproximar familiares e otimizar o tempo.

Já o Baby Pilates trabalha a mãe e sua integração com o bebê. Os benefícios físicos, além dos já tradicionais do pilates são o fortalecimento dos músculos e regiões delicadas do Pós Parto, a diminuição dos inchaços e melhora circulação e além de proporcionar um melhor condicionamento muscular e cardiovascular. Os bebês, por sua vez, são estimulados na parte motora, pelo fato deles ficarem em várias posições durante a aula (deitados, no colo da mãe, sling e realizando movimentos juntos com a mãe).

Com o crescimento do bebê,  automaticamente seu peso aumenta, ajudando gradativamente ao tônus da mãe a voltar rapidamente. Outros benefícios são a redução do stress e o auxílio na prevenção da depressão pós parto.    Mas a mãe pode começar a fazer pilates antes mesmo de ter o seu nenê. Os exercícios são muito indicados para  grávidas, auxiliando as futuras mamães durante a gestação e parto.

Para finalizar, as duas experiências tem trazido bons resultados segundo as terapeutas,  pois existe maior interação entre as pessoas e retorno a vida social. “Percebo que as mães ficam realizadas ao saberem que podem treinar sem abrir mão de seus bebês e o sorriso deles durante a aula é gratificante, um divertimento”, finaliza Marione.

 

Fontes:

Prof. Marione Pires

Proprietária do Studio Pilates Viana

Av São Camilo, 1003 -1º andar

Tel: 42374818- 98305-0278

studiopilatesviana.com.br

 

Fernanda Giuranno e

Natalia Di Nizo Paschoal

Vida ativa – Fisioterapia e Pilates

Rua Borges lagoa, 971 sala 84 – Vila Clementino

Tel: 5084 3012

 

 
Modele o corpo com o Balé Fitness

Se a sua ideia é emagrecer, ficar com o corpo bem torneado  e a postura impecável, sem cair na monotonia, o balé fintes pode ser a solução. O bale fitness é, como abdominais, flexões e agachamentos. Com a  prática é possível queimar quase 1500 calorias por hora,  resultando na perda de peso e definição muscular.

E a prática do balé fitness deu tão certo que muitas famosas já estão praticando, entre elas,  Flávia Alessandra, Grazi Massafera e Carol Magalhães. Os exercícios são dedicados as necessidades das brasileiras, com muito glúteo e abdômem, sem perder a postura.

A criadora do método é uma brasileira, a bailarina Betina Dantas. Formada na Royal Academy de Londres, Betina sofreu uma lesão no tornozelo, ficando impedida de continuar com a agenda do bale clássico, com excesso de treinos e horários exaustivos. Como ela não gostava de musculação e não queria perder a forma,  montou um treino que utilizava os movimentos e posturas do balé, complementando com exercícios da academia.

Segundo ela, os movimentos do balé trabalham o corpo todo e o físico de bailarina é mais bonito e harmônico que um físico de musculação.


 
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